sexta-feira, 31 de julho de 2009

[link] Programa Legislativo Forte

Aproveite que a prefeitura não tem o que mostrar e escute o que os vereadores tem para cobrar!!!

Todo sábado - das 11 às 12 horas na FM Cidade - 87.9

Leia Mais >>

[veja] Apodi diz que acredita no Projeto Filho do Apodi

A questão era: Levante as mãos aqueles que concordam que Apodi e região deve lançar um candidato nessas eleições para deputado estadual.

A resposta foi:
Nota do blog: Sem comentários!

Leia Mais >>

[leia] Apoio histórico de 2 vereadores a um filho do Apodi

O vereador Genivan Varela e Chico de Marinete empolgaram os presentes quando declararam que os dois estavam apoiando o projeto para eleger um filho do Apodi na eleição para deputado estadual.

"Se em Apodi nunca houve dois vereadores apoiando a candidatura de um filho do Apodi, podem ter certeza de que eu e Chico de Marinete estamos nessa luta." - disse o vereador Genivan.

"Como vereadores de mandato, já recebemos várias propostas de candidatos a deputado no estado para que fôssemos apoiar o seu projeto, mas entendemos que Apodi precisa ter um representante na Assembléia, e o candidato conta com o nosso apoio." - declarou Chico de Marinete.

Nota do blog: O apoio dos dois vereadores, embora aparente ser um apoio natural, passa a ser histórico, já que não se conhece outra situação em que um candidato de nossa terra tenha obtido o apoio de dois vereadores. O normal é que os vereadores, na tentativa de manter o mandato, façam acordos políticos com deputados mais viáveis e com um poder de barganha ou aquisitivo que possa ajudá-los em eleições futuras. Chico de Marinete e Genivan Varela abrem mão de benefícios pessoais em troca de um projeto que poderá vir a beneficiar toda a cidade.

Leia Mais >>

[leia] Felipe Guerra, Apodi e Severiano Melo no Projeto Filho da Região do Apodi

Dr. Canindé de Freitas, candidato em 2008 a prefeito de Felipe Guerra em 2008 pelo PSB, esteve presente à reunião e garantiu que está firme no propósito de eleger um Filho da Região do Apodi.

"Hoje eu faço parte do PSB, sou filiado ao partido da governadora Vilma, mas se for preciso que eu saia do partido e me filie ao PCdoB para ajudar nesse processo, vocês podem ter certeza que o farei. Estou cansado de chegar em Natal a procura de viabilizar projeto para nossa região e receber respostas negativa. É comum chegarmos em Natal e sermos mal recebidos por políticos de outras regiões. Alguns até conversam entre si, nos apotando como representantes de cidades com poucos votos no estado, por isso defendo a união das cidades dessa região. E digo mais, vocês citaram cidades como Severiano Melo, Itaú, Rodolfo, Felipe Guerra e Apodi, e esqueceram de incluir Caraúbas. Caraúbas tem e vai também fazer parte desse processo." - defendeu o médico Canindé de Freitas.

"Dr. Canindé foi muito feliz quando acrescentou Caraúbas nesse processo, e eu vou mais além, nós também iremos lutar por votos em outras cidades como Mossoró, onde temos vários filhos do Apodi morando lá, que tiveram que sair daqui por falta de oportunidades. Iremos a Tabuleiro Grande e a várias outras cidades, porque o nosso projeto é mais amplo." - acrescentou o prof. Flaviano Monteiro.

"É interessante como esse projeto aqui da região está dando o que falar lá fora. Há pouco tempo fundamos o PCdoB em Severiano Melo, onde sou o presidente do diretório municipal, e desde então não páro de receber telefonemas de assessores de políticos, e dos próprios políticos. Até um senador já ligou pra mim, querendo saber da posição política do partido em Severiano Melo. Isso é uma prova de que o projeto a deputado estadual dessa nossa região está viabilizado." - disse o presidente do PCdoB em Severiano Melo, Libério Dantas.

Leia Mais >>

[veja] Auditório lotado para conhecer o Projeto Filho da Região do Apodi





Expressiva a representação da sociedade apodiense que compareceu ao encontro político promovido pela Nova Geração em Apodi na noite dessa quinta-feira na Câmara de Vereadores.

A expectativa era para saber quais as metas e planos para a eleição de deputado estadual em 2010.

"É preciso que fique claro que não é o PCdoB que está enfrentando essa luta, e sim toda a sociedade apodiense, independente do partido que faça parte, ninguém aqui quer defender um projeto partidário e sim político, que venha beneficiar nossa região." - defendeu a repórter Kelly Regina da TV Oeste.

"Muito em breve iremos promover um ato de filiação, que deverá ocorrer em agosto, para que outras pessoas venham fazer parte dessa luta e quem sabe até ser o nosso candidato a deputado estadual, já que o projeto ainda não tem um nome definido." - disse o presidente Gilvan Alves, declarando claro que qualquer cidadão apodiense ou da região possa vir a ser o candidato, numa mostra de que não há imposição do partido por qualquer nome.

"O candidato deve ser aquele que o povo escolher, mas que deverá estar filiado ao PCdoB, porque é o partido que apresenta as melhores chances de vitória. Por isso queremos promover esse ato de filiação, dando oportunidades que os filhos do Apodi possa entrar nessa luta. Temos nomes importantes postos à mesa e que ainda não são do partido, como é o caso do sindicalista Edilson Neto que hoje está no PT, dos empresários George Gurgel e Júnior Cavalcante, do prof. Jeone Morais, diretor do Antonio Dantas, e que hoje está no PSB. É certo que teremos uma candidatura, mas ainda não decidimos quem vai entrar na disputa." - disse o prof. Flaviano Monteiro.

"O partido apoiará um candidato mesmo que ele venha da oposição?" - questionou o Pastor Gilvan, referindo-se à oposição como sendo a situação.

"Claro. Desde que seja a opção que o povo escolher. Apoiaremos qualquer pessoa, se essa for a vontade dos filhos do Apodi, com a condição de vir a fazer parte do PCdoB, ou de qualquer outro partido viável nessas eleições." - declarou o presidente do partido, Gilvan Alves.

Leia Mais >>

[veja] Nova Geração apresenta viabilidade do projeto Filho da Região do Apodi

O presidente do diretório municipal do PCdoB em Apodi, Gilvan Alves, fez a apresentação da viabilidade do projeto à candidatura de deputado estadual 'Filho do Apodi'.

Lideranças políticas como o Dr. Canindé de Freitas e o prof. Flaviano Monteiro estiveram presentes. O PCdoB estadual também mandou representante: Albérico de Natal.

Representantes de vários segmentos da sociedade apodiense também marcaram presença para conhecer o projeto para 2010.

O auditório da Câmara de Vereadores ficou lotado. Todos na expectativa da apresentação do projeto.

Aconteceu na noite dessa quinta-feira no auditório da câmara de vereadores de Apodi a apresentação do Projeto Filho da Região do Apodi para as eleições de 2010. O movimento contou com a presença de cerca de 100 pessoas vindas dos mais variados segmentos da sociedade apodiense.

O presidente do partido em Apodi, Gilvan Alves, ficou encarregado de mostrar a viabilidade do projeto, apresentando dados de eleições anteriores e metas estabelecidas tanto pelo diretório municipal quanto pelo estadual, que é a eleição de um deputado estadual nas eleições de 2010.

Com base em dados estatísticos e prognósticos para o próximo pleito, o PCdoB de Apodi acredita ser possível eleger um deputado Filho da Região do Apodi com algo em torno de 16 mil votos, uma vez que o partido irá lançar uma nominata própria, independente de outros partidos, assim como fez o partido nas eleições municipais, onde chegou a eleger dois vereadores à câmara municipal.

"Não é imposição do PCdoB que o candidato seja do nosso partido, iremos apoiar qualquer outro candidato filho do Apodi nessas eleições, mesmo que faça parte de outro partido político, desde que apresente um projeto mais viável que esse que está sendo apresentado. Nós de Apodi não queremos fortalecer o partido e sim a nossa região. Apodi e região estão cansados de tanto desrespeito." - afirmou o prof. Flaviano Monteiro.

"O mais importante dessa reunião é que o público que compareceu não faz parte somente do PCdoB. Nós vimos aqui representantes de todos os segmentos da sociedade apodiense, independente de partido político. Tinha gente do PR, do PV, do PTB , do PSB, enfim, não importa de que partido eles façam parte, mesmo porque aqui ninguém estava representando partido algum. Estamos todos aqui represendo a região do Apodi." - citou Alex do Carmo, filiado ao PR em Apodi.

"É preciso que uma nova reunião como essa seja feita no futuro, quando já existirem candidatos ao cargo para que a população apodiense volte a opinar sobre o candidato. O candidato tem que ser escolhido pelo povo e não por partidos." - defendeu Pedro Júnior, suplente de vereador pelo PTB.

"Entendemos que o melhor partido para eleger um deputado é realmente o PCdoB, mas a escolha do candidato não poderá ficar restrita ao partido, por isso defendo que seja criada uma comissão, formada por representantes que aqui estão presentes, para que no futuro possam decidir quem será o candidato." - acrescentou o apresentador Francisco Valdevido, mais conhecido por Xixico.

Ao blog o professor Flaviano Monteiro confessou: "Achei muito interessante a ideia de criar uma comissão formada por representantes da sociedade apodiense para que seja indicado o nome a disputar a vaga de deputado estadual, e o partido que apresentar a melhor chance de vitória deve ser o escolhido." - e completou: "No momento, o que apresenta reais chances é o PCdoB, como foi mostrado matematicamente, mas nada impede que outros partidos também mostrem o seu projeto."

Leia Mais >>

[leia] Presidente da Câmara João Evangelista fala sobre política e administração

Evangelista fala sobre a atuação dos vereadores em 6 meses de governo

O presidente da Câmara Municipal de Apodi, João Evangelista concedeu entrevista a editoria política do blog ApodiMaisVocê, falando sobre os seus primeiros seis meses, como presidente do Poder Legislativo, e ainda externando algumas opiniões sobre a política em 2010.

Ele iniciou a entrevista falando de seu trabalho e de seus companheiros na “casa do povo” enfatizando que em apenas seis meses dessa gestão, os Edis alcançaram uma credibilidade notável, isso fruto de um trabalho desenvolvido por cada vereador, citando a unanimidade nas aprovações de alguns projetos que visam o engrandecimento da população.

Falando dos requerimentos apresentados na Câmara ele falou que os anseios prioritários da sociedade que tem acompanhado através do movimento Vereadores em Ação, são o caso das estradas vicinais, segurança e ainda a falta de água em algumas comunidades. Sobre os temas ele destacou uma reunião com os delegados locais, informando que na próxima quarta-feira a Câmara estará levando as duas autoridades ao Vale do Apodi, em local ainda a ser definido, para debater o tema da segurança pública.

Evangelista sinaliza que poderá apoiar Lauro Maia para deputado estadual

Entrando no tema da política, perguntamos ao presidente se o que se comenta sobre o seu apoio ao filho da Governadora Vilma de Faria, pré-candidato a Deputado Estadual é verídico, ele disse que falar de política nesse momento é querer tirar o foco dos problemas do nosso município, no entanto não negou uma conversa que manteve com Lauro, afirmando que os dois caminharão juntos, desde que ele (Lauro) cumpra algumas metas por ele estabelecidas, que ele detalhou, tendo como prioridade, por exemplo, a quadra da Escola Antonio Dantas, conclusão do saneamento e reforma do hospital. Disse ainda “eu não fiz um negócio com Lauro Maia, fizemos um projeto com algumas metas de imediato para a nossa cidade Apodi

Evangelista cogita possibilidade de candidatar-se ao cargo de deputado estadual dentro do Projeto Filho do Apodi

Sobre o tão falado projeto “Filho de Apodi”, Evangelista nos fez uma revelação em primeira mão, afirmando que Apodi com certeza pode ter um nome como postulante a Assembléia Legislativa, desde que não seja imposição, e para isso lançou um exemplo de como seria possível o seu nome estar relacionado a pré candidatura de deputado estadual pois o mesmo afirmou que teria todo respaldo do presidente do seu partido, PR no estado e pré-candidato ao governo João Maia, do grupo liderado por Pinheiro, de alguns colegas vereadores tanto de Apodi, como da região. Dentro da filosofia do PC do B de Apodi acredito que caberia essa ideia, e ainda um possível apoio da prefeita Goreti, em torno do seu nome para ser este candidato. Assim sendo qualquer um que conseguisse trilhar esse caminho viabilizaria uma candidatura sustentável para nossa região.

Ele ainda falou sobre o projeto do PC do B de ter um candidato em Apodi, o qual adjetivou como inteligente, no entanto rechaçou, reforçando que tem que ser escolhido pelo povo, não necessariamente do PCdoB, e com o apoio da região, pois, se é pra ter um candidato por ter, Apodi já teria um candidato natural que é Gilberto Olinto. Completou dizendo que não adiantaria Apodi eleger um deputado, se não for da base do governador eleito, pois só assim teria condições de fazer algo em prol desta terra. “Não tive conversas com o PCdoB sobre o projeto, mas acredito que eles também têm esse pensamento”.

Evangelista diz que relação com a prefeita Goreti é muito boa, mas faz ressalvas

Sobre a sua relação com a chefe do Executivo ele afirmou está muito boa, pois até o momento nenhum projeto mandado pelo Poder Público foi engavetado, mas que o mesmo está devendo no tocante a demora do envio dos projetos à casa, fazendo com os mesmos não tenham tempo hábil para apreciação, citando o caso do terreno para construção do INSS, que a Câmara aprovou, mas que hoje ver que cometeu um equívoco, e vai procurar de alguma forma reparar tal pisada de bola.

Por último ele falou da 'quizila' com o secretário Ivanildo que nesta quinta-feira procurou a Promotoria Pública, reclamando que a Câmara não estava aberta para fazer a sua prestação de contas ao Conselho Municipal de Saúde, conforme matéria anterior. Sobre isso Evangelista esclareceu que não houve má fé para com o secretário, houve apenas uma falha humana por parte de um funcionário da casa que recebeu o ofício e não repassou aos vereadores.

Estamos trabalhando, fiscalizando, porque o povo que nos elegeu está cobrando de nós a cada dia, e é por isso que cada vez mais temos a certeza de que estamos no caminho certo”, concluiu Evangelista.

Editado do: Apodi Mai Você

Leia Mais >>

[leia] Show Evangélico com Chagas Sobrinho

A empresa de divulgações apodiense M.M. divulgações trás a Apodi um Show Evangélico com o lançamento do CD de um dos maiores cantores gospel de últimos anos, Chagas Sobrinho. O show acontecerá no Muralhas Club, a partir das 20:00h, as senhas antecipadas estarão a venda ao preço de R$ 7,00 na Droga Center do Centro, Loja I. Participe!.. Realização: Marcos Morais.

Nota do blog: Marcos Morais esqueceu de anunciar a data do show, mas acreditamos que será nesse sábado.

Leia Mais >>

[veja] Apodi foi campeão do Copão de Futsal Feminino

Apodi foi a grande campeã do Copão de Futsal Feminino, numa final eletrizante contra a equipe de Upanema. Uma final de gente grande.
Parabéns as meninas de Apodi.
Parabéns a Nenem de Dentinho que organizou o evento.


Uma das equipes que compareceu ao copão foi a de Tabuleiro Grande, campeã dos JERN´s 2009, regional de Apodi.

Reconheço que estou tardiamente postagem essa matéria que deveria ter sido feito no final de semana passado, mas só Deus sabe o trabalho que tenho pra fazer essas postagens daqui de Apodi.

Mas o ApodiBaixo doPano não poderia deixar passar esse fato sem o devido registro, já que o Copão não contou com grandes apoios.

O registro aqui vai para o organizador do evento: Nenem de Detinho, um apodiense que acredita no que faz e quando faz sai bem feito. No encerramento do copão Nenem fez alguns agradecimentos, muito embora não tenha tido o apoio necessário para evento, mas agradeceu especialmente as equipes que vieram de fora, de cidades como Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Upanema, Itaú, Caraúbas e Tabuleiro Grande. Nenem agradeceu ainda aos apoios de pessoas como Júnior da Viúva e de Jairo César, atual secretário de esportes.

E quem realmente mereço a menção do blog é toda a equipe feminina de futsal de Apodi, que contrariando todas as adversidades ainda conseguiu vencer o campeonato, numa final de tirar o fôelego. Eu estive lá e posso comprovar.

Apodi enfrentou na final a equipe de Upanema, uma das mais preparadas equipes do campeonato, e o jogo ficou equilibrado até o início do segundo tempo, quando Upanema saiu na frente, numa bobeira da jogadora apodiense que perdeu a bola na defesa e proporcionou o gol adversário. Com o placar na frente, a equipe de Upanema estava tranquila, mantendo o resultado. Até que segundos antes do final da partida (segundos mesmo!!), uma bola lançada na área adversária e uma das jogadoras toca a bola com a mão e o juiz marca pênalti a favor de Apodi.

Era o que Apodi precisava!!

Gooooooooool!

Apodi empata o jogo e o juiz encerra a partida, que iria ser decidida nos pênaltis. E a goleira apodiense simplesmente fechou o gol.

Na disputa por pênaltis a equipe de Upanema não fez um gol sequer e Apodi foi a grande campeã do campeonato.

A única coisa que senti falta no evento foi a participação da torcida. As meninas jogaram como gente grande e merecia que o Apodi inteiro estivesse lá para assisti-las jogar.

Eu estava!

Leia Mais >>

[leia] Ocorrerá nesse domingo o I Encontro de Juventude e Cidadania em Melancias

Juquinha e Josino, dois dos organizadores do evento.

Com o objetivo de resgatar a cidadania dos jovens valorizando a qualificação e potencialidade de trabalho na comunidade de Melancias a Associação de Jovens daquela comunidade, nesse ato representados pelos jovens Juquinha e Josino será realizado nesse domingo o 1º Encontro de Juventude e Cidadania.

"Nosso objetivo é incentivar o jovem na participação social e comunitária." - disse-nos Juquinha, uma liderança jovem das Melancias.

O Encontro ocorrerá durante todo o domingo, dia 02 de Agosto de 2009, e todos estão convidados a participar.

A abertura está prevista para acontecer a partir das 07:30 com acolhida e lanche no local, para logo em seguida ocorrer a 1ª palestra do encontro que deverá acontecer com representantes do IFRN ou SEBRAE. Ainda durante o domingo vai acontecer Apresentação de Crisma, momentos de animação, apresentação de grupo de capoeira, dinâmicas e Oficinas.

Leia Mais >>

[leia] Semana Nacional da Família 2009 em Apodi



Clique nas imagens para ampliar

Leia Mais >>

[leia] MEC prorroga inscrições para programa de formação de professores

O Ministério da Educação (MEC) adiou para o dia 9 o fim do prazo de inscrição no Plano Nacional de Formação de Professores. As inscrições terminariam hoje (31), mas, segundo o MEC, secretarias estaduais de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) sugeriram a prorrogação. São oferecidas 57.784 mil vagas para qualificar professores de escolas públicas em exercício que não têm curso superior ou atuam em área diferente da qual se formaram.

Até o fim da manhã, o número de inscritos era menor do que o total de vagas. A Plataforma Freire, criada para reunir as informações sobre o plano, registrava 53,4 mil inscrições para as cerca de 58 mil vagas do programa.

Leia Mais >>

[leia] Potiguar Larissa Costa se prepara para representar Brasil no Miss Universo


Miss embarca para as Bahamas no próximo sábado, 1º de agosto.

A Miss Brasil Larissa Costa, eleita em maio deste ano, já está de malas prontas para representar o país no concurso de beleza internacional Miss Universo. Ela embarca para as Bahamas no próximo sábado (1º) para se juntar a outras 84 candidatas que disputam 15 vagas na final, marcada para 23 de agosto.

Uma das vagas de finalista deve ser definida pela votação dos internautas, no site oficial do Miss Universo. Segundo a assessoria de imprensa da brasileira, ela está em terceiro lugar, atrás apenas das misses Vietnã e Indonésia.

Larissa Costa, 25 anos, representou o estado do Rio Grande do Norte no concurso nacional.

Fonte: G1

Leia Mais >>

[leia] PSV 2010 terá inscrições on-line e provas em dezembro deste ano


Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi

A Comissão Permanente de Vestibular da UERN (COMPERVE/UERN), divulgou o edital do Processo Seletivo Vocacionado 2010 (PSV/2010). Entre as novidades, está a realização das inscrições on-line e a antecipação das provas para dezembro de 2009, com isso a UERN realiza dois processos seletivos neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de dezembro.

Os candidatos poderão se inscrever em duas modalidades, optando pelo PSV integral ou o PSV combinado com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2009).

O escore, com a média do ENEM/2009, só será considerado para o cálculo do escore padronizado se for favorável ao candidato. Para tanto deverá ser comparado ao rendimento do candidato no PSV isolado, utilizando-se a formula contida no item 6.3 do Edital.

Mais 50 vagas estão sendo ofertadas no vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi sendo 20 para o curso de Letras (Licenciatura) – Habilitação em Língua Espanhola e respectivas Literaturas e 30 do curso de Matemática (Licenciatura). Só lembrando que as 50 vagas são do turno noturno e para o 2º semestre.

Serão ofertadas 2.332 vagas nos Cursos de Graduação da UERN. A Comperve destaca que não haverá inscrição presencial. A solicitação de inscrição no PSV/2010 deverá ser efetuada, exclusivamente via Internet no endereço: http://www.uern.br/.

Leia Mais >>

[leia] Música...

Passando pela internet, encontrei uma versão da música I wanna hold your hand dos Beatles.

Em português, a mesma ficou conhecida como o bode e a cabra. Trata-se de uma versão em forró. É mais uma música em tom jocoso do que outra homenagem aos quatro garotos de Liverpool. Espero que gostem.

Link:
Versão cantada por Rita Lee.

http://tvuol.uol.com.br/#view/id=rita-lee--beatles-em-ritmo-de-forro-04023372D8814346/user=e8h4xmy8lnu8/date=2009-06-11&&list/type=search/q=beatles/edFilter=all/sort=mostRelevance/time=all/


Bruno Coriolano

Leia Mais >>

[leia] Lula muda discurso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou o discurso sobre o caso do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Depois de sucessivas declarações a favor à permanência de Sarney no cargo, mesmo após as inúmeras denúncias feitas contra o senador, Lula mostrou que não vai mais sair publicamente em seu apoio, como vinha acontecendo. “Não é problema meu, não votei no Sarney para ser presidente do Senado (…) Quem tem que decidir se ele fica na presidência é o Senado, e não eu”, disse Lula, conforme mostra O Estado de S. Paulo. O jornal afirma que o novo posicionamento de Lula começou a ser ensaiado na semana passada, depois que o Palácio do Planalto recebeu uma pesquisa sobre os efeitos da crise política sobre o governo. A pesquisa comprovou o óbvio: a defesa de Sarney estava “pegando mal” diante da opinião pública tanto para Lula quanto para Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil e pré-candidata à presidência. O jornal afirma que Lula já marcou uma reunião na segunda-feira com Sarney, que se diz deprimido com a avalanche de denúncias contra ele e sua família, para avaliar a renúncia. Lula negou o encontro.

Leia Mais >>

quinta-feira, 30 de julho de 2009

[leia] Copa Oeste 2009


O Apodi Esporte Club ou Univap – União Vale do Apodi segue treinando forte todos os dias para enfrentar a equipe de Serra do Mel pela 2ª rodada da Copa Oeste 2009.

A segunda rodada será no próximo domingo no estádio Antonio Lopes Filho, às 15hs30min.

Apodi Esporte Club X Serra do Mel
Hora: 15:30hs
Data: 02/08/09
Local: Estádio Antonio Lopes Filho
Senha inteira: R$ 2,00
Senhas estudantes e mulheres: R$ 1,00

Vamos prestigiar nossa equipe e dá aquela força ao Apodi Esporte Club. Vamos em busca da primeira vitória na competição. Seja o 12º jogador...

A equipe de esporte da Rádio Vale do Apodi AM1030 vai transmitir a partida ao vivo direto do estádio.

Não perca!

Leia Mais >>

[leia] Apodi ganhará agência da CEF

Os serviços bancários de Apodi serão reforçados com a chegada de mais uma agência bancária. O anúncio foi feito pelo gerente da Caixa Econômica Federal, agência central de Mossoró, Ciro Leite.

A cidade de Apodi será uma das cidades contempladas com uma das duas agências da Caixa Econômica Federal que serão instaladas no Rio Grande do Norte. A outra agência será instalada em São Gonçalo do Amarante na grande Natal.

O gerente da Caixa Econômica Federal, Ciro Leite deu a boa notícia a prefeita da cidade, Maria Goreti da Silveira Pinto durante uma audiência realizada no Palácio Francisco Pinto, sede do Poder Executivo Apodiense.

Em São Gonçalo do Amarante as instalações da Agência da Caixa Econômica Federal já estão bem avançadas, depois da conclusão do processo de instalação dessa agência será a vez de Apodi, cujo processo já está em tramitação junto a Superintendência Nacional da Caixa Econômica Federal.

De acordo com o gerente da Caixa Econômica Federal, agência central, Ciro Leite as instalações da Caixa em Apodi em local ainda a ser definido funcionará em prédio alugado no centro da cidade. O prédio é necessário que permita a acessibilidade de pessoas com dificuldades motoras e com restrições visuais que ofereça instalações funcionais e confortáveis.

O setor de engenharia da Caixa Econômica Federal ainda fará uma visita em Apodi para ver se existe no centro da cidade algum prédio que disponha desses detalhes disponíveis para ser alugado ou se será necessário a instituição providenciar a aquisição de um terreno para construir uma sede própria.

Encravado no Médio Oeste, o município de Apodi tem se destacado no cenário econômico do Estado, e se consolidando como uma cidade pólo para a região, mesmo com todo esse potencial os serviços bancários da cidade deixam a desejar, pois além de atender a população apodiense, as agências existentes no município também são responsáveis pelo atendimento de clientes de cidades como Rodolfo Fernandes, Itaú, Severiano Melo, Felipe Guerra dentre várias outras, a chagada da nova Agência da Caixa Econômica vai propiciar melhoria da qualidade de atendimento à população local e regional.

Na região Oeste só existem Agências da Caixa Econômica Federal nas cidades de Mossoró e Pau dos Ferros no Alto Oeste Potiguar.

Com informações do blog Apodi Mais Você

Leia Mais >>

[leia] RN é destaque na mídia nacional


Nos próximos dias vários destinos do Rio Grande do Norte serão divulgados na mídia nacional. Com o apoio da Empresa Potiguar de Promoções Turísticas (Emprotur), programas de TV como o SBT Repórter e o 50 por 1, da Rede Record, irão mostrar que o estado tem atrações que vão além do turismo sol e mar.

A equipe do SBT chegou hoje por aqui e está percorrendo vários municípios do Seridó. Até a próxima segunda-feira, a produção do programa mostra curiosidades e atrativos turísticos como o Castelo de Zé dos Montes, em Sítio Novo a estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz o Convento das Carmelitas Descalças, o Alambique Samanaú e a Feirinha de Santana, em Caicó. Em Parelhas, Acari, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos o programa mostrará as peculiaridades culturais, econômicas e gastronômicas da população.

Já Álvaro Garnero, do programa 50 por 1 (Record), chega nesta sexta-feira (31) e segue para Tibau do Sul, Pipa, Barra de Cunhaú e Baia Formosa. A equipe mostra toda a beleza do litoral de sol e mar dessas praias. De acordo com Cláudio Porpino, presidente da Emprotur, o apoio faz parte das ações de marketing para promover o Estado. "Acreditamos que a divulgação desses atrativos é muito importante para o desenvolvimento da nossa atividade turística. Ao mostrar o que temos de mais bonito e as curiosidades da nossa região estaremos atraindo mais visitantes e gerando mais renda para a população desses municípios", garante.

Assecom/RN

Leia Mais >>

[leia] IFRN divulga resultado do concurso para professor substituto

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou nesta quinta-feira (30) o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, referente ao Edital nº 12/2009.

Os profissionais da educação atuarão nos ensinos básico, técnico e tecnológico, com carga horária de trabalho de 40 horas semanais.

http://www.ifrn.edu.br/reitoria/arquivos/Processo%20Seletivo%20Professor%20Substituto%20Resultado%20Final.pdf

Leia Mais >>

[leia] Programa Despertar em Apodi



O Programa Despertar é uma parceria do Sebrae/RN com a Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A iniciativa nasceu em 2003. Hoje, 134 escolas fazem parte do projeto, que já beneficiou cerca de 15 mil alunos com conhecimentos sobre empreendedorismo.

Logo mais às 19hs no auditório da Casa de Cultura Popular de Apodi, acontece mais uma etapa do Programa Despertar em Apodi. Algumas escolas do município já se preparam para mais uma etapa do projeto.

"O objetivo do programa é chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo no cenário socioeconômico mundial e prepará-lo para oportunidades e desafios do mercado de trabalho", explica Antonio Carlos Liberato, gestor do Projeto Despertar no Rio Grande do Norte.

O projeto tem carga de 96 horas. Cabe à escola que aplicar a metodologia definir como será distribuída a carga horária em seu calendário. Desse total, há 30 horas em sala de aula, 36 de trabalho em campo e mais 30 para preparação de um projeto final a ser apresentado na Feira do Jovem Empreendedor, evento aberto à comunidade. O conteúdo é extracurricular e não-obrigatório. Participa quem quiser. Os alunos se candidatam para as turmas e são selecionados por suas escolas.

Leia Mais >>

[leia] RN se mobiliza para preencher vagas de cursos

A secretaria de educação do Rio Grande do Norte está divulgando em cada município a abertura de vagas gratuitas em cursos de licenciaturas para professores da educação básica. A mobilização no estado tem a meta de ocupar as vagas até a próxima sexta-feira, 31, que é o último dia das inscrições. Para garantir a matrícula, o professor tem que se inscrever na Plataforma Freire.

Mobilização nos estados - Para que os professores do Rio Grande do Norte tomem conhecimento da oferta de vagas, diz a coordenadora de desenvolvimento escolar, Lúcia de Souza, a secretaria do estado montou equipes que estão visitando as 16 regionais de ensino. O trabalho começou há uma semana, mas Lúcia avalia que não será possível preencher as vagas até dia 31. Ela sugere que o prazo seja prorrogado.

Pouco mais de 10% das vagas oferecidas para o Rio Grande do Norte foram preenchidas até agora. Em todo estado, mais de 800 professores não tem curso superior, ou acumulam disciplinas para as quais não têm formação específica.

Para se inscrever, os professores podem acessar o site do Ministério da Educação: www.mec.gov.br

Leia Mais >>

[veja] Ela tá chegando...

Leia Mais >>

quarta-feira, 29 de julho de 2009

[leia] Em 2006 foi assim... Em 2010 poderá ser diferente

Os eleitores apodienses votaram em 84 candidatos diferentes a deputado estadual nas eleições de 2006, sendo que naquele momento haviam 2 candidatos filhos da terra, mas que empreitavam batalhas quase intransponíveis.

O projeto mais viável era de Gilberto Torres, mais conhecido como Gilberto Doido, mas seu projeto naufragou porque não tinha base sólida, ele não havia trabalhado seu projeto junto à sociedade apodiense. Parecia até ser uma candidatura dele próprio, e não de Apodi, sem falar que Gilberto havia recebido uma expressiva votação em 2002, mas não teve habilidade para continuar na luta e seu projeto perdeu-se pelo caminho. Ainda assim foi o mais bem votado deputado estadual em Apodi com 3.053 votos, bem acima do 2º colocado Walter Alves com 2.370 votos.

A outra candidatura foi a do radialista Fábio Soares, que enfrentava a mais improvável campanha da cidade de todos os tempos, já que pertencia ao PL (atualmente PR), sem falar que o partido estava coligado a outros grandes partidos como PSB (que tinha Márcia Maia, Gustavo Carvalho, Lavô e Larissa Rosado), com o PPS (que tinha Wober Júnior) e com o PMN (de Robinson Faria, Antonio Jácome[vice governador na época], Ricardo Motta, Ezequiel Galvão e Raimundo Fernandes). Fábio tinha convicção de que sua luta era em vão e quase impossível, já que de forma alguma beneficiaria o povo apodiense. O apodiense que votou em Fábio Soares, que era filho do Apodi, findou elegendo quem ele não queria, e o pior era que havia a certeza de que não era possível elegê-lo. Fábio melhor do que ninguém sabia o que estava fazendo. Para que ele fosse eleito teria que ter tirado cerca de 34 mil votos, um feito que há poucos dias ele declarou em seu programa de rádio ser quase impossível para um filho do Apodi.

Mas os tempos agora são outros, e Apodi enxerga uma chance real de eleger um de seus filhos à Assembléia Legislativa. Com 20 mil votos praticamente está garantida a cadeira ao legislativo, mas Apodi sonha que com 16 mil votos esse sonho possa se tornar realidade. 15 mil votos apenas deixa Apodi em pé de igualdade com qualquer outro candidato de dentro do partido. É provável que até mesmo menos que isso possa eleger alguém vindo de nossa terra.

Mas para isso é preciso que nossas lideranças tenham a coragem de renegar apoios a quem não é fruto de nossa terra e abrace essa bandeira.

Para vencer essa luta você só precisa ter CORAGEM!

Leia Mais >>

[leia] Tudo é uma questão de escolha

Usemos como exemplo o caso do ex-deputado Paulo Davim.

Davim foi eleito em 2002 pelo PT com apenas 18.359 votos, mas em 2006 ele candidatou-se pelo PV e embora tenha aumentado seu eleitorado, já que obteve 22.492 votos, não conseguiu eleger-se, perdeu a vaga para Mineiro do PT, com uma votação inferior a sua, ou seja, se ele tivesse mantido o partido, hoje estaria como representante na Assembléia Legislativa, enquanto que Mineiro teria ficado de fora.

O PT é um partido que certamente vai sentir dificuldades em eleger um deputado estadual nessas eleições. O representante mais forte, que é o deputado Mineiro, em 2002 obteve 39.963 votos, isso quando o PT tinha lançado 26 candidatos. Em 2006 obteve apenas 22.433 votos. Sua votação caiu quase pela metade e o PT tinha apenas 11 candidatos.

Em 2002 o PT obteve ao todo 136.131 votos com 26 candidatos, enquanto que o PCdoB obteve apenas 12.366 votos com somente 3 candidatos;

Em 2006 o PT obteve ao todo 67.689 votos com 11 candidatos, enquanto o PCdoB obteve 23.879 votos com 2 candidatos apenas.

Veja que a votação do PT caiu pela metade e ainda assim o partido tinha 11 candidatos, enquanto que no PCdoB a votação praticamente dobrou, mesmo com um número menor de candidatos.

Leia Mais >>

[leia] Qual o melhor partido para eleger um deputado?

O que venho tentando mostrar durante essas últimas postagens é que há viabilidade para eleger um deputado estadual agora em 2010, basta que façamos as escolhas certas.

E no momento a nossa defesa se dá em cima do PCdoB porque é o partido que apresenta as melhores chances de eleição de um deputado independente, sem a necessidade de ajuda de outros partidos.

Vejamos , por exemplo, porque alguns partidos não são viáveis, considerando números das últimas eleições:

Em 2006 candidatos do PR, PMDB, PSB e PV obtiveram boas votações, inclusive superiores a dois deputados eleitos, mas não fazem parte da Assembléia Legislativa, tudo porque estavam no partido ou coligação errada.

No PR: Vivaldo Costa obteve 32.663 votos e não foi eleito; Adão Eridan obteve 25.885 votos e também não foi eleito;

No PSB: Cláudio Porpino obteve 28.650 votos e não foi eleito; Nelson Hermógenes obteve 25.874 votos e também não foi eleito;

No PMDB: Elias Fernandes obteve 26.753 votos e não foi eleito;

No PV: Paulo Davim obteve 22.492 votos e não foi eleito;

Lembrando que Mineiro do PT foi eleito com apenas 22.433 votos e Arlindo Dantas do PHS foi eleito com apenas 20.074 votos.

Insisto em dizer que como o PCdoB tem como meta a eleição de um deputado estadual agora em 2010, torna-se o partido que melhor apresenta chances de sucesso numa possível eleição de um candidato Filho da Região do Apodi.

Leia Mais >>

[publicidade] Loja Intensa




CONVITE

O casal Oscar Lima e Júlia Poliana, estarão inaugurando na próxima sexta-feira dia 31 de julho, as 18:00hs, mais um grande empreendimento para Apodi, a Loja Intensa, e se sentirão felizes com a sua presença.

A Loja INTENSA, chega para a sociedade apodiense, apresentando em seu catálogo de opções as mais famosas griffes nacionais e internacionais, como: Carmim, Carmem Steffens, Morena Rosa, Stalker, Culli, Ana Marcolino, Brukfield e D´millus. Aos convidados será oferecido um coquetel, ao mesmo tempo em que ouviram a boa música da banda de música Antonio de Pádua Leite. Na ocasião também será realizado uma benção no ambiente. O convite é extensivo a toda população de Apodi e região.

Esperamos por você

________________________________
Loja Intensa - Rua: João Nogueira, 112 – Centro de Apodi/RN

Leia Mais >>

[veja] Classificação do Brasileiro 2009 (Série B)

Confira os resultados da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro (Série B). Classificação, artilharia e próxima rodada completa aqui no ApodiBaixo doPano.



Clique na imagem para ampliar

Terminada a 14ª rodada do Brasileiro da Série B, o Vasco, que derrotou o Fortaleza por 2 a 1, manteve a 5ª colocação da rodada passada mas passou a ficar a somente 3 pontos do Atlético-GO, que desbancou o Guarani e é o novo líder da competição. Mais uma vez o desempate entre o Figueirense e o Gigante da Colina se dá pelo critério do número de vitórias.

Leia Mais >>

[leia] 5º Oeste Leite em Apodi




Vem aí o 5º Oeste Leite no município de Apodi, o Parque do Criador que fica as margens da BR 405, tá passando por uma reforma para atender melhor o público durante as exposições.

As inscrições para participar do evento, serão realizadas pela EMATER e Secretaria de Agricultura Municipal, uma semana antes do evento. A estrutura dos stands e a divulgação do 5º Oeste Leite serão de responsabilidade do governo do estado.

“O 5º Oeste Leite será realizado nos dias 14 e 15 de agosto do corrente ano, e terá várias atividades como: Torneio Leiteiro de Cabras e Vacas, Festival de Culinária Caseira da Carne e do Queijo, Campeonato de Peso Pesado de Cabritos e Borregos, Concurso do Bode Tarado, Feira de Mangaios e Roda de Conversa”, destaca o coordenador da feira, o engenheiro agrônomo Evandi Souza.

O evento também contará com os municípios de Felipe Guerra, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes. Que tem como objetivo a divulgação e comercialização da cadeia produtiva do caprino na nossa região.

Também está marcado algumas atrações culturais que irão se apresentar, sendo elas: Mamulengo de Heraldo Lins, Chiquinho do Acordeom, Manuel do Coco e Chico de Elvira.

Fotos: Portal Búzios

Leia Mais >>

[leia] Curtas

A Vivo chegando com força em Apodi.

Setembro é o mês que a TV Diário de Fortaleza volta a ser captada na parabólica.

Os pedidos de músicas do Michael Jackson não param nas rádios. E as vendas de CDs e DVDs também.

Já não sabemos mais o que dizer a respeito da buraqueira na cidade.

Leia Mais >>

terça-feira, 28 de julho de 2009

[veja] Capa do Vale do Apodi – Julho


Clique na imagem para ampliar

Leia Mais >>

[leia] Univap empata na Copa Oeste


A primeira rodada da 14ª edição da Copa Oeste de futebol amador, que aconteceu no domingo passado. Ao todo, foram disputadas cinco partidas na estréia da competição oestana.

A Univap (União Vale do Apodi) empatou sem gols contra a equipe de Upanema fora de casa. Na próxima rodada a Univap enfrentará a equipe da cidade de Serra do Mel no estádio Antonio Lopes Filho.

Vamos aos resultados da 1ª Rodada:

Upanema 0 X 0 Univap (Apodi)
Antônio Martins 1 X 1 Baraúnas (Mossoró)
Itajá 3 X 0 Potiguar (Mossoró)
Tiradentes 0 X 0 Serra do Mel
Felipe Guerra 4 X 0 Baraúna

Leia Mais >>

[leia] Convite Oficina Territorial Sertão do Apodi

Convite

A Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura do Rio Grande do Norte – MPA/RN e a Cooperativa de Trabalhadores Autônomos convidam para a Oficina Territorial de Governança – Gestão da Política de Aquicultura e Pesca no Território Sertão do Apodi.

LOCAL: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas
DATA: 30 e 31 de julho de 2009
HORA: 8:30hs

Ocasião em que sua presença muito honrará
Mais informações: 9904-0882 Fátima Tôrres

Leia Mais >>

[leia] Falta de compradores desestimula produtores de arroz

APODI - Os mais de 500 produtores de arroz do Vale do Apodi estão desestimulados com a falta de mercado e preço para o produto, que vem sendo estocado em vários galpões de comunidades rurais encravadas no território apodiense, o qual é detentor da maior produção de arroz do Rio Grande do Norte.

Mesmo atuando de forma artesanal, os produtores de arroz de Apodi recentemente conseguiram novas técnicas junto a produtores do Vale do Jaguaribe, no Ceará, e com isso vem conseguindo triplicar a produção de arroz no Vale do Apodi, mas o que chama a atenção é que os produtores de Apodi estão com mais de quadro milhões de quilos do produto estocado, devido à falta de comprador. O preço baixo também tem gerado dor de cabeça aos arrozeiros do Vale do Apodi.

Os produtores Francisco e Sérgio Linhares, respectivamente, estão com mais de 400 sacas de arroz estocadas porque não aparece comprador e quando aparece querem pagar pelo produto um preço muito abaixo do valor de mercado. "Enquanto as coisas não melhorarem não vamos plantar arroz aqui em nossas terras, porque estamos amargando grande prejuízo", comentou Francisco Linhares.

A cultura do arroz é responsável pelo sustento de centenas de famílias de agricultores do município, que até pouco tempo viviam em excelentes condições financeiras, mas hoje a realidade é que os produtores dispõem do arroz estocado e muitas dívidas.

Os arrozeiros Genildo Santos, Manoel Francisco e Francisco Azumar Oliveira destacam as dificuldades para continuar atuando na cultura do arroz com os altos preços de energia elétrica, falta de comprador e preços baixos. "Tive que vender dois bois para pagar aos trabalhadores para colher o meu arroz, tenho o arroz aqui e não tem quem compre", comentou Genildo Santos.

Em toda região existem apenas três compradores de arroz, mas devido à crise e à falta de mercado para o produto, poucos se arriscam a fazer grandes compras. O empresário Breno Galvão diz que os equipamentos de beneficiamento do arroz produzido na região estão ultrapassados e isso faz com que o produto depois de beneficiado não tenha qualidade e sem qualidade não existe vendas. "Precisamos de uma indústria de beneficiamento de arroz que deixe o nosso produto em condições de igualdade com o arroz que vem do Sul do País, mas esses equipamentos são muitos caros, estamos tentando viabilizar um empréstimo junto ao Banco do Nordeste para que libere recursos para fazer a aquisição das máquinas", comentou o empresário Breno.

Em Apodi, existe uma Fábrica de Beneficiamento de Arroz em construção às margens da BR-405, sentido Apodi/Mossoró. O empreendimento foi construído através de uma parceria do empresário Breno Galvão, Prefeitura do Apodi e Governo do Estado, mas que se encontra parado à espera do financiamento do Banco do Nordeste para a aquisição de máquinas e equipamentos modernos para o beneficiamento de arroz. Quando estiver em funcionamento, a fábrica vai gerar mais de 100 empregos diretos.

Fonte: Gazeta do Oeste

Leia Mais >>

[leia] Coopapi e AMPC realizam cursos de cooperativismo e gestão coletiva e formação de preços em parceria com o SENAR/RN


Apresentação do SENAR

Da esquerda para a direita Isaac, Ronimeire e Francelino simulando a criação de uma cooperativa de assistência técnica

Turma festejando com o Instrutor Watson

Da esquerda para a direita Benedito participante do curso, Watson instrutor e Clébson mobilizador.

Aconteceu de 20 a 24 de Julho na comunidade de Córrego os cursos de Cooperativismo e gestão coletiva e formação de preços, os cursos são frutos de uma parceria com o serviço nacional de aprendizagem rural - SENAR/RN e visam proporcionar conhecimentos a nossos cooperados e sócios, na oportunidade se fizeram presentes alguns sócios e também filhos de sócios e cooperados, dentre eles alguns acadêmicos da UFERSA que estão de ferias e aproveitaram para ampliar os horizontes de conhecimentos com os cursos.

Leia Mais >>

segunda-feira, 27 de julho de 2009

[leia] O que é Quociente Eleitoral?

Eu fico imaginando o que Tibúrcio Marinho estaria fazendo uma horas dessas que não está lendo o ApodiBaixo doPano para aprender um pouco de política comigo.

Leia, e aprenda! Para não passar vexames!

Quociente Eleitoral nada mais é que a divisão entre o número de votos válidos (votos nominais + votos de legenda) dividido pelo número de vagas, a depender do cargo em questão.

Usemos como exemplo as eleições 2008 em Apodi para o cargo de vereador.

Tivemos 20.930 votos nominais para vereador no ano passado, ou seja, 20.930 eleitores apodienses saíram de suas casas naquele domingo sabendo em qual candidato a vereador iria votar e não erraram na hora da digitação, o que quer dizer que todos eles fizeram direitinho o dever de casa e escolheram realmente o seu candidato.

Tivemos também 1.606 votos de legenda, ou seja, 1.606 apodienses saíram de suas casas sem saber ao certo qual candidato iria optar e acharam por bem votar apenas no partido, sabendo que seu voto serviria para o partido e/ou coligação na hora da contagem final. Há também aqueles que por algum motivo erraram na digitação, e pensando está votando no prefeito ou algo do tipo digitaram apenas os 2 dígitos iniciais de seu vereador, esses também contam como voto de legenda.

Somando então os votos nominais com os votos de legenda temos 22.536 votos válidos.

Para saber qual o Quociente Eleitoral basta dividir o total de votos válidos, que foram 22.536 pelo número de vagas na câmara de vereadores em Apodi, que todos nós sabemos que são 9 vagas, pelo menos por enquanto não é aprovada a PEC dos vereadores, que irá aumentar para 13 vagas.

Pois bem: 22.536 dividido por 9 é igual a 2.504.

2.504 votos é o Quociente Eleitoral.

E para que serve este danado do Quociente Eleitoral?

Para que um partido ou coligação consiga obter uma vaga, ele precisa ultrapassar essa quantidade de votos. Digamos que eu, DeAssis Oliveira, tivesse sido candidato nessas eleições pelo PDP (Partido Dibaixo dos Panos) e sozinho tivesse obtido 2.504 votos, eu teria sido eleito. O que não quer dizer que para qualquer um se eleger seriam necessários obter 2.504 votos.

É aí onde entra a coligação ou voto do partido. É aqui onde entra o Quociente Partidário.

Quociente partidário nada mais é que a soma de todos os votos de todos os candidatos de todos os partidos que fazem parte de uma mesma coligação, somados aos votos de legendas desses mesmos partidos divididos pelo Quociente Eleitoral, já demonstrado anteriormente. No caso do partido não ter feito coligação com ninguém, como foi o caso do PCdoB em Apodi, o Quociente Partidário será a soma dos votos dos candidatos somente do PCdoB e da legenda daquele partido divididos pelo Quociente Eleitoral.

Vamos aos números:

O PCdoB nessas eleições lançou 13 candidatos que somados tiraram 4.179 votos nominais e 405 votos de legenda, ou seja, o total de votos válidos foi de 4.584 votos. Para saber o Quociente Partidário do PCdoB temos que dividir esses 4.584 por 2.504 (Quociente Eleitoral) que dá 1,83.

O QP (Quociente Partidário) do PCdoB foi 1,83.

E agora, o que faço com o 1,83?

O número absoluto que vier à esquerda da vírgula é o número certo de vagas que o partido e /ou coligação elegeu, ou seja, o PCdoB conseguiu eleger pelo menos 1 candidato em 2008, que no caso é o mais bem votado entre todos os candidtoss, o nome foi o de Genivan Varela. Mas todos nós sabemos que além de Genivan o vereador Chico de Marinete também foi eleito. Como?

Vejamos agora o número absoluto que veio à direita da vírgula, ou seja, o 83. Guardemos esse número.

Vamos agora mostrar o Quociente Partidário das demais coligações em 2008:

PHS/PT/PSB = 1,52
PP/PMDB/DEM/PRB/PPS = 3,03
PR/PTB/PV/PDT = 2,63

Ou seja:

O PHS/PT/PSB fizeram 1 vereador, guardemos então o 52.
O PP/PMDB/DEM/PRB/PPS fizeram 3 vereadores, guardemos então o 03.
O PR/PTB/PV/PDT fizeram 2 vereadores, guardemos então o 63.

Somando 1+1+3+2 dá igual a 7 vereadores, mas temos 9 vagas, sobraram 2 vagas.

É aqui que entra as sobras (83, 52, 03 e 63). Os partidos e/ou coligações que apresentam os maiores números absolutos ficaram com as duas vagas restantes. Com isso o 83 do PCdoB e o 63 do PR/PTB/PV/PDT ficaram com as vagas. E assim Chico de Marinete e Ângelo Suassuna foram eleitos, mesmo sabendo que Júnior Souza do PMDB tiveram uma votação superior a deles.

Ué, mas por que estamos falando disso agora? Voltando a falar de números das eleições passadas?

É porque temos que saber disso bem direitinho se quisermos eleger um deputado estadual. É preciso fazer as escolhas certas, montar as estratégias certas para alcançarmos o nosso objetivo. É por isso que Apodi tem chances reais nessa disputa, porque somos inteligentes e vamos usar a cebeça não apenas na hora de votar, mas ainda no planejamento.

O PCdoB agiu certo, assim como agiu certo o PR em 2008 nas eleições de Apodi. Foram os dois únicos partidos a conseguir eleger 2 vereadores cada.

E ainda dizem que o ApodiBaixo doPano não é inteligente!! Kkkkkkk...

Leia Mais >>

[leia] Candidato com 20 mil votos ou menos para deputado estadual poderá ser eleito

Há quem pense ou queira fazer com que os outros pensem que são necessários mais de 40 mil votos para eleger um deputado estadual, na tentantiva de justificar a falta de apoio ao projeto Filho de Apodi, quando na realidade menos da metade disso será suficiente, como mostram números da última eleição.

Vejamos, por exemplo, os números de 2006:

Arlindo Dantas do PHS foi eleito com apenas 20.074 votos, numa coligação que também elegeu o deputado Fernando Mineiro com apenas 22.433 votos.

Em 2006 o PT se juntou com o PHS e com mais dois outros partidos pequenos, o PCdoB e o PTdoB, sendo que os mais votados foram Fernando Mineiro e Arlindo Dantas com as votações já citadas.

Foram 2 deputados eleitos com pouco mais de 20 mil votos.

Agora vamos brincar um pouco com os números e mostrar que o Projeto Filho do Apodi está mais próximo do que nunca!!

Digamos que nem Fernando Mineiro, nem mesmo Arlindo Dantas fizessem parte dessa coligação e que todos os demais candidatos mantivessem a votação que tiveram, inclusive os votos de legenda. Ainda assim a coligação teria eleito um deputado. Sabe com quantos votos? 16.997 votos. Seria eleito o deputado Francisco Salismar Lopes Correia do PHS com 16.997 votos.

Apenas 16.997 votos eram necessários para eleger um deputado em 2006. E mesmo assim a coligação ainda teria 'sobra' para disputar outra vaga.

Eu poderia ir mais além, só pra mostrar o quanto a política e as regras da política podem ser interessantes e se usadas com sabedoria poderemos obter bons resultados.

Vamos conjecturar que nem Fernando Mineiro, nem Arlindo Dantas, nem o Francisco Salismar fizessem parte dessa coligação e vamos manter a votação dos demais, inclusive das legendas. Por incrível que pareça, ainda assim a coligação teria eleito um deputado.

E, pasmem!!! Com apenas 11.806 votos o deputado eleito seria Roberto Germano do PCdoB. É tudo uma questão de escolha, e saber fazer a coligação certa, com os partidos certos, e principalmente sem nenhum candidato que venha a se destacar entre os demais.

Quem não lembra da vereadora Dagmar Suassuana? Eleita em 2004 com pouco mais de 500 votos, deixando pra trás candidatos com votação superior aos 1.000 votos? A eleição para deputado estadual segue a mesma linha de raciocínio da campanha de vereador, tudo vai depender do partido e ou da coligação.

Estimasse que o Quociente Eleitoral em 2010 chegue aos 75 mil votos, e se o partido lançar 5 candidatos que tirem 10 mil votos cada um, totalizando 50 mil votos, sabendo que o partido poderá lançar até 36 nomes, não seria difícil que os demais 31 candidatos tirassem 800 votos cada e o deputado seria eleito com 10 mil votos apenas.

E todos nós sabemos que o candidato Filho do Apodi poderá entrar na disputa com uma votação bem superior aos 10.000 votos, basta apenas que você faça a escolha certa.

Leia Mais >>

[leia] 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública - CONSEG




A CONSOLIDAÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA
Um novo processo e muitos atores

A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é um marco histórico na política nacional, apresentando-se como valioso instrumento de gestão democrática para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), dentro de um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Importantes decisões serão tomadas, de forma compartilhada, entre sociedade civil, poder público e trabalhadores.

O processo participativo da 1ª Conseg é amplo e envolve e uma serie de etapas. Entre elas, as estaduais, as municipais eletivas e preparatórias, as conferências livres, a conferência virtual, os seminários temáticos e outras ações que possibilitam qualquer cidadão e cidadã encaminhar propostas à etapa nacional em Brasília, que ocorrerá 27 a 30 de agosto de 2009.

No último final de semana (23 a 25 de julho de 2009) foi a vez da etapa Rio Grande do norte, realizada no Hotel Praia mar na praia de ponta negra em Natal, onde se discutiu e deliberou-se sobre os seguintes eixos temáticos:

Eixo 1 (gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo).

Eixo 2 (Financiamento e gestão da política pública de segurança).

Eixo 3 (Valorização profissional e otimização das condições de trabalho).

Eixo 4 (Repressão qualificada da criminalidade).

Eixo 5 (Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura da paz).

Eixo 6 (Diretrizes para o Sistema Penitenciário).

Eixo 7 (Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimento Emergências e acidentes).


Estiveram participando representando Apodi, Moésio Marinho (seguimento trabalhador), Pedro Junior (pastoral carcerária), Luiz de Bevenuto (pastoral carcerária), Tibúrcio Marinho (poder público). Na eleição por seguimentos Pedro Junior representará o Oeste na condição de delegado pela sociedade civil, Moésio Marinho na condição de observador na etapa nacional em Brasília no final do mês de agosto..

Leia Mais >>

[leia] Encontro dos Articuladores da Pesca - Nordeste




Ministério da Pesca investe em formação para os Articuladores da Pesca e Aquicultura do Nordeste.

Aconteceu de 23 a 27 de julho o Encontro dos Articuladores do Nordeste da Pesca e Aquicultura Promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura/ MPA. Associação de Orientação ás Cooperativas do Nordeste/ASSOCENE e Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos/ CTA na Praia soa Carneiros - Tamandaré Pernambuco.

Evento foi um momento de formação e aprofundamento da Política Territorial da Pesca do Governo Federal. Participaram do evento a coordenadora Nacional da Política Territorial, coordenadores estaduais, Superintendentes, Articuladores e Assessores de Gestão dos Estados do RN, CE, PB, PE, BA, AL e SE.

Fátima Tôrres
Articuladora Territorial da Pesca e Aquicultura
Sertão do Apodi
(84) 9904-0882 ou 9199-6330

Leia Mais >>

[leia] ‘Curto-Circuito’ em Mossoró durante toda a semana

Começa o ‘Curto-Circuito’. O projeto do Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará prevê oficinas e apresentações de dois espetáculos em cinco cidades do Rio Grande do Norte: Mossoró, Caicó, Martins, Apodi e Natal. Nesta segunda-feira (27) o grupo iniciou a primeira etapa do projeto, em Mossoró, e prosseguirá com uma programação até a próxima sexta-feira (31). Durante toda a semana o grupo desenvolverá atividades gratuitas no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. A oficina ‘Jogos e Improvisações para o Teatro’ é ministrada até a próxima quinta-feira, das 8h ao meio-dia, na sala de ensaios do Teatro Municipal. Na quarta-feira (29) O Pessoal do Tarará apresentará o espetáculo ‘O Inspetor Geraldo’ na praça do Teatro Municipal, a partir das 17h30. Na quinta-feira (30) também às 17h30 na mesma praça, o grupo reapresentará o mesmo espetáculo. Na sexta-feira (31) O Pessoal do Tarará encerrará a primeira etapa do projeto com a apresentação do espetáculo ‘A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró’, às 20h, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. Para este espetáculo os convites são retirados gratuitamente, em horário comercial, no próprio teatro, a partir de quarta-feira (29).

“Queremos convidar a população mossoroense para que participe das atividades deste projeto. Dificilmente temos espaços em nossa agenda para apresentações em nossa cidade, e por isso não podemos perder a oportunidade. Queremos ver o teatro lotado na sexta-feira, e com grande participação durante estes dias de projeto”, afirma o ator e responsável pela oficina, Alex Peteka.

O projeto ‘Curto-Circuito’ chega às populações das cidades de Mossoró, Caicó, Martins, Apodi e Natal de forma gratuita, graças ao Prêmio Funarte de Artes Cênicas Myriam Muniz 2008, que tem patrocínio da Petrobras, apoio da Associação Cultural da Funarte, e realização da Funarte e do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Mais Informações sobre o grupo e o projeto são obtidas no site http://www.opessoaldotarara.com.br/

“Temos que agradecer aos nossos patrocinadores, que é a Petrobras e a Funarte, mas agradecer também ao apoio da Gerência da Cultura do Município, e do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado que abriu suas portas para receber o projeto”, completa Alex Peteka.

FESTIVAL AGOSTO DE TEATRO – O Pessoal do Tarará conseguiu aprovar os dois projetos que enviou para o festival da Fundação José Augusto, que acontecerá de 7 a 15 de agosto em Natal. Os espetáculos selecionados foram ‘O Inspetor Geraldo’, que será encenado no Largo Dom Bosco, no dia 8 de agosto, e ‘A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró’, que voltará ao Teatro Alberto Maranhão, no dia 14 do mesmo mês.

Leia Mais >>

[leia] Apodienses visitam a praia dos carneiros em Pernambuco

Conhecendo a Praia dos Carneiros em Tamandaré – PE, as piscinas naturais considerada mais belas do mundo...

Em Tamandaré você tem que desfrutar da paisagem selvagem da praia dos Carneiros, localizada à 5 Km da cidade. Carneiros é uma praia de sonhos. São 5 Km de coqueiros que margeiam toda a sua extensão, a água é límpida e morna e sua paisagem é moldada pelo estuário do Rio Formoso e por um paredão de arrecifes de 1Km de extensão. As piscinas naturais e os bancos de areia oferecem um espetáculo de cores inigualável. As ondas banham a "igrejinha dos Carneiros", porque ainda hoje utilizada em eventos isolados. A praia é um paraíso que merece ser visitado, pois a paisagem ainda é quase a mesma do início do século. Permite ancoragem natural na maré baixa de pequenos barcos e médias embarcações na maré alta.




Leia Mais >>

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO