terça-feira, 31 de março de 2009

[leia] Só 2% dos condenados pela Lei Maria da Penha vão para a cadeia

Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que apenas 2% dos homens condenados por violência contra a mulher, crime previsto pela Lei Maria da Penha, foram parar na cadeia. Dois anos e sete meses após a entrada em vigor da lei, foram 1.808 pessoas presas num universo de 75.826 processos que já tiveram sentença. Ouvida pelo Correio Braziliense, a juíza do CNJ Andréa Pachá, responsável pela divulgação da pesquisa, afirmou que esse dado não significa pouca eficácia da lei, pois há outros tipos de punição que não a prisão, como a prestação de serviços ou a participação em grupos. Mas ela alerta para outro número: só foram atendidos pela Justiça 22% dos pedidos de mulheres para que seus agressores fossem obrigados a sair de casa ou mantivessem uma distância mínima delas.

Leia Mais >>

[leia] Palácio do Planalto tem 67 diretores

Os diretores de instituições públicas não estão tendo sossego. Desta vez, o Estadão revela que a Presidência da República possui 67 diretores e centenas de chefes. Desde 2003, a Comunicação Social, comandada por Franklin Martins, possui 12 diretores, o dobro da Petrobras. Na Casa Civil, de Dilma Rousseff, são sete. “É tanta gente na Presidência que o próprio Lula chegou a se queixar que o Planalto ficou apertado demais. Foi preciso dobrar as instalações do restaurante e ampliar o número de vagas no estacionamento”, diz o jornal. Será preciso tudo isso mesmo?

Leia Mais >>

[leia] Governo pressiona professores para retomar atividades ainda hoje

“O Governo do Estado pressiona os professores para retomarem suas atividades, caso não voltem ao trabalho hoje, os mesmos serão prejudicados, pedimos a sensibilidade dos professores o retorno as suas funções, disse o secretário de educação Ruy Pereira em entrevista a InterTv Cabugi hoje pela manhã.

A greve da rede estadual de ensino entrou ontem - 30 de março - em sua quarta semana com a promessa de retorno das negociações. Pela manhã, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) mobilizou a categoria grevista no Centro Administrativo do Estado, com protestos nas secretarias de Educação (Seec) e Administração e Recursos Humanos (Searh).

Na semana passada, o Governo cogitou ingressar na Justiça, assim como o Município, e cortar o ponto dos professores grevistas, contudo, após intervenção da deputada federal Fátima Bezerra e do deputado estadual Fernando Mineiro, a medida foi suspensa. Enquanto isso, a categoria aprovou a continuidade da greve e as reivindicações, que incluem o pagamento do Piso Nacional - lei nº 11.738 - atrelado ao Plano de Cargos e 17% de reajuste referentes as perdas salariais.

Leia Mais >>

[leia] Matrículas

Os alunos que foram aprovados no vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que ingressarão no 1° semestre letivo 2009.1, cujas aulas iniciam dia 4 de maio, só têm até hoje para realizar a matrícula junto à faculdade do referido curso para o qual foi selecionado e os que ingressarão no 2° semestre letivo, as matrículas estão previstas para os dias 24 e 25 de agosto. Neste caso, os alunos que vão cursar Letras no Núcleo de Apodi.

Leia Mais >>

[leia] MDA seleciona empreendimentos para o 4º Salão do Turismo

O Ministério do Desenvolvimento Agrário vai selecionar empreendimentos ou redes de empreendimentos para expor e comercializar seus produtos na 4ª Edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que será realizado no período de 1º a 5 de julho de 2009, em São Paulo.

Serão selecionados 54 empreendimentos entre as cinco macrorregiões do País. Os interessados em participar devem preencher o formulário com a proposta de participação na 4ª edição do Salão do Turismo e enviar o documento ao endereço: turismo@mda.gov.br, até o dia 12 de abril de 2009.

Leia Mais >>

segunda-feira, 30 de março de 2009

[leia] Cota aérea é mais um buraco negro no Congresso

A manchete da Folha (para assinantes) de hoje traz mais um retrato do cenário desolador do Congresso. O jornal decidiu investigar a tal verba para viagens que deputados e senadores desfrutam e, como até os analistas menos astutos suspeitavam, há um imenso buraco negro nesses gastos. Só a Câmara gastou R$ 80 milhões em 2008 com essa verba. Já o Senado, pasme, se recusou a divulgar o dado. Para deixar o eleitor mais atônito, deputados do PT e do PSDB admitiram que muitas vezes as passagens são “doadas” a eleitores. Para o tucano, é “normalíssimo” esse tipo de conduta. Segundo a Folha, Câmara e Senado “estudam mudanças no sistema de controle”.

Leia Mais >>

[leia] Câmara paga salário de doméstica de deputado

Quando o Brasil realizar sua reforma política e a eterna crise de credibilidade dos parlamentares for coisa do passado, o deputado Alberto Fraga (DEM) será um “case” da ciência política. Segundo a Folha (para assinantes), Fraga usa recursos da Câmara para pagar o salário da empregada doméstica que cuida de sua casa de 1.875 m² em Brasília. Fraga está licenciado da Câmara para assumir a secretaria de Transportes do DF, mas graças a uma “troca de interesses” com o suplente Adriano Osório (DEM), manteve a empregada contratada. O pior é que Fraga acha tudo perfeitamente normal, e chega ao ponto de ironizar e desafiar a reportagem. “Vocês não têm mais um castelo, agora querem uma doméstica fabricada. Mas vamos lá, vamos lá, eu gosto desse jogo”, disse.

Leia Mais >>

[leia] Fim do ‘Apodi - Rota das Artes’ - RESULTADOS...‏

Olá, amigos!

Queremos agradecer o apoio recebido durante a execução do projeto ‘Apodi – Rota das Artes’, que aconteceu durante três meses, em Apodi, com o patrocínio do Banco do Nordeste. Abaixo, resumo do projeto, feito pela professora Rokatia Kleania, em seu blog. diariodeumaprofessorinha.blogspot.com/

Abraços d´O Pessoal do Tarará
www.opessoaldotarara.com.br

"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver."

Leia Mais >>

[veja] Conhecendo Apodi


Foto: Janio Duarte

Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Apodi

Leia Mais >>

[leia] Poema de Deusinha

A COOPAPI é a mais notável
Cooperativa daqui
É manchete no Apodi
Por suas importantes conquistas
De todas é a mais vista
O povo vai constatar
Que a melhor cooperativa
É a do nosso lugar

É empolgante falar
Sobre a cooperativa de Apicultura
Tem base perfeita segura
Só vejo aqui os rumores
Formada por famílias de agricultores
De Caraúbas, Umarizal, Severiano, Itaú, Apodi
Quando começou aqui
Só 22 cooperados ela tinha
Hoje são 160 famílias
Com certeza bem caminha

E não é mentira minha
Aqui na região oeste está localizada
No ano de 2004 foi fundada
Com essa diretoria competente
Antonio Urbano foi diretor presidente
Fátima Torres 1ª tesoureira
Antonia Zilma foi secretária
Vitoriosa e guerreira

E ainda um trio de primeira
Severino Gelson, homem de fé
Odair Medeiro, Antonio Macaé
Também essa direção
Com garra e disposição
Fizeram um trabalho legal
Que tem continuidade
Na diretoria atual

Que é sublime, sensacional
Com Fátima e Zilma na presidência
Mulheres de competência
Pessoas especiais
Tesouraria: Evilázaro Morais
Severino: Secretário
João Batista e Ambrósio Lins
Nesse grupo extraordinário

Alguns sócios participaram de seminários
Em Brasília que aqui falo
Em diversas edições no Salão de Turismo, São Paulo
Em feiras nacionais da Agricultura Familiar no RJ
Eventos lucrativos verdadeiros
Capacitação para cajucultura em Salvador
O Apodi se orgulha em ter
Uma cooperativa de valor

Os primeiros objetivos meu leitor
É nosso mel comercializar
E derivados apícolas e produtos da Agricultura Familiar
Prestar assistência técnica aos cooperados
Comprar produtos e equipamentos zerados
Dá condições para o desenvolvimento sustentável e social
Conservar o meio ambiente
Buscar mercado a nível internacional

Obtiveram grandes conquistas, que legal
Com apoio das parcerias nova sede que alegria
Articulação para exportação, custeio apícola, aprovação
Da qualidade do mel e da cera
Espaço de Comercialização Solidária, e a Feira
Da Agricultura Familiar
Até Unidade de Beneficiamento de Mel
A COOPAPI tem prá mostrar

Agora vou finalizar
Agradecendo ao leitor
Um abraço com amor
Um beijo no coração
Se prestou bem atenção
Concorda com essa amiga
Confirrnando que a COOPAPI
É a melhor cooperativa.

Deusinha – Poetisa Popular Córrego, Apodi RN

Crescendo a cada dia
Orgulhando os cooperados
O povo está abismado
Porque esta cooperativa é demais
Atende as necessidades sociais
Prospera com honestidade
Importante, Espetacular, troféu de nossa cidade.

Leia Mais >>

[leia] Assembléia Anual da COOPAPI

A Cooperativa de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI) realizou na última quarta-feira, dia 25 de março, a sua assembléia anual. E assim como acontece todos os anos, a assembléia contou com uma grande presença dos cooperados, que trouxeram suas opiniões e escolhas para o melhoramento da cooperativa. Dos seus Parceiros: CTA/ IDS, FBB, AMPC, FETARN, TERRITORIOS DA CIDADANIA, COOAFAP, STR DE APODI, BNB e BANCO DO BRASIL e PREFEITURA DE APODI.

Na assembléia desse ano foram expostos todos os eventos promovidos e/ou participados pela COOPAPI no ano de 2008. Vários eventos ganharam destaques, como, por exemplo, a participação na EXPOFRUIT - Mossoró/RN, Treinamento de Educadores Sociais para a Mini Estação Digital – Luziânia/GO, encontro com o PAA em Brasília/DF e exposição no III Salão de Turismo em São Paulo/SP, dentre vários outros.

O encontro também serviu para tratar com os cooperados sobre a prestação de contas do exercício de todo o ano de 2008. Tudo que entrou e saiu em dinheiro foi citado. A prestação de contas serve para esclarecer o uso de todo dinheiro da cooperativa. Nesse ano houve uma novidade, que foram as distribuídas das sobras, que é a compensação em dinheiro para os trabalhadores comercializou sua produção de mel pela Coopapi.

Para finalizar a assembléia, foi escolhido o novo conselho fiscal, que é responsável para fiscalizar as ações da comissão gestora e foi decidido também o novo preço do mel. O quanto o produtor receberá quilos de mel. O preço foi estabelecido com os próprios produtores e com a comissão a cooperativa. Vários fatores influenciaram o ajuste do preço, como: a coloração do mel e seu HMF.

Veja a seguir, algumas imagens da assembléia:





Leia Mais >>

sábado, 28 de março de 2009

[leia] Prefeitura pretende ampliar serviços na Maternidade de Apodi

A prefeita Gorete Pinto disse que pretende, além de firmar convênio para o funcionamento da unidade, reformar e ampliar os serviços de saúde oferecidos na Maternidade Claudina Pinto, em Apodi, que atualmente está sob o controle do grupo político de seu principal adversário, o ex-prefeito José Pinheiro.

Inclusive, José Pinheiro tinha declarado publicamente que iria fechar a unidade, se a Prefeitura não renovasse o convênio.

A prefeita Gorete Pinto disse que tinha intenção de manter o convênio (R$ 55 mil) com a maternidade, no entanto fez uma série de exigências legais para que o convênio seja firmado com o Executivo e os recursos investidos.

"Nesses primeiros dias de governo já compramos dois veículos para servirem ao programa do PSF, um carro Sportage para o Gabinete e uma Sprinter para transporte de pacientes que precisam de tratamento em alta complexidade em Fortaleza (CE) ou Natal", declarou a prefeita.

Quanto à Maternidade Claudina Pinto, Gorete disse: "Eu nunca pensei em deixar essa maternidade fechada. Queremos é ampliar. Queremos oferecer atendimento 24 horas, com serviços de parto e também pediatria. Mas, para isso, é preciso investir na estrutura do prédio, que é velho."

Ela lembrou que, para poder investir na estrutura do prédio, é preciso que a Apamim do município esteja com toda a documentação exigida por lei para se firmar convênio. "Outra exigência nossa é que uma pessoa de nossa confiança assuma o gerenciamento desses investimentos", finalizou a prefeita.

Fonte: Jornal de Fato

Leia Mais >>

sexta-feira, 27 de março de 2009

[leia] O "amuado" está voltando?

Durante o governo Pinheiro os vereadores viraram motivo de gozação popular.

Não foi atoa que pelo menos 7 cadeiras foram renovadas. Apenas 2 mantiveram seus mandatos, e não foram quaisquer vereadores.

Um, Arnaldo Costa, foi presidente da câmara nos últimos 4 anos e todos sabemos o poder político-partidário que o cargo exerce. O outro, Nilson Fernandes, foi o único remanescente do PMDB, o partido de maior tradição na cidade.

Todos os outros, ou desistiram antes mesmo da abertura das urnas, ou foram derrotados.

Era motivo de 'chacota' a atuação dos vereadores quando pleiteavam algum benefício próprio.

"Fulano já tá amuado." - achincalhava o povo na rua.

"Pinheiro vai ter que desamuar cicrano." - gozavam em rodas de conversa.

Era uma verdadeira zombaria e a câmara de vereadores ficou terrivelmente desacreditada, é tanto que os novos vereadores ainda sofrem com os problemas do passado, e são constantemente acusados de realizar a mesma prática de antes.

Acompanhamos que desde o início formou-se o que eles próprios denominaram de G5, com a união de Evangelista, Paulo Telécio, Genivan Varela, Chico de Marinete e Júnior Carlos.

Um grupo forte que sofreu, desde a sua formação, críticas de que não chegariam ao dia 1º de janeiro unidos, mas já estamos quase com 90 dias de mandato, e até o momento o discurso deles continua o mesmo. Unidos.

Passados alguns dias de administração, dois vereadores não conseguiram com a prefeita o que fora prometido em campanha, e se precipitaram em querer participar do G5, saindo do domínio da prefeitura e mantendo postura contrária aos atos da atual prefeita.

Alguns críticos já taxam isso de 'amuação', e querem acreditar que eles não pretendiam de fato fazer parte da oposição à Goreti, era apenas um recado de que estavam insastifeitos e que queriam alguma coisa em troca do apoio.

O problema foi que a população, por alguns dias, chegou a acreditar que eles realmente estavam preocupados com o povo e não com interesses pessoais, e através de comentários e em conversas nas ruas fizeram elogios à postura dos dissidentes e tamanho é o desgosto que agora voltam a criticar, achincalhar e zombar dos novos vereadores, muitas vezes até generalizando, sem a preocupação de separar o joio do trigo.

Muita calma nessa hora.

Esperemos a poeira baixar, para ver quem 'entre mortos e feridos' foram salvos pela consciência e continuam coerentes com aquilo que seus eleitores acreditam.

Leia Mais >>

[leia] Uma frase simples, mas de proporção imensurável

"É melhor ser um mecânico honrado, que ser um vereador desacreditado." - segundo comentário anônimo.

A frase acima é de uma inteligência tão grande, que se aqueles que costumam vender-se por benefícios próprios tivesse consciência, ele ficaria o resto de seu mandato atormentado com essa verdade.

Mas infelizmente, se alguém se vende tão facilmente, dificilmente terá sensibilidade para entender que errou, portanto, só nos resta uma coisa a fazer: Nada.

Nada, por enquanto, porque muito em breve chegarão novas eleições, e aqueles que se venderam terão que comprar o seu mandato, porque do contrário não serão eleitos ou reeleitos.

Leia Mais >>

[veja] ApodiBaixo doPano parabeniza Anna Oliveira


Hoje, 27 de março é o niver da amiga Anna Oliveira

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

Que Deus esteja sempre com você, mas que acima de tudo você esteja sempre com Deus...

Leia Mais >>

[leia] Câmara adia votação de decreto que afasta prefeita de suas funções

A votação do Decreto Legislativo 002/09, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Apodi, que decreta o afastamento da prefeita Gorete Silveira de suas funções constitucionais e dá posse ao vice-prefeito Evandro Marinho, estava prevista para acontecer na sessão ordinária de hoje, mas foi adiada para a próxima quinta-feira.

De acordo com o decreto, como a prefeita está respondendo processo por infração político-administrativa perante a Comissão Extraordinária Processante, se faz necessário que ela se afaste de suas funções, durante a tramitação do processo, até o julgamento final, quando a câmara poderá decidir pela cassação do seu mandato.

A colocação do decreto na pauta da sessão de hoje, surpreendeu o líder da prefeita, vereador Júnior Souza, que pediu vista do processo – alegando falta de conhecimento do mesmo – e conseguiu adiar a votação. Ele argumentou que o documento não havia sido discutido entre os vereadores, o que foi rebatido pelo presidente da casa, João Evangelista: “após muitas discussões, a comissão foi criada e o processo deve ser concluído”, justificou.

Apesar de não concordar com o adiamento da votação, Evangelista acatou o pedido, ressaltando que o debate é importante porque estabelece a ordem. O vereador Júnior Carlos também protestou contra a manobra e pediu para os vereadores não esquecerem que têm compromisso com o povo, lembrando que quem não está cumprindo com os compromissos é a prefeita.

Sempre invocando o Regimento Interno da casa, Júnior Souza criticou a instalação da Comissão Processante, alegando má interpretação da lei, que segundo ele, não permite a criação desse tipo de processo. “A lei Orgânica é superior ao regimento interno e todo o processo está respaldado na lei, respeitando os prazos estabelecidos”, rebateu o presidente da casa.

Para o vereador Chico de Marinete, não houve falta de entendimento, por parte do executivo, com relação ao prazo para as respostas aos ofícios enviados pela câmara. “A prefeita compreendeu muito bem o que determina a lei, só não acreditava que o legislativo teria a coragem de assumir essa postura fiscalizadora e que pudesse puni-la pela falta de respeito a esta casa”, finalizou.

No dia 24 de março, a prefeita recebeu do presidente da Comissão Extraordinária Processante, vereador Ângelo Suassuna, a notificação por infração político-administrativa que estabelece um prazo de dez dias para que ela possa apresentar defesa contra a acusação de improbidade administrativa.

Iêda Silva
Assessora de Comunicação da CMA

Leia Mais >>

quinta-feira, 26 de março de 2009

[veja] Cenário político em 6 fases

Fase 1
Duranta a eleição

Fase 2
Eleição da Presidência da Câmara

Fase 3
Ângelo Suassuna deixa grupo da prefeita

Fase 4
Hélio da Ambulância deixa grupo da prefeita

Fase 5
Hélio da Ambulância volta ao grupo da prefeita na semana seguinte

Fase 6
Voltando à normalidade...

Leia Mais >>

[veja] Contagem regressiva...

Copiando a ideia de Assis Júnior do ApoDigital...

O ApodiBaixo doPano também entra na contagem regressiva

Sete

Seis

Cinco

Leia Mais >>

[leia] Dia Internacional do Teatro em Apodi‏


O Pessoal do Tarará encerra projeto em Apodi com programação especial

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará promove uma grande programação nesta sexta-feira (27), em Apodi, em homenagem ao Dia Internacional do Teatro e como encerramento do projeto ‘Apodi – Rota das Artes’, que começou em janeiro passado, com o patrocínio do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura 2009.

Às 9h da manhã desta sexta-feira, na Casa de Cultura Popular, haverá uma palestra intitulada ‘A Educação dos Sentidos e o Sentido da Cultura’, proferida pelo vice-reitor da UERN, professor Aécio Cândido. “Queremos convidar os estudantes, professores, entidades, grupos culturais, a classe política, e o cidadão apodiense, para esta palestra importante para os caminhos culturais de Apodi. Se alguém mexe com cultura, tem compromisso e um interesse maior neste setor em Apodi, não pode perder. Não combina”, afirma Dionízio do Apodi, ator e diretor d’O Pessoal do Tarará. Na mesma oportunidade, haverá uma exposição fotográfica assinada por Fred Veras, retratando momentos do projeto em Apodi.

Na parte da tarde acontecerá o espetáculo ‘Apodi – entre ruas e histórias’, com os participantes das oficinas que foram ministradas durante os três meses de projeto. O espetáculo será às 17h, na Casa de Cultura Popular, mas as senhas para o espetáculo serão distribuídas a partir das 14h, gratuitamente, no próprio local. “Eu peço que os apodienses possam apoiar este jovem grupo que está surgindo, a partir das oficinas. São todos jovens, praticamente sem experiência alguma com teatro, mas temos muitos talentos. Este trabalho é a longo prazo. Não se faz um ator da noite para o dia, porque é um trabalho de anos. Então, se Apodi apoiar estes meninos, em breve teremos muitas alegrias com eles. E acredito que o apodiense vai gostar deste espetáculo”, destaca Alex Peteka, um dos ministrantes das oficinas.

Ainda na sexta-feira, às 19h30, acontecerá o último momento do projeto. Haverá o lançamento, em praça pública, do documentário ‘Apodi – Rota das Artes’, que tem roteiro e direção de Dionízio do Apodi. O apodiense assistirá o documentário em um telão armado no patamar da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. “Este documentário servirá para divulgar, em várias partes do país, não só o nosso grupo, mas como Apodi, que propiciou um momento muito importante na história do grupo, que foram estes três meses. Quero convidar a população para estes momentos finais do projeto, e ao mesmo tempo agradecer, em nome de todo o grupo, por estes três meses que passamos em Apodi, recebendo muito carinho, demonstrações de respeito e admiração ao nosso trabalho. Apodi está de parabéns pela maneira simpática e particular que recebeu O Pessoal do Tarará. Muito obrigado”, afirma Dionízio do Apodi.

Na mesma noite, antes da exibição do documentário, haverá uma participação especial do cantor e compositor Zelito Coringa, responsável pela trilha sonora do documentário. Zelito participou do projeto, e ao compor a trilha, acabou fazendo uma bela música sobre O Pessoal do Tarará e Apodi, que intitulou de Índia Apodi. Zelito Coringa, além desta música, tocará o seu repertório, para que Apodi conheça melhor, este cantor de Carnaubais, mas que conseguiu uma grande identificação com os apodienses. “Apodi é uma terra muito bonita, com belezas naturais como a lagoa e a chapada, sem contar a Barragem de Santa Cruz e o Lajedo de Soledade, que é um presente de nossos ancestrais. Eu juntei tudo isso com a fama de que Apodi é a terra das mulheres bonitas, e tentei imprimir na música”, destaca Zelito Coringa.

“Queremos aproveitar e agradecer ao Banco do Nordeste pelo patrocínio e pelo crédito em nosso projeto. A meta foi cumprida, nosso papel foi feito, e agora é esperar para que em breve Apodi dê muitos frutos nesta área do teatro. Um trabalho desse não é a curto prazo, e por isso segue a importância do Banco do Nordeste, que tem visão, e por isso possibilita a realização de um projeto como este”, afirma a atriz Ludmila Albuquerque.

‘Apodi – Rota das Artes’ termina com quarenta apresentações realizadas na Casa de Cultura, bairros e comunidades rurais; exposição fotográfica, documentário, palestra, e ainda uma revista e um CD Multimídia, que serão confeccionados nos próximos dias. Mais informações sobre o grupo e o projeto são obtidas no site www.opessoaldotarara.com.br.

Contatos: (84) 9918-4009 ou (84) 8803-3844

Leia Mais >>

[leia] Ensino público não é bom nem em área nobre de SP

O Estadão mostra que a qualidade do ensino público estadual deixa a desejar até mesmo na região centro-oeste da capital paulista, a mais bem avaliada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp). Metade dos alunos da 8ª série e do 3º ano do ensino médio estão nos níveis "básico" e "abaixo do básico" em matemática; ou seja, não conseguem, por exemplo, fazer conta que envolva multiplicação e adição. O índice geral de alunos com nível abaixo do básico caiu de 40%, em 2007, para 30%, no ano passado. "A conclusão foi que, mesmo melhorando as notas de 2007 para 2008, em quase todas as escolas só uma minoria chega hoje a níveis considerados adequados de aprendizagem", escreve o jornal. Imagine no restante do país?

Leia Mais >>

[leia] Governo promete 1 milhão de casas. Mas para quando?

"Não tem data. Portanto, ninguém me cobre que nós vamos fazer um milhão de casas em dois anos." Foi assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, ontem, o chamado PAC da Habitação, se eximindo de qualquer responsabilidade sobre o prazo de conclusão do plano. Assim, convenhamos, fica bem mais fácil, pois Lula sabe que a construção das casas vai depender muito da boa vontade de Estados, municípios e da iniciativa privada. O Globo diz que "o projeto nasce cercado de críticas", e cita a escassez dos recursos (R$ 34 bilhões) em comparação com outras despesas do governo, como o reajuste de servidores públicos, estimado em R$ 175,5 bilhões até 2012.

Leia Mais >>

[leia] Os possíveis estragos políticos da operação na Camargo Corrêa

Principal assunto do dia ontem, a operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, prendeu ontem dez pessoas acusadas de fraudes que teriam beneficiado a construtora Camargo Corrêa, um dos maiores grupos empresariais do país. O que mais chamou a atenção foi a menção a partidos políticos no inquérito, apontados como supostos beneficiários de doações. "Nem todos os repasses foram devidamente declarados à justiça eleitoral, de acordo com a investigação - em muitos casos, a 'doação' era feita em dinheiro vivo", diz a reportagem do site de ÉPOCA. Na lista, aparecem grandes legendas, como o PSDB, o DEM, o PMDB e o PPS. O senador Agripino Maia (RN), líder do DEM no Senado, aparece como destinatário de doações da empreiteira. Ele confirma ter recebido R$ 300 mil, mas legalmente. É evidente que essa operação terá algum tipo de exploração política; só resta saber se os dois principais partidos de oposição (PSDB e DEM) serão os mais atingidos, caso haja desdobramentos na investigação. Os partidos governistas, por enquanto, estão quietos - até porque o PMDB estaria no meio.

Leia Mais >>

[leia] Sinte Regional Apodi


A greve dos professores da rede estadual de Apodi continua...

No dia 26 de março, (hoje) faremos visitas às escolas para vermos de perto o que está funcionando em cada uma delas. À noite iremos as rádios da cidade para conversarmos sobre o movimento mais uma vez...

Leia Mais >>

[leia] ‏Alunos das cidades de Itaú e Taboleiro Grande prestigiam o grupo de teatro O Pessoal do Tarará

Vários alunos da rede estadual de ensino vieram ontem assistir na Casa de Cultura Popular o espetáculo “A Peleja do Amor no Coração de Severino de Apodi” do grupo de teatro O Pessoal do Tarará que tem como diretor o nosso Dionízio do Apodi.

Cerca de 34 alunos do 2º Ano Ensino Médio da Escola Estadual José Cláudio Alves da cidade de Taboleiro Grande e mais 19 alunos da Educação para Jovens e Adultos – EJA, 3º e 4º Período da Escola Estadual Francisco Pinto da cidade de Itaú.

A articulação veio através dos professores Leonardo, Aisamaque e Flaviano. É muito importante esse tipo de iniciativa por parte dos professores, levarem seus alunos a conhecerem de perto um belíssimo trabalho que o “teatro”, principalmente alunos da rede pública uma vez que nem todos têm condições de assistir uma peça teatral. Ficamos impressionados com o trabalho que é desenvolvido pelo grupo O Pessoal do Tarará todos estão de parabéns, disse Aisamaque.

Durante os meses de janeiro, fevereiro e março. O Pessoal do Tarará realizou 40 apresentações de seus três espetáculos (“O Inspetor Geraldo”, “A Peleja do Amor no Coração de Severino” e “Assombrações”), pelas zonas urbana e rural de Apodi, de segunda a sexta-feira, sempre de forma gratuita.

“O Inspetor Geraldo” e “Assombrações” foram apresentados pelas ruas, praças e zona rural de Apodi. Já “A Peleja do Amor no Coração de Severino” aconteceu sempre no auditório da Casa de Cultura Popular, onde a população retirava, gratuitamente, convites para as apresentações.

Dia Internacional do Teatro

No último dia de programação em Apodi, 27 de março de 2009, acontecerá uma grande programação, dentro do Dia Internacional do Teatro, que também marcará o encerramento das atividades do projeto na cidade. Pela manhã, na Casa de Cultura Popular, haverá o seminário sobre os resultados do projeto, perspectivas culturais para Apodi e a importância de se investir em cultura, com lançamento da exposição fotográfica do projeto, que ficará aberta à visitação durante todo o dia; no final da tarde, na Casa de Cultura Popular haverá a estréia do espetáculo produzido a partir das oficinas; e, à noite, em praça pública, exibição do documentário do projeto.

APODI ROTA DAS ARTES – O PESSOAL DO TARARÁ

Acessem: www.opessoaldotarara.com.br/apodirotadasartes/





Leia Mais >>

quarta-feira, 25 de março de 2009

[leia] MEC vai propor fim do vestibular nas federais

O Ministério da Educação vai propor hoje aos reitores de universidades federais a substituição do vestibular por um novo Enem no processo seletivo. Por esse esquema, o estudante poderia fazer uma prova com validade nacional em qualquer Estado e escolheria a instituição e o curso de acordo com a nota obtida. No ProUni, programa de bolsa universitária do governo federal, já funciona assim: o aluno define seu curso e a universidade com base na nota do atual Enem. O Estadão informa que as linhas gerais da proposta do MEC se assemelham ao sistema vigente nos Estados Unidos. "Lá, cada universidade determina a quantidade de pontos no teste, chamado Scholastic Assessment Test (SAT), para que o candidato possa ter chances de ingressar na instituição", diz o jornal. Os reitores têm autonomia para decidir se aceitam ou não a ideia, que ainda foi muito pouco discutida nos círculos acadêmicos e não tem apoio de instituições importantes. Em São Paulo, os reitores da Unifesp, UFSCar e UFABC estudam fazer um vestibular único só para as três universidades.

Leia Mais >>

[leia] Crise expõe o PT a "risco substancial" nas eleições de 2010, diz WSJ

A crise econômica mundial tornou-se "o foco na batalha política" das eleições presidenciais no Brasil, afirma uma reportagem publicada hoje pelo The Wall Street Journal. O texto começa lembrando a famigerada declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a turbulência era uma "marolinha" para dizer que, de marola, se tornou uma considerável queda na economia do país no último trimestre de 2008. Para o WSJ, a situação econômica expõe o PT a um "risco substancial" na disputa pelo Palácio do Planalto, uma vez que o partido "apostou suas fichas em pesados investimentos públicos e em taxas de aprovação do governo ao longo de seis anos de um empolgante crescimento econômico".

Leia Mais >>

[leia] A bagunça dos diretores no Senado

A organização administrativa do Senado é tanta que foi divulgado ontem um terceiro levantamento do número de diretorias na Casa. Depois de se falar em 181, o novo diretor-geral da Casa, Alexandre Gazzineo, diz que houve um erro ao listar funcionários que recebiam como diretor, mas exerciam apenas um "assessoramento superior". Agora, então, seriam "apenas" 38 diretorias de fato, relata O Globo. O objetivo, em até 20 dias, é reduzir isso a cerca de 20 diretorias, podendo chegar a 14 - o que levaria a uma economia de R$ 1 milhão por mês. Se são 181, 38 ou qualquer outro número, pouco importa. É preciso, sim, ver o que é estritamente necessário para o funcionamento da Casa e o que é puro cabide de emprego.

Leia Mais >>

[leia] Por que a gasolina não cai?

Ultimamente, esta pergunta tem sido feita pelo consumidor comum por uma simples razão: a crise mundial levou a uma queda abrupta do preço do barril de petróleo, que hoje está em torno de US$ 40 - já foi US$ 100 há menos de um ano. É de se esperar, claro, que isso tivesse reflexo na bomba do posto, mas não teve até agora nem deve ter, a considerar as declarações do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Ontem, em sessão das comissões de Infraestrutura e Assuntos Econômicos do Senado, ele disse que o preço não vai cair "porque não subiu", referindo-se ao período em que o barril estava a US$ 150 e a Petrobras não fez reajustes para cima. "O litro da gasolina que sai das refinarias é mais barato que o litro de água engarrafada. O que encarece para o consumidor é a margem de lucro das distribuidoras e os altos tributos", disse Gabrielli. Ele apresentou preços médios de 2008 para dizer que o combustível é mais barato do que nos EUA. No entanto, segundo O Globo, o preço no Brasil é atualmente 20% maior.

Leia Mais >>

[veja] Capa do Vale do Apodi/Março

Leia Mais >>

[leia] História do Brasil

A Emancipação Política

O retorno de D. João VI a Portugal, pressionado pela Revolução do Porto e as medidas recolonizadoras tomadas pelas Cortes de Lisboa, que tentavam ainda limitar o poder do príncipe-regente D. Pedro, favoreceram a união das forças políticas brasileiras contrárias à política das Cortes. À medida que as decisões das Cortes já não deixavam dúvidas sobre a recolonização, a idéia de independência ganhava força. Praticamente alcançada no Dia do Fico, quando o príncipe-regente recusou-se a obedecer à ordem de retornar a Portugal, a Independência foi formalizada com o Ato do Ipiranga. No entanto, a Independência proclamada por D. Pedro I não foi aceita de imediato em todas as províncias. Nas províncias da Bahia, Pará, Piauí, Maranhão e Cisplatina, militares e comerciantes portugueses, que não aceitavam o fim do domínio de Portugal, rebelaram-se. O Governo Imperial, teve que contratar mercenários estrangeiros que, ao lado das milícias populares, combateram aqueles que se revoltaram contra a nossa Independência. Por outro lado, toda nação, ao se tornar livre, precisava ter sua independência reconhecida internacionalmente. Os Estados Unidos foram os primeiros a reconhecê-la, seguidos pelas demais nações sul-americanas, que faziam restrições ao regime monárquico adotado por D. Pedro I. A Inglaterra não a reconheceu logo, aguardando que Portugal, seu tradicional aliado, o fizesse. Mas interessada em manter os Tratados assinados em 1810, pressionou Lisboa a concordar com a Independência de sua antiga Colônia. José Bonifácio, monarquista constitucional e líder dos aristocratas do Partido Brasileiro, conhecido como o Patriarca da Independência, tornou-se o principal ministro de D. Pedro, afastando do poder os democratas, em meio a grande agitação. Suas propostas em relação à escravidão, ao tratamento dado aos índios, à reforma agrária, à proteção ao meio ambiente, à educação, entre outras, são até hoje debatidas.

Leia Mais >>

[leia] Reeducar os criminosos

Você acha que o criminoso é um individuo que já nasce mau e irrecuperável, ou ele é apenas o resultado da educação e da sociedade em que vive? Para os iluministas, o homem era produto do meio e, portanto, o grande culpado para a existência de criminosos era a própria sociedade.

Seguindo esse raciocínio, os iluministas consideravam que um criminoso não deveria ser punido, mas sim reeducado. Por isso eles eram contra a tortura e a pena de morte. Para eles, os presídios deveriam ser locais onde as pessoas tinham de ser bem tratadas e “recicladas”, para se tornarem bons cidadãos.

Fonte: Schimdt, Mario Furley. Nova história crítica. São paulo: nova geração, 1999. p.39.

O que vocês acham? Seria possível isso no Brasil com a realidade em que vivemos?

POR BRUNO CORIOLANO

Leia Mais >>

[leia] Assembléia Ordinária da COOPAPI 25 de março

COOPERATIVA POTIGUAR DE APICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Rua Sebastião Sizenando, 263, Centro, Apodi –RN CEP: 59700-000 CNPJ: 06.881.068/0001-03
E-mail: coopapirn@hotmail.com Blog: www.coopapi.blogspot.com Tel: (84) 9904-0882/3333-9582


CONVITE

Ilmo।Sr(a)। Apodi /RN, 18 de março de 2009.

Vimos por meio deste convidar-lhe para participar da Assembléia Geral Ordinária da COOPAPI que realizar-se-á no dia 25 de Março de 2009, às 9:00 da manhã, na sede do Centro do Idoso, Apodi-RN.

Na oportunidade iremos discutir a seguinte pauta:

1º) Balanço Anual da COOPAPI 2008;
2º) Eleição para novo Conselho Fiscal.
3°) Distribuição de sobras do exercício 2008.
4º) Outros assuntos do interesse dos cooperados.

Certo de contarmos com sua participação, aproveitamos a oportunidade para apresentar nossos protestos de estimar e elevada consideração.

Atenciosamente,

Fátima de Lima Tôrres
Presidente

Leia Mais >>

terça-feira, 24 de março de 2009

[leia] Prefeita de Apodi é notificada por improbidade e poderá perder o mandato

A prefeita de Apodi, Gorete Pinto, acaba de ser notificada pela Câmara Municipal e terá um prazo de 10 dias para se defender contra a acusação de improbidade administrativa.

Gorete atrasou a resposta de três requerimentos encaminhados pela Câmara, que cobra explicações sobre detalhes de ações qualificadas como suspeitas.

Os requerimentos cobram explicações sobre a locação de veículos, imóveis e sobre a dispensa de licitação na compra de combustível.

O atraso de cinco dias foi suficiente para a abertura de uma comissão de inquérito, presidida pelovereador Angelo Suassuna, que tem encaminhado os procedimentos básicos de acordo com o regimento interno da casa.

“Com a notificação, a prefeita terá 10 dias para apresentar sua defesa”, destaca o vereador.

Caso seja afastada, a prefeita oestana será substituída pelo vice. Vandinho Marinho.

Fonte: Giro Pelo Estado.

Leia Mais >>

[leia] O Pessoal do Tarará encerra ‘Apodi – Rota das Artes’ no Dia Internacional do Teatro

O projeto ‘Apodi – Rota das Artes’ chega aos seus momentos finais em Apodi. O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará prossegue com atividades artísticas até a próxima sexta-feira (27), Dia Internacional do Teatro, finalizando o projeto com uma grande programação. ‘Apodi – Rota das Artes’ tem patrocínio exclusivo do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura, e acontece em Apodi, desde janeiro passado, com quarenta apresentações de três espetáculos diferentes, na Casa de Cultura, pelas ruas da cidade e em comunidades rurais. Tudo de forma gratuita.

Para esta quarta-feira (25) O Pessoal do Tarará retorna com o espetáculo ‘A Peleja do Amor no Coração de Severino’, na Casa de Cultura Popular, às 20h. Na quinta-feira (26), no mesmo local, também às 20h, ‘A Peleja do Amor no Coração de Severino’ se despedirá do público apodiense. Para as apresentações da Casa de Cultura a entrada é gratuita, mas é necessária a retirada da senha de acesso, no próprio local das apresentações, a partir das 14h.
Na sexta-feira (27), Dia Internacional do Teatro, O Pessoal do Tarará desenvolverá uma programação especial, para marcar a data e o encerramento do projeto. Pela manhã, às 9h na Casa de Cultura, haverá uma palestra com o professor Aécio Cândido (vice-reitor da UERN) com o título ‘A Educação dos Sentidos e o Sentido da Cultura’; na mesma ocasião, haverá uma exposição fotográfica, com trinta fotos, assinadas pelo repórter fotográfico Fred Veras, que registrou vários momentos do projeto em Apodi. As fotos ficarão expostas durante todo o dia; às 17h, também na Casa de Cultura, haverá a estréia do espetáculo ‘Apodi – Entre ruas e histórias’, com os participantes das oficinas de teatro que o grupo ministrou durante os três meses. As oficinas resultaram no Grupo Riso, composto por jovens apodienses, e que encenarão a peça.

À noite, o último momento do projeto acontecerá no adro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a partir das 19h. Na oportunidade, o cantor e compositor Zelito Coringa mostrará o seu repertório ao público apodiense, incluindo a música ‘Índia Apodi’, feita em homenagem ao município. Logo após, o projeto terá o seu último momento, com um lançamento de um documentário de 36 minutos, com roteiro e direção de Dionízio do Apodi, que mostrará o projeto realizado no município. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas no site www.opessoaldotarara.com.br.

Contato: (84) 9918-4009 ou (84) 8803-3844

Leia Mais >>

[leia] Novo contrato de combustíveis e lubrificantes da prefeitura é de mais de 1 milhão e quinhentos mil reais

Depois do estrondoso contrato da prefeitura de Apodi com um posto de gasolina da cidade por mais de R$ 200 mil, agora a prefeitura lança novamente, através do Diário Oficial do Estado, um novo contrato para prestação de serviços de combustíveis, filtros e lubrificantes da ordem de R$ 1.529.558,50 (Um milhão, quinhentos e vinte e nove mil, quinhentos e cinquenta e oito reais e cinquenta centavos).

Sendo:

Filtros e Lubrificantes: R$ 249.037,00 - Contratado: Wilson Magno da Costa
Combustíveis em Apodi: R$ 1.167.301,50 - Contratado: Raimundo Lucas Moreira
Combustíveis em Natal: R$ 113.220,00 - Contratado: Flor e Oliveira

Observação: No caso da contratação dos serviços de combustíveis em Apodi, por mais de R$ 1.500.000,00, não foi determinado o prazo final, sendo seu prazo até o término da execução do serviço.

Observação 2: O valor do contrato de combustíveis em Apodi está divergente entre os valores numéricos e por extenso. Como base dessa postagem utilizamos a numeração por extenso.

Leia Mais >>

[leia] Agricultores ameaçam fazer greve de fome caso Apodi não seja beneficiado com adultora

Os agricultores entraram em coro no Ato em Prol da Barragem de Santa Cruz: "Não somos contra a construção da Adultora do Alto Oeste. Mas antes de levarem a nossa água é preciso beneficiar primeiro a nossa cidade."

Entre as várias reclamações feitas pela sociedade apodiense, uma ameaça merece destaque, feita pelo também agricultor filho de Edilson Neto, presidente do Sindicato Rural de Apodi.

"Quando foram fazer a transposição do Rio São Francisco, teve um bispo que fez greve de fome e ganhou destaque nacional. Se for preciso faremos o mesmo aqui em Apodi, serão vários agricultores, pescadores e barraqueiros reivindicando um direito nosso." - falou o agricultor.

Leia Mais >>

[leia] Deputado Gilson Moura sugere Ato Público em Natal

O deputado estadual Gilson Moura mais uma vez fica entusiasmado com a popualação apodiense que luta pelos seus direitos e sugere que seja feito um Ato Público na capital do estado.

"Prof. Flaviano, o que devemos fazer agora é chamar a atenção dos políticos à nível de estado, e já que eles não vieram até aqui, vamos até Natal. Vocês aqui juntam barraqueiros, agricultores, pescadores e a sociedade civil organizada e vamos até a Assembléia Legislativa do Estado promover uma Sessão Aberta para tratar desse assunto. Precisamos discutir melhor o aproveitamento das águas da barragem de Santa Cruz." - disse o deputado.

"Deputado Gilson, pode preparar essa sessão lá em Natal que nós apodienses prometemos lotar a galeria da assembléia legislativa. Levaremos representantes de todos os seguimentos da sociedade para discutir o melhor para Apodi." - respondeu o professor Flaviano.

Leia Mais >>

[leia] Flaviano Monteiro deve afastar-se da presidência do Fórum de Entidades


Domingo passado, no ato em prol da barragem, o professor Flaviano Monteiro declarou está se afastando da presidência do Fórum de Entidades porque teme que políticos promovam boiocote por achar que lutas do fórum serão palcos políticos.

"Eu não quero ser motivo para que os políticos deixem de lutar por Apodi, por isso acho melhor deixar a presidência do Fórum, muito embora eu vá trabalhar ainda mais junto com as entidades em benefício do povo de nossa cidade. Eu temo que alguns politicos deixem de participar das campanhas promovidas pelo fórum com medo de está fazendo palco político para algum projeto partidário." - disse o professor.

"O Fórum é um instrumento forte nessa revolução pela qual estamos passando, e não é do prof. Flaviano, mas de toda a sociedade apodiense. As lutas travadas até esse momento só tiveram grande repercussão porque era o povo que estava à frente, por isso acho melhor sair da presidência e continuar lutando como qualquer outro cidadão apodiense, porque assim como eles, eu quero o melhor para Apodi. Sem falar que sou contra a perpetuação de mandato, e acho que já fiquei tempo suficiente. É preciso que outras pessoas venham tomar de conta desse movimento, porque o Apodi é de todos." - finalizou o professor.

Leia Mais >>

[veja] Reportagem da TV Ponta Negra sobre 2º Ato da Barragem de Santa Cruz


Deputado Gilson Moura trouxe a equipe da TV Ponta Negra
e relata a manifestação do 2º Ato da Barragem de Santa Cruz

Vídeo: Assis Júnior do ApoDigital

Leia Mais >>

[leia] Apodienses planejam comemorar com bolo 1 ano da Ponte da Sororoca (ou falta dela)

Vista da Pista que liga Apodi a Caraúbas onde está localizada a Ponte de Sororoca que foi arrastada pela enchente de 2008

Erosão da parte da Ponte de Sororoca.

Areia sendo arrastada pela força da agua da chuva.

Assoreamento do Rio Umari, com parte da Ponte...

Fotos: Marmota Apodiense

Em Apodi, a sociedade local encaminha os preparativos de uma comemoração inusitada.

No próximo dia 3, representantes da sociedade civil organizada se unem para evidenciar os fatos desencadeados no ano passado a partir da enchente que vitimou milhares de moradores do município oestano.


A tal comemoração, será encaminhada na RN 117, estrada que liga as cidades de Apodi a Mossoró, altura da comunidade da Sororoca, onde uma ponte foi arrastada pelas chuvas.

Por lá, os danos gerados pela enxurrada permanescem como marca há quase um ano. Apesar do DER ter atuado de forma paleativa, o trabalho executado poderá ser afetado a qualquer momento.

Sem a conclusão da obra, as águas das chuvas podem acarretar num novo rompimento a qualquer momento. A sociedade apodiense promete muito barulho e inclusive um ‘bolo de aniversário’, destinado a marcar o evento.

Fonte: Giro Pelo Estado

Leia Mais >>

[leia] Fórum da Juventude reclama ausência da prefeita em ato da barragem

Porque a Prefeita Gorete não compareceu ao ato realizado na Barragem de Santa Cruz, no último dia 22 de março?

Quem acompanhou a imprensa local e estadual, pode entender um pouco do que se tratava a luta realizada pelos agricultores, pescadores e barraqueiros do vale do Apodi.

Lamentavelmente as nossas “lideranças políticas” sempre vêem as lutas sociais como uma oportunidade de espalhar seu veneno, e tornam um ato que tem uma grande importância social em um verdadeiro mar de picuinhas.

O fato é que a prefeita eleita pelo voto dos agricultores familiares, pescadores e barraqueiros do vale do Apodi, deixou transparecer em alto e bom tom que não está “nem ai” com a atual situação desses cidadãos que buscam a dignidade e que buscam dias melhores.

É isso ai, apesar da falta da ilustre prefeita, o evento rendeu bons frutos, e boas sementes foram lançadas, esperemos agora a germinação, que não vai demorar como muitos pensam.

O recado foi dado, o convite feito...

‘Quem não está conosco, estará contra nós!’ (barraqueiro)

jerlandio_marmota do Blog Marmota Apodiense

Leia Mais >>

segunda-feira, 23 de março de 2009

[veja] Assista a Rosalvo Jackson com o oferecimento e a marca Jumento Atômico

Você aí conhece Rosalvo? Sabe quem é Michael Jackson? Então faça disso: Junte os dois e imagine como deve ficar! Ou então assista o vídeo produzido e distribuido por JUMENTO ATÔMICO Pictures ltda. basta só dá o play e se divertir:


Dica: Aperte "play" e depois logo em seguida aperte em "pause". Espere a barra vermelha carregar totalmente e depois dê o play novamente. Com isso você assistirá todo o vídeo sem interrupções! E tenho dito!

Leia Mais >>

[leia] Curiosidades do dia 23 de março de 2009

Hoje é Dia da Meteorologia, ciência que trata dos fenômenos atmosféricos. Apesar de que nem sempre a previsão acerta, estamos constantemente de olho nos noticiários para saber se vai chover. Mas também vale uma previsão nossa: ver se as nuvens estão escuras, se à noite as estrelas estão visíveis (se não estiverem, é provável que o céu esteja repleto de nuvens e que não faça Sol no dia seguinte), se está soprando um ? Ventinho de chuva"... Avistar no céu uma nuvem tipo cúmulos-nimbos, por exemplo, é certeza de temporal. Essas nuvens de chuva trazem a água de volta à terra, para que depois evapore de novo e suba outras vez ao céu. São elas também as responsáveis pelas chuvas de granizo (quando as gotículas de água se congelam). Ficam a mil metros de altura.

FATOS DO DIA 1688

A cidade de São Luís foi designada capital do Maranhão e do Grão-Pará.

1971

As Forças Armadas da Argentina prepararam um golpe de Estado para favorecer a volta de Juan Domingo Perón ao poder.

1994

Luis Donaldo Colosio, candidato governista à presidência do México, foi morto a tiros na cidade de Tijuana.

Frase do Dia
“Revelar a arte e ocultar o artista é o objetivo da arte”.

Por Bruno Coriolano

Leia Mais >>

[leia] Sociedade apodiense apóia trabalho dos vereadores

A sociedade apodiense acaba de avalizar o trabalho de fiscalização empenhado pelos vereadores recém eleitos, contra ações que eles julgam suspeitas em menos de 3 meses do governo Goreti Silveira.

Desde o primeiro dia de mandato que a prefeita Goreti Silvera vem enfrentando problemas, e ações suspeitas obrigaram os vereadores a tomar posição acerca desses assuntos, entre eles citamos o contrato de mais de R$ 200 mil com um posto de Gasolina quando a própria prefeitura alegava está parada devido a 'falta de organização da casa', a contratação de carros sucateados por valores absurdos, a contratação de pessoal através de processo seletivo sem critérios previamente definidos, e ainda por cima os vereadores acusam a prefeita de se omitir nas ações da prefeitura, cabendo ao seu marido, Klinger Pinto, o poder de administrar a cidade.

Com isso os vereadores solicitam que a chefia de gabinete seja exonerada.

A população apodiense respondeu a pergunta feita aqui no blog e deu garantias ao trabalho realizado pelos vereadores, com 54,94% dos votos os vereadores ganharam a enquete contra 28,54% da prefeita Goreti Silveira, ou seja, os vereadores ganharam com quase o dobro de votos. 16,52% preferiram não se posicionar a favor de nenhum dos lados.

Leia Mais >>

[leia] Grande participação popular no Ato da Barragem de Santa Cruz

Os políticos ficaram com medo de comparecer ao Ato da Barragem de Santa Cruz porque sabiam que lá iria ter uma grande participação popular, e o povo apodiense aprendeu a cobrar, e cobrança afasta político em período 'não eleitoral'.

Sob um sol escaldante, vários segmentos da sociedade apodiense esteve presente nesse domingo para garantir que as águas da barragem não serão retiradas se antes não for feito projetos que beneficiem a cidade de Apodi.

A prefeita Goreti Silveira, consciente da avaliação negativa que seu governo enfrenta, não compareceu ao evento, nem sequer enviou representante.

A governadora Vilma, pressionada pelo Fórum de Entidades, enviou representante, apenas para ouvir as reclamações e sem nada acrescentar ao movimento.

Presidente do IGARN, representando a governadora Vilma de Faria

Leia Mais >>

[leia] Vilma assina em Pau dos Ferros projeto que vai retirar água de Apodi


A governadora Wilma de Faria assinou nesta sexta-feira (20) – Dia Internacional da Água, no município de Pau dos Ferros, a ordem de serviço para o início das obras de implantação da Adutora do Alto Oeste. O maior sistema adutor do Rio Grande do Norte vai levar água de boa qualidade para 207 mil pessoas em 26 municípios e 65 comunidades rurais da região, totalizando investimento de R$ 128 milhões. A previsão do Governo do Estado é de que o sistema adutor seja totalmente concluído até o final do ano que vem.

O sistema adutor do Alto Oeste vai garantir o abastecimento de água em Pau dos Ferros, Martins, Itaú, Lucrécia, Rodolfo Fernandes, Viçosa, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, LUÍS GOMES, Pilões, Umarizal, Taboleiro Grande, Frutuoso Gomes, Alexandria, Serrinha dos Pintos, Antônio Martins, Olho d"Água do Borges, Major Sales, José da Penha, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Marcelino Vieira, Paraná, Tenente Ananias, Água Nova e João Dias, além de 65 comunidades rurais e dois distritos.

Além de implantar o sistema adutor, que terá 307 quilômetros de tubulação, o Governo do Estado vai realizar o Consórcio de Saneamento do Alto Oeste para gerenciar o uso da nova adutora e implantar aterros sanitários, em parceria com os municípios.

A mesa principal formada na solenidade de assinatura foi composta pela Governadora, Wilma de Faria o vice-governador e secretário de Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza os deputados federais Henrique Alves, João Maia e Sandra Rosado além do Presidente da AMORN (Associação dos Municípios do Oeste do RN) e Prefeito do Município de Luís Gomes, Carlos José Fernandes (Dedezinho) que representou os 21 prefeitos da região do Alto Oeste que se faziam presentes.
Em seu discurso Dedezinho falou da importância que é para a região oeste do RN a construção desta obra. “Trata-se da realização de um sonho para o povo oestano que sofre nos períodos de seca, quando precisam recorrer a carros-pipa pra ter água em suas casas”. Ele também elogiou o fato do Governo do Estado seguir com uma obra desta grandiosidade mesmo em período de crise econômica atual.

Fonte: Prefeitura de Luis Gomes

Detalhe: Não é atoa que a governadora está encontrando grandes difuldades de emplacar o seu nome na eleição para o senado em 2010.

E Apodi já deu o seu recado: Ou faz alguma coisa por Apodi ou não vai levar votos de nossa terra.

Pelo menos os votos daqueles que usam a consciência na hora de votar.

Leia Mais >>

[leia] Governo do estado 'brinca com a cara' do apodiense


"A governadora Wilma de Faria assinou nesta sexta-feira (20) – Dia Internacional da Água, no município de Pau dos Ferros, a ordem de serviço para o início das obras de implantação da Adutora do Alto Oeste. O maior sistema adutor do Rio Grande do Norte vai levar água de boa qualidade para 207 mil pessoas em 26 municípios e 65 comunidades rurais da região, totalizando investimento de R$ 128 milhões. A previsão do Governo do Estado é de que o sistema adutor seja totalmente concluído até o final do ano que vem. O sistema adutor do Alto Oeste vai garantir o abastecimento de água em Pau dos Ferros, Martins, Itaú, Lucrécia, Rodolfo Fernandes, Viçosa, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, LUÍS GOMES, Pilões, Umarizal, Taboleiro Grande, Frutuoso Gomes, Alexandria, Serrinha dos Pintos, Antônio Martins, Olho d"Água do Borges, Major Sales, José da Penha, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Marcelino Vieira, Paraná, Tenente Ananias, Água Nova e João Dias, além de 65 comunidades rurais e dois distritos."

Fonte e foto: Prefeitura de Luis Gomes

A governadora Vilma de Faria só pode está de 'gozação' com o povo apodiense. Depois de uma intensa luta da sociedade pelo aproveitamento das águas da barragem de Santa Cruz, não é que ela resolve aproveitar nossa água, mas beneficiando 26 cidades e mais 65 comunidades rurais e dois distritos e sequer Apodi foi incluído no projeto.

Sabendo nós que tem gente no Vale, na Chapada, na região da Pedra e da Areia que ainda morre de sede, ou não tem água suficiente para se sustentar.

Apodi empreendeu uma séria de lutas, entre eles a urbanização da Barragem, uma estrada de apenas 6 Km dando acesso ao local e um projeto piloto de aproveitamento das águas do manancial e só agora o governo do estado resolve fazer algo, mas beneficiando quase que o estado inteiro, excluindo a cidade de Apodi.

O ato promovido pelo Fórum de Entidades nesse domingo serviu justamente para mostrar a indignação o povo apodiense, mas infelizmente não contou com a presença da classe política, sequer da classe política do município.

"As eleições estão chegando e está na hora de darmos a resposta a esses políticos, que só lembram de Apodi em época de eleição." - reclamou o prof. Flaviano Monteiro.

Leia Mais >>

[leia] "A prefeita Goreti era para estar aqui" - reclamou Gilson Moura

Outro que foi muito aplaudido no seu pronunciamento foi o deputado Gilson Moura, especialmente quando cobrou a presença da prefeita Goreti Silveira no encontro.

"Era para a prefeita Goreti está aqui, representando o seu povo. Aqui não é um ato político, é uma manifestação popular legítima do povo de Apodi que luta para ser ouvido." - reclamou o deputado Gilson Moura também sob muitos aplausos.

Leia Mais >>

[leia] TV Ponta Negra e InterTV Cabugi fizeram matéria sobre Adultora do Alto Oeste

A InterTV Cabugi esteve no sábado na cidade de Apodi fazendo matéria sobre o contraste entre a realidade vendida pelo governo do estado ao construir a Adultora do Alto Oeste e a situação do povo apodiense, que a poucos metros da Barragem de Santa Cruz ainda sofre com falta d'água.

Quem também esteve em Apodi foi a TV Ponta Negra, acompanhando o apresentador e deputado Gilson Moura nesse domingo no Ato Público em Prol da Barragem de Santa Cruz.

Leia Mais >>

[leia] Classe política teme Nova Geração e falta a movimento na Barragem

A Nova Geração há muito já tá dando o que falar.

E conscientes de que a população de Apodi chegou a um nível de cobrança muito forte, e que não se intimida em estar de frente a qualquer político do município ou estado, os políticos simplesmente 'boicotaram' o evento promovido pelo Fórum da Juventude, Fórum das Entidades, Pescadores e Barraqueiros na Barragem de Santa Cruz nesse domingo.

Tivemos apenas a presença do deputado estadual Gilson Moura, que também trouxe a equipe d TV Ponta Negra para fazer cobertura do evento.

Segundo os organizadores toda a classe política foi convidada: A prefeita Goreti Silveira, os senadores Garibaldi Filho, José Agripino e Rosalba Ciarlini, além dos deputados federais e estaduais do nosso estado e a governadora Vilma de Faria.

Mandaram representantes apenas a governadora Vilma e o deputado federal Betinho Rosado.

Leia Mais >>

[leia] Flaviano confirma apoio à Vilma , mas em troca quer obras para Apodi


Na postagem logo abaixo falamos em COERÊNCIA, e ela se aplica perfeitamente no discurso feito pelo prof. Flaviano Monteiro no 2º Ato em Prol da Barragem de Santa Cruz realizado nesse domingo.

Em público Flaviano repetiu o mesmo que havia dito à governadora:

"Governadora, eu sou um eleitor seu, mas se as ações que a população apodiense está reivindicando não forem cumpridas, eu encontrarei grandes dificuldades em defender o seu nome." - falou o prof. sob aplausos.

Quando falo em coerência quero dizer que se por acaso o PCdoB tivesse participação no governo, suas manifestações contrárias à Vilma seriam prejudicadas, e um simples manifesto não poderia ser feito.

Poucos foram os políticos que tiveram a coragem de ir nesse domingo ao encontro, alguns porque achavam que seria fazer palco para a Nova Geração, outros porque temem uma represália vindo do governo, justamente porque a grande maioria ocupa cargos no governo.

A idéia da política, milenar eu diria, é justamente essa, torná-lo dependente do governo para não ter condições de reclamar mais adiante.

Vejamos o caso da prefeitura de Apodi e os vereadores.

O maior problema nesse momento é o fato dos vereadores não estarem se curvando ao executivo como sempre aconteceu, somente aqueles que de alguma forma foram beneficiados pela prefeitura é que ainda defendem um governo unilateral e ditatorial, onde as coisas sempre acontecem 'de cima para baixo'.

Leia Mais >>

[leia] PCdoB surpreende ao desprezar cargos no governo

COERÊNCIA no meio político é quase impossível de se ver.

Mas tem aí uma turma que veio realmente pra mudar toda a história e fazer diferente, porque 'mais do mesmo' ninguém aguenta mais.

Na quinta-feira da semana passada uma comitiva vinda de Apodi esteve reunida com a governadora Vilma, para falar de assuntos políticos e da eleição no próximo ano, mas principalmente para cobrar do governo as ações que foram prometidas em campanha e que até agora não se concretizaram.

O PCdoB foi representado pelos dois vereadores: Genivan Varela e Chico de Marinete, além do prof. Flaviano Monteiro e de Dr. Paulo Viana.

Em nome do seu partido Flaviano Monteiro deixou claro que não pretendia qualquer tipo de participação no governo Vilma, apesar de reiterar o seu apoio para a eleição do senado, deixando claro apenas uma condição:

"Estou aqui em nome do meu partido, o PCdoB, juntamente com outros colegas e quero deixar bem claro que não queremos cargos no seu governo. Eu sou seu eleitor, mas para isso é preciso que várias obras sejam feitas em Apodi, porque do contrário eu não terei condições de defender o seu nome." - explicou Flaviano.

Na reunião de quinta-feira, Flaviano falou logo depois do presidente da Câmara João Evangelista, e ao se pronunciar fez leitura de uma lista de reivindicações do povo de Apodi, entre elas várias ações que estão diretamente relacionadas à Barragem de Santa Cruz, além de conclusão do Saneamento Básico e estrada transchapadão.

Ao contrário do que muitos pensavam o PCdoB mais uma vez deu uma demostração de total desapego a 'favores políticos pessoais', eles estavam ali representando o sentimento da população, e não defendendo interesses próprios.

Leia Mais >>

domingo, 22 de março de 2009

[leia] Em breve em Apodi uma internet Banda Larga de verdade


A nova empresa provedora de acesso a internet da cidade de Apodi já está em fase de conclusão de suas instalações.

A HiperNet está nos últimos ajustes para entrar em funcionamento.

Procure os responsáveis pela empresa e obtenha maiores informações.

Leia Mais >>

sábado, 21 de março de 2009

[ria] Traição do homem brasileiro conforme a região

O PAULISTA

Encontra a mulher com outro na cama e vai fazer terapia.

O CARIOCA

Encontra a mulher com outro na cama e se junta a eles!

O MINEIRO

Encontra a mulher com outro na cama, mata o homem e continua casado com a mulher, exatamente como manda a TFM - Tradicional Família Mineira.

O GAÚCHO

Encontra a mulher com outro na cama e, ao contrário do mineiro, mata a mulher e fica com o marmanjo só pra ele!

O PARAIBANO

Encontra a mulher com outro na cama e, sendo o CABRA da peste que é, mata os dois e arruma outra no dia seguinte.

O GOIANO

Encontra a mulher com outro na cama, entra em depressão, pega a viola e vai para a rua à procura de outro corno pra montar mais uma dupla sertaneja.

O PERNAMBUCANO

Encontra a mulher com outro na cama, pega sua fantasia e vai dançar frevo em Olinda.

O BRASILIENSE

Sempre que pega a mulher com outro na cama, de raiva, vai para o Congresso e inventa mais um imposto.

O CURITIBANO

Quando pega a mulher com outro na cama, não faz nada, pois curitibano não fala com estranhos.

O CEARENSE

Quando pega a mulher com outro na cama, agradece a Deus, pois vê que não é só ele que pega mulher feia.

O BAIANO

Mulher de baiano não vai pra cama com outro, porque esse negócio de arrumar
amante, tirar a roupa, fazer sexo, ser descoberta pelo marido, etc, dá um
trabaaaaaaaalho, dá uma canseeeeeeeeira, dá um sooooooooooooooooono.... Meu pai!

Leia Mais >>

[leia] Apodi amanhã fará mobilização pela Barragem de Santa Cruz

Amanhã a partir das 8h da manhã, haverá na Barragem de Santa Cruz, a realização do 2º Movimento em Prol do Aproveitamento das Águas da Barragem de Santa Cruz.

Convidamos você amigo e amiga a se integrar a essa luta que é de todo o Apodi.

Principais reivindicações:

1. Estrada que dá acesso a Barragem 6.6 km;
2. Complexo de Urbanização da Barragem;
3. Projeto de Estação de Alevinos;
4. Ampliação do projeto de criação de peixe em cativeiro;
5. Implantação do Projeto Piloto (irrigação do vale)
6. Canal da Baixa Grande (perenização dos principais rios do Apodi, como o rio Umari)
7. Construção de Pontes Metálicas nas principais vias de acesso a cidade.

Participe!

Estamos lutando pelo direito que é NOSSO!

Editado do Marmota Apodiense

Leia Mais >>

sexta-feira, 20 de março de 2009

[leia] Vereadores aprovam projetos que beneficiam estudantes

Na sessão ordinária de quinta-feira, a Câmara aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 006/09, de autoria do executivo, que autoriza o município a criar o Programa Municipal de Estágio Remunerado e a celebrar convênios de estágios com entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, especializadas na área solicitada.

O projeto foi aprovado com duas emendas: uma supressiva e outra modificativa. De autoria do vereador Júnior Carlos, a Emenda Supressiva nº 01 rejeitou o art. 9º do referido projeto, que autorizava o Poder Executivo a abrir crédito suplementar para atender as despesas. “A redação fere o inciso V, do artigo 167 da Constituição Federal que veda a abertura de créditos sem autorização do legislativo e a concessão de créditos ilimitados”, justifica o autor.

A emenda modificativa, de autoria do vereador Chico de Marinete, modificou a redação do artigo 6º que define o prazo máximo de duração do estágio e do artigo 7º que determina que as entidades conveniadas serão responsáveis pelo recrutamento dos alunos e a listagem encaminhada à secretaria de administração e controle interno, sob a coordenação do secretário desta pasta.

“A redação destes artigos não apresentava clareza na escolha dos beneficiados, fugindo dos preceitos da impessoalidade e imparcialidade, de forma que a nova redação dará mais clareza e democracia no processo de seleção dos candidatos a bolsistas”, esclarece o autor da emenda.

O Programa Municipal de Estágio Remunerado beneficiará alunos de ensino superior, ensino médio e profissionalizante. Serão oferecidas 60 vagas, sendo 42 para nível superior e 18 para ensino médio e profissionalizante. O valor da bolsa auxílio R$ 300,00, mais R$ 30,00 de auxílio transporte. Serão contratados estagiários para todos os setores da municipalidade, com contrato de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Outro projeto importante, também de autoria do executivo, foi aprovado por unanimidade, na mesma sessão. Trata-se do Projeto de Lei nº 010/09 que autoriza o município a conceder auxílio financeiro aos estudantes universitários e/ou do ensino técnico profissionalizante, através de instituições sem fins lucrativos.

A ajuda de custo, destinada ao auxílio transporte dos estudantes, será no valor de R$ 24.000,00 agora no mês de março e de R$ 12.000,00 nos meses subseqüentes. Os valores serão repassados mensalmente à entidade conveniada, com exceção do período de férias, quando o repasse será proporcional à planilha de custos apresentadas.

Iêda Silva
Assessora de Comunicação da CMA

Leia Mais >>

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO