segunda-feira, 27 de julho de 2009

[leia] Candidato com 20 mil votos ou menos para deputado estadual poderá ser eleito

Há quem pense ou queira fazer com que os outros pensem que são necessários mais de 40 mil votos para eleger um deputado estadual, na tentantiva de justificar a falta de apoio ao projeto Filho de Apodi, quando na realidade menos da metade disso será suficiente, como mostram números da última eleição.

Vejamos, por exemplo, os números de 2006:

Arlindo Dantas do PHS foi eleito com apenas 20.074 votos, numa coligação que também elegeu o deputado Fernando Mineiro com apenas 22.433 votos.

Em 2006 o PT se juntou com o PHS e com mais dois outros partidos pequenos, o PCdoB e o PTdoB, sendo que os mais votados foram Fernando Mineiro e Arlindo Dantas com as votações já citadas.

Foram 2 deputados eleitos com pouco mais de 20 mil votos.

Agora vamos brincar um pouco com os números e mostrar que o Projeto Filho do Apodi está mais próximo do que nunca!!

Digamos que nem Fernando Mineiro, nem mesmo Arlindo Dantas fizessem parte dessa coligação e que todos os demais candidatos mantivessem a votação que tiveram, inclusive os votos de legenda. Ainda assim a coligação teria eleito um deputado. Sabe com quantos votos? 16.997 votos. Seria eleito o deputado Francisco Salismar Lopes Correia do PHS com 16.997 votos.

Apenas 16.997 votos eram necessários para eleger um deputado em 2006. E mesmo assim a coligação ainda teria 'sobra' para disputar outra vaga.

Eu poderia ir mais além, só pra mostrar o quanto a política e as regras da política podem ser interessantes e se usadas com sabedoria poderemos obter bons resultados.

Vamos conjecturar que nem Fernando Mineiro, nem Arlindo Dantas, nem o Francisco Salismar fizessem parte dessa coligação e vamos manter a votação dos demais, inclusive das legendas. Por incrível que pareça, ainda assim a coligação teria eleito um deputado.

E, pasmem!!! Com apenas 11.806 votos o deputado eleito seria Roberto Germano do PCdoB. É tudo uma questão de escolha, e saber fazer a coligação certa, com os partidos certos, e principalmente sem nenhum candidato que venha a se destacar entre os demais.

Quem não lembra da vereadora Dagmar Suassuana? Eleita em 2004 com pouco mais de 500 votos, deixando pra trás candidatos com votação superior aos 1.000 votos? A eleição para deputado estadual segue a mesma linha de raciocínio da campanha de vereador, tudo vai depender do partido e ou da coligação.

Estimasse que o Quociente Eleitoral em 2010 chegue aos 75 mil votos, e se o partido lançar 5 candidatos que tirem 10 mil votos cada um, totalizando 50 mil votos, sabendo que o partido poderá lançar até 36 nomes, não seria difícil que os demais 31 candidatos tirassem 800 votos cada e o deputado seria eleito com 10 mil votos apenas.

E todos nós sabemos que o candidato Filho do Apodi poderá entrar na disputa com uma votação bem superior aos 10.000 votos, basta apenas que você faça a escolha certa.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO