sexta-feira, 30 de abril de 2010

[leia] E a Senadora Rosalba não para de 'twittar'

Sem exageros, mas nunca vi alguém 'twittar' tanto quanto a Senadora Rosalba nos últimos dias.

Depois da matéria que ganhou o Brasil inteiro dando conta de que os senadores potiguares foram os que menos apresentaram projetos, a Senadora tem jogado pros seus seguidores do Twitter tudo, tudo, tudo e mais um pouco do que tem feito e/ou pretende fazer.

É coisa que não acaba mais. Vai da apresentação de projeto que amplia os direitos do historiador e do turismólogo; de requerimentos que debatem a energia eólica e solar no Brasil; de projeto que isenta IPI para caminhoneiros autônomos, até o anúncio de que recebeu o diploma de Senadora Amiga da Empregada Doméstica. Além de, lógico, o projeto da UFSER ( Universidade Federal do Seridó ). Sem falar em outras coisinhas mais que demandariam muito espaço e tempo, o que me falta agora.

É mesmo muito lastimoso que uma Senadora tão atuante como a pré-candidata ao Governo do RN, Rosalba Ciarlini, tenha sido comparada a Garibaldi e a Zé Agripino. Que maldade essa imprensa tem feito com a Rosa de Mossoró. Veja só a cidade de Apodi que, injustamente, tachou a Senadora de traidora no caso UFERSA.

Para compensar, talvez, Rosalba mereça levar os votos daqui. Mas como eu sou muito ingrata, garanto apenas que o meu ela não leva. Depois eu penso se devo pedir perdão por isso.

Leia Mais >>

[leia] Wilma de Faria visita Apodi em meio a olhares desconfiados

Já que não fui a única a ver o disparate no Twitter da EX-governadora...

"A governadora Wilma de Faria passou agora há pouco em Mossoró rumo à cidade de Apodi onde acompanhará a realização da 3ª Feira de Negócios do Médio Oeste.

Antes de partir para Apodi, Wilma utilizou o Twitter para destacar sua atuação na cidade oestana.

Wilma se rotulou como a 'governadora do saneamento básico'.

E acabou entrando numa saia justíssima.

Dos projetos elencados para a cidade oestana, o saneamento foi o mais problemático e improdutivo de todos.

Wilma desembarcará em Apodi em meio a olhares desconfiados.

Não é para menos".

E ainda,

"Os problemas de 'improdutividade' da obra estão ligados às interrupções que o projeto sofreu. Até o momento a obra só serviu para publicidade. E só. Não estou contestando a necessidade de investir em saneamento. A necessidade existe sim, e é preciso bater palmas para investimentos desta ordem. Mas não vou bater palmas para a ineficiência. Em Apodi, até o momento, o saneamento básico não saiu do básico".


Fonte: Giropeloestado.blogspot.com


Nota do Blog: O dinheiro público foi gasto, enterrado e quase esquecido pelo Governo. Não fosse os apodienses lembrando e relembrando a obra abandonada, certamente, o Governo já teria dado por encerrado o caso. Se é que já não deu. E o pior, notas como essas vinculadas publicamente pela assessoria da ex-governadora seriam tidas como verdades. Dona Wilma se dá ao direito de utilizar a obra abandonada do saneamento, cujo dinheiro público continua enterrado e sem utilidade alguma, para fazer propaganda em benefício próprio. Que Ela e os demais políticos se utilizem do que fizeram em seus mandatos para conseguir votos, tudo bem. Mas daí se utilizar do abuso de confiança (pra não dizer mentiras) e anunciar o que NÃO fez como se tivesse feito, é o fim. Vai entender...

Leia Mais >>

[leia] Dificuldades na atual administração

A quase saída de Nilson da secretaria de Obras tem um ingrediente a mais, a permanência de Júnior Souza na Câmara de Vereadores, já que ele é o primeiro suplente de vereador da coligação do PMDB/PPS.

Caso Nilson não seja convencido a continuar na pasta, o vereador Júnior Souza deverá deixar a Câmara.

Uma solução simples e prática seria a sua nomeação para Obras, mas isso teria que primeiro passar pelo aval do Chefe de Gabinete Klinger Pinto, um assunto que segundo informações está totalmente fora de cogitação, por isso que a gestão atual trabalha para deixar Nilson onde está.

Se Nilson voltasse à Câmara, seria então pelo menos 2 baixas para Goreti: Nilson por está chateado com a falta de espaço, e Júnior Souza por não ocupar cargo público.

Leia Mais >>

[leia] Nilson Fernandes poderá recuar da decisão

Mal saiu, o vereador Nilson Fernandes poderá voltar.

Seria então A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM.

A prefeita Goreti Silveira e assessores estão nesse momento reunidos para tentar encontrar uma saída para esse novo tropeço de sua administração, e dessa reunião poderá sair 'motivos suficientes' para que o vereador Nilson Fernandes continue na pasta.

Leia Mais >>

[leia] Mais um secretário de Goreti pede demissão:Nilson está fora!

E na onda de pedidos de demissão, dessa vez foi o secretário municipal de Obras, o vereador Nilson Fernandes, que enviou documento à Câmara de Vereadores solicitando seu reingresso.

Nilson ocupava a secretaria de Obras desde o início do mandato de Goreti, e há tempos vinha anunciando que entregaria o cargo, que só agora veio a se concretizar.

Antes a desculpa do vereador era de que disputaria a presidência da casa, mas com a manutenção de Evangelista no cargo Nilson recuou da decisão.

Mesmo antes, dizia-se que Nilson não andava satisfeito com a atual administração, o que só agora veio a se confirmar.

Informações extra-oficiais dizem que Nilson estaria muito insatisfeito com o espaço que tem no grupo, ou melhor, que não tem no grupo, e o 'estopim' de sua saída teria sido a preferência pelo também secretário Laete Oliveira, num projeto que será realizado pela prefeitura municipal.

Leia Mais >>

quinta-feira, 29 de abril de 2010

[leia] Direto do Twitter de Wilma de Faria

Acessando neste exato momento o twitter, fico sabendo que a ex-governadora Wilma de Faria (que não gosta de ser chamada de ex) já está a caminho de Apodi.

"Embarcando agora para Apodi. Entre outros compromissos vou conferir as novidades da Feira de Negocios que criei para todas as regiões." - anunciou Wilma.

Mas o x da questão não está aí. Um pouco depois a assessoria de Wilma, que a acompanha em todos os lugares, publicou a seguinte nota:

"
[A] Wilma segue agora para Apodi. Veja o que ela fez por aquele município de 35 mil (cont) http://tl.gd/130rs4".

E ainda,
"[A] Wilma foi a governadora do saneamento de Apodi, da reconstrução da BR 405 (para Mossoró), da Central do Cidadão, da Casa da Cultura, da estrada do Lajedo Soledade, da Escola de Inclusão Digital e do complexo turístico da barragem (em andamento)".

Mas espere aí, saneamento de Apodi???

Ora, todos nós sabemos que isso aqui não tem. Como é que, irresponsavelmente, a assessoria de Wilma anuncia uma coisa dessas? Será que a ex-governadora autorizou tamanho absurdo?

Tudo bem. Vai ver foi erro de digitação.

Pra quem quiser conferir: www.twitter.com/wilmadefaria



Leia Mais >>

quarta-feira, 28 de abril de 2010

[veja] Quando uma imagem fala mais do que mil palavras


Fonte: Blog do Robson Pires (www.robsonpiresxerife.com)

Leia Mais >>

[veja] Lajedo de Soledade: como fazer turismo assim?








O que vocês acabaram de ver são fotos atuais do distrito de Soledade no Município de Apodi. É exatamente nesta comunidade que está localizado o famoso Lajedo de Soledade. As fotos acima mostram como se dá o acesso ao local.

O Lajedo é famoso não só pelas belezas naturais, mas também pela importância histórica. Considerado uma das formações rochosas mais antigas do Brasil, sua origem remete a 90 milhões de anos, quando os continentes africano e sul-americano ainda encontravam-se unidos. O que num passado remoto era um mar de águas rasas, resultou, na atualidade, na maior exposição de rocha calcária da bacia potiguar, com cavernas e fendas repletas de pinturas rupestres.

Não é necessário ser um historiador ou mesmo um arqueólogo para calcular o valor que o Lajedo tem para a história da humanidade e para o turismo local. É grande a movimentação em Soledade. O motivo é um só: dezenas de turistas viajam até a comunidade só para conhecer o Lajedo. Aproximadamente 100 mil turistas já visitaram o local.

No entanto, o acesso é um dos piores. O lixo tem tomado de conta; a quantidade de entulhos é enorme; estradas que favoreçam o acesso revela-se, por fim, como uma das maiores dificuldades. A situação é de abandono.

Há quem diga que temos um enorme potencial turístico. E aí eu completo, um enorme potencial turístico mal explorado e adormecido. Numa cidade que recebe tanto dinheiro proveniente dos royalties não dá mesmo pra entender por que as coisas são como são.

E antes que digam que gestor A ou B não tem culpa, eu pergunto: de quem é a culpa? Minha? Sua? Não importa de quem seja; importa saber de quem é a responsabilidade de fazer.

Leia Mais >>

[veja] CAMPANHA FICHA LIMPA


A coleta de assinaturas da CAMPANHA FICHA LIMPA continua. O PLP 518/09 está no Congresso Nacional há mais de 2 meses e precisa da sua colaboração para que entre na pauta de tramitação da casa. Divulgue seu apoio e ajude a convencer os parlamentares sobre a importância dessa iniciativa.

No site do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (www.mmce. org.br) é possível baixar o adesivo da campanha e ainda, verificar quais parlamentares são a favor do Projeto. Faça a sua parte!

Leia Mais >>

terça-feira, 27 de abril de 2010

[veja] Forró dos Idosos - Apodi - RN - 25.04.2010 - Baixa Fechada

Leia Mais >>

[leia] Hiper Net a 1ª apodiense com autorização da ANATEL

A Hiper Net é a primeira empresa apodiense a ter autorização para explorar o Serviço de Comunicação e Multimídia, ou seja, é a primeira a ter autorização para exploração do serviço de acesso a internet via rádio e também a primeira empresa do Alto Oeste a ter autorização própria.



É bom ter uma internet boa!

Mais o legal mesmo é ter a melhor!

Venha você também para a HiperNet.

Leia Mais >>

[veja] Líder do Assentamento Agrovila Palmares lança apoio à pré-candidatura de Flaviano Monteiro

Rita Gomes - líder comunitária do Assentamento Agrovila Palmares (distante 12 quilômetros de Apodi) - também lançou apoio à pré-candidatura do Professor Flaviano Monteiro no último domingo.

Vinda das bases, a pré-candidatura do Filho da Região do Apodi tem crescido a cada dia. São incontáveis as manifestações espontâneas que servem de suporte para mais essa empreitada. Nem mesmo houve o lançamento oficial da candidatura e as pessoas já cobram a presença do Professor e pré-candidato em todos os lugares.

Só mesmo quem o acompanha nessas andanças pode calcular o quanto são voluntários esses apoios.



Leia Mais >>

[veja] Mais potencialidades desperdiçadas

Não é mais novidade para ninguém ouvir falar sobre as imensas potencialidades e riquezas de Apodi. No entanto, é sempre necessário relembrá-las já que continuamos à margem do processo de desenvolvimento pensado pelos governos.

Aqui, na terra que em se plantando tudo dá, não é possível entender como continuamos tão esquecidos, tão desprezados. Não pra entender, por exemplo, como safras e mais safras são perdidas sem que haja um reaproveitamento adequado dessa produção. É incompreensível que um potencial como é o da Barragem de Santa Cruz seja tão pouco aproveitado.

O jovem Francisco Marcos que sobrevive da pesca na Barragem queixa-se da falta de estímulos e apoios ao seu trabalho. Vale lembrar que, assim como Marcos, são inúmeros os jovens e famílias inteiras que sobrevivem dessa atividade no município de Apodi.


Em plena Chapada do Apodi encontramos a produção de uva, acerola, verduras, legumes orgânicos. Sobram potencialidades, faltam investimentos. A insuficiência de cursos ministrados às comunidades dificulta ainda mais o reaproveitamento adequado dessas riquezas.





O ponto de partida para mudar essa realidade começa com a criação de projetos que estimulem essas e outras iniciativas. É preciso repensar e fazer uma releitura do passado para que não continuemos apartados do desenvolvimento econômico do RN e do Brasil.

Leia Mais >>

[veja] Populares de Melancias apoiam a pré-candidatura de Flaviano Monteiro







A comunidade de Melancias acolheu o professor Flaviano Monteiro no último domingo. De passagem pela comunidade, Flaviano recebeu o carinho de populares que se mostraram entusiasmados com o lançamento da pré-candidatura. Entre eles, Teté do Restaurante (melhor peixe e galinha da região) e esposa e ainda, o Galego do Mel. Este produziu cerca de 60 latas de mel somente em 2009. Mostra de que muitas potencialidades de Apodi continuam esquecidas.

Leia Mais >>

[veja] Aniversário de 15 anos de Monalisa Morais












Na noite do último sábado, dia 24, familiares e amigos do casal Solon Regalado e Édna Morais comemoraram o aniversário de 15 anos da jovem Monalisa. A festa foi de muita alegria para os que lá estavam. Confiram algumas fotos.

Leia Mais >>

segunda-feira, 26 de abril de 2010

[leia] Sávio Hackradt critica duelo entre Agripino e Wilma sobre “ficha limpa”

"Pré-candidato pelo PCdoB ao Senado defende discussão de propostas, ao invés do que classificou de política “medíocre”, “estéril” e “vergonhosa”.

Pré-candidato ao Senado Federal, Sávio Hackradt (PCdoB) teceu críticas ao senador José Agripino Maia (DEM) e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) por travarem “queda de braço” com o objetivo de saber quem tem a “ficha limpa” ou “menos suja”.

Para o comunista, o democrata e a peessebista medem força numa disputa pessoal e, com isso, propositadamente esquecem os problemas do Rio Grande do Norte. Hackradt considera que essa é uma maneira de fugir do debater sobre as grandes questões que não foram solucionadas pelos duelistas que já foram governadores.

Após lamentar a postura de seus concorrentes, Hackradt expôs algumas ideias e propostas para o desenvolvimento do Estado dentro de uma aliança PCdoB-PDT, com a pré-candidatura de Carlos Eduardo Alves (PDT) para o Governo do RN e a dele para o Senado.

Em seguida, rebateu os que dizem que ele não se elege. “Ninguém pode prever o resultado das eleições”, disse, emendando que o bom da democracia é o confronto das ideias.

Hackradt fez ainda comentários sobre o desempenho dos três senadores potiguares, Rosalba Ciarlini (DEM), José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB). “Por que eles não apresentam projetos para as questões fundamentais do desenvolvimento do RN? Isso tem que ser respondido”, cobrou.

Esse e outros assuntos, como a pré-candidatura do PT ao Senado, você confere na entrevista que Sávio Hackradt concedeu ao repórter Túlio Duarte. Acompanhe:

Nominuto.com - Qual é a avaliação que o senhor faz dessa discussão sobre “ficha limpa” travada entre dois dos concorrentes do senhor, José Agripino Maia (DEM) e Wilma de Faria (PSB), na disputa por uma vaga ao Senado?
Sávio Hackradt - Isso é uma vergonha para o Rio Grande do Norte. Dois ex-governadores estarem discutindo quem é mocinho e quem é bandido é uma vergonha. O RN tem problemas sérios para serem discutidos e as lideranças políticas ficam discutindo quem é menos ou mais bandido. Isso é um absurdo. É lamentável que a agenda política do RN tenha chegado a esse patamar de discussão diante de tantos problemas que nós temos.

Nominuto.com - O senhor tem visitado diversas cidades pelo interior. Quais são os anseios da população?
SH -
Tenho observado um descrédito geral da população. Seja entre os jovens ou entre os mais velhos, homens ou mulheres, o descrédito é geral. Um dos motivos desse descrédito é justamente esse baixo nível de discussão no RN, diante de situações reais que eles vivem [a população] e não têm respostas para seus problemas. Tenho andado o interior com Carlos Eduardo Alves [pré-candidato ao Governo do RN pelo PDT] e observado que os jovens estão se formando ou já estão formados, mas não encontram emprego no interior do RN. Por que isso acontece? Por que o RN nunca preparou sua educação focada no desenvolvimento de suas potencialidades? Nunca. Não é ao acaso que o RN disputa há anos a rabeira da pior educação do país. Está sempre lá, no finalzinho. È preciso executar um plano de longo, médio e curto prazos para a educação articulada com o mercado de trabalho, de forma que se descubra as potencialidades de cada região e se foque nisso. Não há um único país do mundo que tenha se desenvolvido sem focar sua educação em suas potencialidades. O Brasil precisa fazer isso e o RN muito mais. Se não for assim, não vamos sair desse atraso. O RN vai perdurar por mais 40 ou 50 anos desse jeito.

Nominuto.com – Quais são as potencialidades que o senhor destaca?
SH -
Cada região tem sua potencialidade. Mas, por exemplo, todas as regiões no RN têm potencial turístico. Todas, no entanto, não há uma política para o desenvolvimento desse potencial. Falta a qualificação da mão de obras. O RN poderia estar qualificando e empregando milhares de pessoas em todo o Estado. Esse é um mercado crescente e abundante e que podia estar empregando milhares de jovens. Outra questão, nós somos um grande produtor de gás, mas nosso gás vai para os Estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco. E o que fica aqui? Por que não ir à Petrobras e propor que se ramifique o gás pelo Estado? As regiões do Seridó e do Vale do Açu, de produção cerâmica, podiam ser beneficiadas. É preciso consultar a Petrobras sobre isso, afinal, o gás é de solo potiguar. Por que não trabalhar nesse sentido? Outra questão, a malha ferroviária do RN podia ser expandida para se ligar a Trasnordestina, já que o RN ficou de fora da Transnordestina. Essas são questão que precisam ser respondidas.

Nominuto.com – Essas são as questões que o senhor pretende levar para o debate eleitoral?
SH -
Eu e Carlos Eduardo Alves (PDT) estamos estudando e nos preparando com técnicos. Já há uma equipe de técnicos das universidades estudando as principais temáticas do desenvolvimento do RN. Aliás, na próxima terça-feira (27), haverá uma reunião com a equipe de professores para nos aprofundarmos nisso e levarmos esses temas para a discussão com a sociedade.

Nominuto.com - É a elaboração de um plano de governo?
SH -
É a elaboração de um plano de governo. A maior preocupação de Carlos Eduardo é com o plano de governo e não com essa discussão política medíocre e estéril, que só atrasa o RN [referência a discussão sobre “ficha limpa”]. Em vez de se preocupar com as questões do RN, a política se envolve nessa questão policial de quem tem a “ficha limpa” ou “suja”. Ora, o cidadão de bem é obrigado a ter “ficha limpa”. Não é só o político, todo cidadão de bem tem que ter a “ficha limpa”.

Nominuto.com – Mas o senhor não acha que a população se interessa por essa discussão sobre “ficha limpa”?
SH -
A população se interessa e deve cobrar isso. A população deve se informar e votar em quem tem “ficha limpa”. A população deve exigir dos políticos que tenham a “ficha limpa”. Agora, os políticos [senador José Agripino Maia – DEM – e ex-governadora Wilma de Faria - PSB] é que não podem desvirtuar os problemas do RN. Eles são os responsáveis por, nos últimos 40 anos, não terem resolvido os problemas do RN. E agora vem querer desviar os problemas para a discussão de quem tem “mãos limpas” e de quem tem “mãos sujas”. É reduzir os grandes problemas do Estado a uma disputa pessoal. Isso é um absurdo. Isso é o atraso da política. É isso que atrasa o RN há mais de 40 anos. Há anos o RN vem nessa batidazinha medíocre e os seus problemas são esquecidos pela elite política do Estado. Isso descaracteriza a política. Estou impressionado com algumas reações da população, inclusive comigo. Parece que todo mundo entra nesse “balaio de gato”, que todo mundo é igual. Um dia desses estava andando aqui em Natal, me encontrei com um amigo que me apresentou a uma pessoa como um pré-candidato ao Senado. O cara olhou na minha cara e disse: ‘você vai roubar igual aos outros’. O cara disse isso na minha frente, assim sem cerimônia. Tomei um susto e demorei uns 30 segundos para me recuperar. Em seguida perguntei: amigo você nem me conhece, como você diz uma coisa dessas? Como você se sentiria se você fosse apresentado a mim e eu dissesse o que você acabou de me dizer, que você é igual aos outros e que vai roubar? Ele deu uma parada e disse: ‘desculpe, disse isso porque a política está tão desmoralizada que estou indignado’. Disse a ele que a indignação dele é a minha indignação. Ou nós partimos para mudar isso ou vamos deixar como estar. Se não há mais esperança, então, vamos deixar tudo igual. Mas se há esperança, nós podemos mudar isso. Podemos ou não podemos? O cara olhou para mim e disse ‘podemos mudar’. Estou contando essa história, mas já ouvi dezenas de histórias parecidas. A pessoa nem me conhece e já vem me comparando com os outros.

Nominuto.com - Para os que afirmam que Sávio Hackradt não se elege, o que o senhor tem a dizer?
SH -
Ninguém pode prever o resultado das eleições. Diga-me uma coisa, há uma lei dos homens ou divina que diga que só podemos votar em Wilma de Faria (PSB), Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM)? Só eles podem ser eleitos? Quem foi que disse isso? O cidadão é escravo? A escravidão já acabou há muito tempo no Brasil. Eles [Wilma, Garibaldi e Agripino] não são donos da consciência do povo. Quem foi que disse que perderia a eleição? Quem é que pode antecipar o resultado? Tem alguma mãe Dinah? A eleição nem começou. O bom da democracia é a possibilidade de atritos, mudanças, confronto de ideias e propostas. Isso é o bom da democracia. Estamos candidatos porque acreditamos que é possível mudar. Se nós não acreditássemos, não estávamos nem aí. Então, não aceitamos essa história de que só se pode votar neles. Por quê?

Nominuto.com – O que o senhor pretende realizar caso seja eleito para o Senado, dentro da aliança PCdoB-PDT?
SH -
Essa aliança PCdoB-PDT já está definida, com a candidatura de Carlos Eduardo Alves (PDT) para o Governo do RN e a minha para senador. Estivemos recentemente em Brasília, onde participamos do apoio à candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) para presidente. Conversamos com ela, que incentivou nossa candidatura. Dilma disse que, se eleita presidente, vai precisar de nossa ajuda no Senado. Sobre o que pretendo realizar, é preciso discutir sobre o papel do senador. Qual é o papel do senador? A verdade é que a maioria das pessoas sequer sabe a diferença entre o Senado e a Câmara Federal. O Senado representa a federação, por isso todos os Estados têm o mesmo número de senadores [três], para manter o equilíbrio federativo. Essa é a discussão que quero travar nessa eleição. O Senado tem se colocar no patamar de uma instituição capaz de interferir nas grandes questões nacionais do desenvolvimento econômico, político, social, nas questões internacionais. Hoje o Brasil saiu do patamar de país pequeno e está inserido nas grandes mesas de negociações do Mundo. Os senadores são auxiliares privilegiados nessas discussões. Um senador não deve ser um mero apresentador de emendas para construir alguns quilômetros de estradas ou umas duas salas de aula. O senador deve ser muito mais do que isso.



Nominuto.com – Qual avaliação o senhor faz do desempenho dos senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB), José Agripino Maia (DEM) e Rosalba Ciarlini (DEM)?
SH -
Cabe ao povo avaliar. Como sou concorrente, prefiro não fazer avaliação. O que posso dizer é que a ONG Transparência Brasil publicou recentemente um trabalho que mostra que a bancada do RN no Senado é a menos produtiva do Brasil. Em termos de projetos importantes para o Brasil, segundo a ONG, a bancada potiguar tirou zero. Ora, dizer que senador A ou B preside essa ou aquela comissão não é mérito. Isso é resultante de acordos políticos. Relatar um projeto de Lei ou uma PEC [Proposta de Emenda Constitucional] também não é mérito. Isso faz parte de acordos intra e inter partidários. É obrigação de todo senador. Ele é senador e tem que, no mínimo, relatar um projeto de Lei ou uma PEC. Isso é o mínimo. Agora, por que eles não apresentam projetos para as questões fundamentais do desenvolvimento do RN? Isso tem que ser respondido. Estou falando em cima de fatos. Cabe ao povo avaliar, dizer se quer continuar ou votar em outros candidatos.

Nominuto.com – Até o dia 16 de maio, o Partido dos Trabalhadores (PT) define um nome para disputar uma das vagas para o Senado. Essa candidatura do PT casada com a candidatura da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) retira votos do senhor?
SH - O PT tem todo direito de lançar candidato, assim como o PCdoB já vez ao lançar minha pré-candidatura. Vejo com naturalidade. Só lamento o PT não estar ao nosso lado, pois o PT sempre foi um parceiro histórico. A justeza dessas posições do PCdoB e do PT quem vai revelar é a história, só o tempo é que vai julgar isso. Acredito que a gente [de esquerda] tenha condições de eleger um senador. A nossa candidatura é construída a favor do RN e não contra A ou B. Espero ter o voto de todos os petistas do RN.

Nominuto.com – Os políticos ainda estão restritos as rodas de negociações e distantes do povo?
SH - Ao invés de discutir os problemas dos cidadãos, as lideranças políticas estão preocupadas com essa discussão estéril de quem tem mão limpa ou não. Se eles se esquecem do cidadão, este também se afasta da política. Como no Brasil nós somos obrigados a votar por Lei, lá na frente o eleitor vai se conectar nessa discussão. Espero que mais adiante os candidatos estejam discutindo com a sociedade e buscando soluções para os grandes temas do RN."

Matéria disposta no site: www.nominuto.com/noticias/politica/savio-hackradt-critica-duelo-entre-agripino-e-wilma-sobre-ficha-limpa/51589/

Leia Mais >>

[leia] Câmara de Vereadores em Apodi atuante de verdade

As câmaras municipais e os legislativos de uma maneira geral, são retratados na mídia e percebidos pelo público como poderes essencialmente antidemocráticos: irresponsáveis, não-representativos, aéticos, controlados pelo poder executivo e que visam unicamente atender interesses pessoais. Mas, felizmente, não é esse o Legislativo que temos atualmente.


Clientelismo, troca de favores e subserviência sempre foram marcas de boa parte da antiga casa, o que fez com quê a população em geral tenha a Câmara como uma casa que troca favores, que pratica caridade e que funciona como uma extensão dos interesses da prefeitura e não é esse seu papel. Sua função é legislar, fiscalizar e ser independente do executivo. Bem ou mal, é o que temos feito.

Nossa cidade tem sua história política manchada pelos desmandos do poder executivo que sempre contou com o aval da câmara. Por isso, precisamos com urgência recuperar o prestígio político e da política. Mas a imagem externa negativa dos legisladores é muito similar em todo o país. Precisamos então ter consciência de que não existe regime democrático sem um legislativo que se constitua em frente de resistência contra forças como a corrupção, a prepotência e o fisiologismo, que distorcem a representação popular.

Como órgãos representativos e decisórios, os legislativos têm a função de agregar a diversidade da população representada como um todo, estabelecendo uma relação de mão dupla: o Legislativo toma decisões que serão impostas sobre toda a população, e, se puder limitar o Executivo, terá o consentimento público. São instituições paradoxais, uma vez que representam a população e, ao mesmo tempo, são a fonte das leis que são impostas sobre essa mesma população.

Quando ocorre uma grande e incomum renovação no legislativo, como aconteceu nesta gestão, há grandes movimentos pela reforma da instituição porque, além dos membros não terem familiaridade com os procedimentos, trazem suas experiências de atuação em outros lugares. Quem são estas pessoas, como foram eleitas, suas trajetórias políticas, experiência parlamentar, forma de organização partidária e tempo de permanência no cargo são importantes para determinar sua atuação no parlamento e a feição que este adquirirá.

Diferentes graus de experiência no Legislativo são uma fonte de diferentes graus de poder. Um Legislativo inexperiente deparando-se com um Executivo e estruturas administrativas veteranos, estará em desvantagem tanto para analisar a legislação proposta, quanto para investigar o Executivo. Dentro da Casa Legislativa, os membros mais experientes podem ser menos ativos e ainda assim conseguirem resultados mais efetivos que seus pares mais novos e menos experientes, pelo simples fato de estarem familiarizados com a estrutura do poder.

As sessões da Câmara Municipal de Apodi têm sido marcadas pelo elevado nível dos debates, onde oposição e situação têm atuado de forma harmoniosa, marcando suas posições, mas em um nível de discussão que preserva as relações pessoais e pontua a unidade dos parlamentares em defesa do Poder Legislativo. Isso tem valido o título de uma das câmaras mais atuantes do Estado, não só pelo volume das matérias apresentadas e votadas, mas, também pela qualidade das mesmas. Tem sido um poder que não atua de forma subserviente, como estávamos acostumados a ver em nossa cidade e como ainda testemunhamos em outros municípios.

É preciso uma nova postura da sociedade diante de nossa política e de nossos políticos, pois só assim iremos coibir peculatos, prevaricações e outros delitos no serviço público. Fiscalizar o uso das verbas públicas e torná-las as mais transparentes possíveis, reaproximar sociedade e poder público, entre outras questões. Construímos o caminho da mediação política e para consolidar esse caminho precisamos contar com o apoio de toda a sociedade.

Escrito por João Evangelista - Pres. da Câmara Municipal de Apodi.

Leia Mais >>

[link] Siga o InfoDigital no Twitter

Clique aqui para ir à página da InfoDigital

Leia Mais >>

domingo, 25 de abril de 2010

[veja] Hipernet - Tecnologia de Ponta

Leia Mais >>

[leia] Lideranças políticas de Apodi em encontro com João Maia

Célio Martins, João Evangelista, Dr. Pinheiro Bezerra e Erlon César em encontro com João Maia.

A caravana do Partido da República chegou neste domingo (25) a região do Médio Oeste. É o segundo encontro regional do partido nesta temporada de 2010. O presidente estadual da legenda, deputado federal João Maia se reuniu com lideranças políticas de Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu, Olho D’água dos Borges, Caraúbas, João Dias, Serrinha dos Pintos, Riacho da Cruz, Alexandria, Almino Afonso, Pilões, Umarizal, Apodi, Frutuoso Gomes, Lucrecia, Antonio Martins, Rafael Godeiro, Triunfo Potiguar, no salão de eventos do Hotel Serrano, em Martins (RN).

O encontro contou com a presença dos pré-candidatos do partido, como o próprio João Maia, José Lins, Kelps Lima, George Soares e Diógenes Dantas, além dos prefeitos Shirley Targino (Messias Targino), Lucídio Jacome (Frutuoso Gomes), Francisco das Chagas (Pilões), Evilásia Gildênia (Patu), Jaime Calado (São Gonçalo do Amarante), vereadores e lideranças políticas da região.

Em uma entrevista coletiva as emissoras de rádio, blogs e jornais presentes ao evento, o deputado João Maia disse que durante os encontros regionais vai travar uma discussão sincera e franca sobre os problemas de cada município, ao mesmo tempo sobre o fortalecimento do PR. “Nós pensamos que os partidos devem ser com a participação das lideranças, com a discussão de problemas da região e do estado e discutindo estratégias políticas para 2010”, explicou.

Fonte e foto: Robson Pires.

Leia Mais >>

[veja] Prestação de Contas do Carnaval 2010 em Apodi/RN

A prefeitura do Apodi atendendo a uma solicitação do vereador Ângelo Suassuna enviou à Câmara Municipal do Apodi a prestação de contas, com demonstrativo de despesas, conforme segue abaixo:

"Em termos de documentação de despesas a prefeitura mostrou que está tudo conforme a lei, o que não concordamos é com os valores praticados, mas isso é a população que deve julgar, nossa missão aqui é mostrar que estamos fiscalizando o dinheiro público." - informou Angelo Suassuna ao blog.

"Particularmente eu não fiquei satisfeito com essa documentação, porque na minha solicitação estava incluso as receitas do município com o carnaval, quando todos nós sabemos que cada ambulante daquele pagou uma taxa, aliás, qualquer serviço prestado no carnaval foi pago pelo contribuinte, sem falar nos patrocínios de empresas privadas. Enviarei outro requerimento exigindo a apresentação desses valores." - finalizou o vereador.

Leia Mais >>

[veja]Chico e Genivan: referências no Legislativo de Apodi

Durante o evento da UJS no fim de semana passado, os vereadores do PC do B, Chico de Marinete e Genivan Varela, fizeram uma palestra para os jovens que participaram do encontro.

Chico e Genivan, que tem se destacado pelo trabalho transparente e coerente na Câmara Municipal de Apodi, citaram o movimento Vereadores em Ação e as dificuldades que enfrentam as comunidades do nosso Município.

Na ocasião, reafirmaram ainda apoio à pré-candidatura do professor Flaviano Monteiro. "Sempre foi muito comum que alguns vereadores recebessem moedas de troca para apoiar um candidato X ou Y. Nós, Genivan e eu, não temos essa prática e temos orgulho disso", disse o vereador Chico.

"Se todas as cidades tivessem pessoas comprometidas como a Nova Geração de Apodi nós teríamos um grande avanço. Também temos orgulho em ser da Nova Geração e do PC do B", completou Genivan Varela.

Perguntados sobre quais os maiores desafios enfrentados na condição de vereadores, Chico e Genivan mencionaram os paradigmas que precisam ser quebrados todos os dias, e ainda, o fato de não adotarem práticas assistencialistas.

Por fim, questionados sobre as maiores decepções, disseram que era ver as pessoas vendendo suas consciências e se depararem com um Executivo que não cumpre suas obrigações.


Leia Mais >>

sábado, 24 de abril de 2010

[leia] No PR a briga é de cachorro grande

O que Kelps Lima, George Soares, e Zé Lins tem em comum, além do fato de estarem filiados ao PR?

Nas rodas de conversas do Partido da República, os três são apontados como nomes em potencial para ocupar cadeiras na Assembléia Legislativa do Estado a partir de 2011.

Todos tem em comum, ligações políticas que abonam a possibilidade de despontarem como campeões de votos no Partido da República.

Kelps é genro do ex-prefeito de Apodi, José Pinheiro, que articulará o projeto na região Oeste, somando ao reforço da base natalense, formada a partir do trabalho desenvolvido junto à prefeita Micarla de Souza.

George Soares, é filho do ex-prefeito de Assú, Ronaldo Soares e trabalha com um potencial eleitoral da ordem de 40 mil votos.

Zé Lins, ocupou importante cargo de segundo escalão no Governo Wilma de Faria além da cadeira de prefeito da cidade de Currais Novos no último período de gestão.

Com estes curriculuns, e situados em posições geo/político/estratégicas distintas, os três despontam como ’futuros’ ocupantes das vagas estimadas pelo PR para a Assembléia Legislativa do Estado a partir de 2011.
Mas é válido lembrar que nomes como os de Adão Eridan com base em Natal e Vivaldo Costa, com base no Seridó, despontam como incômodo aos detentores de vaga na ‘lista tríplice’ do PR.

E Mossoró? Terá ou não um nome competitivo na disputa?

O jogo está apenas começando.

Fonte: Márcio Costa do Giro Pelo Estado.

Leia Mais >>

[leia] Flaviano Monteiro versus Roberto Germano

Há muito o que falar sobre as candidaturas que estão postas, e o centro das atenções se viram para o pré-candidato Flaviano Monteiro e suas perspectivas de vitória, sendo ele o primeiro apodiense a apresentar, segundo dados do próprio PCdoB, grandes chances de êxito.

No caso das eleições desse ano, e levando em consideração as regras eleitorais, os principais atores que poderiam tirar do apodiense a chance de vencer essas eleições são os outros pré-candidatos de seu partido, o PCdoB, entre os quais citamos o vereador natalense George Câmara e o ex-prefeito de Caicó Roberto Germano, ambos candidatos a deputado estadual na última eleição geral em 2006.

Roberto Germano obteve 11.806 votos.

George Câmara obteve 10.331 votos.

Flaviano não foi candidato em 2006, mas em 2010, como candidato a prefeito, obteve 10.771 votos somente em Apodi, numa eleição municipal, ao contrário dos demais que participaram de uma eleição estadual.

A título de comparação, Roberto Germano obteve 6.893 votos só em Caicó, onde enfrenta uma disputa acirrada com o também pré-candidato Vivaldo Costa do PR. A única outra cidade onde o ex-prefeito obteve expressiva votação foi em Natal onde obteve 1.315 votos, o restante de sua votação ficou espalhada pelas cidades do interior do estado.

Caso consiga emplacar sua candidatura, Flaviano Monteiro poderá superar seus adversários (do PCdoB) somente com sua votação em Apodi, onde é esperado um grande número de votos, sem falar que o professor pretende obter votos ainda em cidades como Mossoró, Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Caraúbas, Itaú, Severiano Melo, Riacho da Cruz e até em Natal, o que poderia lhe dar garantias de obter mais votos que seus dois principais opositores.

Em Caicó, cidade-sede de Roberto Germano, o ex-prefeito disputará votos com os fortes pré-candidatos Vivaldo Costa(PR) e Nélter Queiroz(PMDB).

Já em Apodi, cidade-sede de Flaviano Monteiro, o professor disputará votos com o novato Céliton Giordano, e com o experiente Gilberto Olinto.

É claro que não podemos esquecer aqueles candidatos de outras cidades que são apoiados por lideranças políticas, que no final poderá ter um forte impacto nas eleições dos dois.

Leia Mais >>

sexta-feira, 23 de abril de 2010

[leia] Prazo para tirar título de eleitor é até o dia 5 de maio


O dia 5 de maio é o prazo máximo para aqueles que desejam tirar seu título de eleitor ou mesmo que queiram mudar de domicílio eleitoral. A inscrição eleitoral é gratuita, sendo necessário apenas comparecer a um cartório eleitoral da localidade onde reside, munidos de alguns documentos. Quem completar 16 anos até o dia 3 de outubro pode tirar o seu título.

O projeto Título Net permite aos cidadãos iniciarem, pela Internet, requerimentos de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais. O sistema também permite a atualização online das obrigações eleitorais. Mais informações no site do TSE (www.tse.gov.br).


Documentos necessários

a) carteira de identidade ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal;
b) certificado de quitação do Serviço Militar (homens);
c) certidão de nascimento ou casamento;
d) comprovante de residência.


Faça sua parte. Ajude o Brasil a escolher bons representantes.

Leia Mais >>

[veja] Céliton Giordano é apontado como um bom nome


O jovem Céliton Giordano (meu amigo pessoal e de infância) anuncia sua pré-candidatura a deputado estadual e é visto como um bom nome para representar Apodi e a médio-região oeste. Pessoas que por um motivo A, B ou C não votariam no também pré-candidato Flaviano Monteiro defendem o nome de Céliton para a disputa.

No fim, Apodi inteiro sai ganhando com as duas pré-candidaturas e futuras candidaturas.


Foto: Blog do Professor Toinho

Leia Mais >>

[leia] Opinião do e-leitor

ELLEN MARTINS - É uma pena que muitos ainda vejam o presente blog como fonte de dados sobre a vivência de Apodi e região. Longe de prestar uma informação imparcial (e com isso não quero dizer neutra), o que se vê é a utilização do veículo de comunicação como plataforma política e, ousaria dizer, como propaganda antecipada, o que o TRE provavelmente condenaria.

Contudo, não se pode exigir imparcialidade de um blog, que na sua origem tem o fim de publicar uma opinião, e esta, como se presume, é diametralmente oposta à imparcialidade.

O que me preocupa é, como supramencionado, que a generalidade dos leitores o interpretem como fonte imparcial de informações, o que não se verifica, eis que realizado por pessoas que entendem ser formadoras de opinião, mas que do bom jornalismo nada entendem.



Resposta do Blog:

Ellen Martins,

como você bem disse, os blogs nascem com a idéia de escrever uma espécie de diário on-line. Este diário costuma ser pessoal, muito embora existam blogs dos quais participam várias pessoas ou uma comunidade inteira. Ocorreu uma evolução do que antes eram somente páginas pessoais. Com o passar do tempo suas aplicações e definições foram crescendo para outros campos como são as notícias, opiniões, etc. Com o Apodibaixodopano não poderia ser diferente. É mesmo um blog que emite suas opiniões.

Isso não quer dizer que queremos formar ou disformar opiniões. As pessoas (que NÃO são obrigadas a ler este espaço) o fazem, na maioria das vezes, apenas por fazer, por hábito, para criticar, desmoralizar, concordar...Enfim, é um terreno aberto, sem obstáculo que impeça de entrar, de sair, de ver e até, de comentar (como é o seu caso, por exemplo).

Quanto à imparcialidade, vamos por partes. Imparcialidade: qualidade daquilo que é imparcial. Imparcial: aquele que não sacrifica a sua opinião à própria conveniência. Quando eu, Fernanda, defendo o nome de um candidato filho de Apodi e Região para nos representar, eu não estou vislumbrando uma benfeitoria individual. Não estou vislumbrando condições de assistencialismo para poder, num futuro, renovar um mandato, pra ficar só neste exemplo. Definitivamente, eu o faço porque acredito que não há nenhuma vantagem em continuarmos votando e elegendo políticos lá de fora que só lembram dessa Região exatamente nos períodos que antecedem as eleições. Se você pensa o contrário, lamento, mas não posso deixar de respeitar a sua opinião. Da mesma forma que não posso deixar que a minha seja desrespeitada. Não há como ser completamente imparcial (há quem deseje isso) se somos humanos e temos nossas opiniões, nossos valores, nossas crenças e etc. Engana-se quem julga que jornalistas são, por completo, imparciais. Desculpem-me os jornalistas, mas vocês também tem os seus juízos de valor e eu os respeito por isso. Mas para ansiar o contrário deveriam ter escolhido ser atores. Ah, atores também tem os seus juízos de valor, opiniões...

Por fim, parafraseando o meu amigo Pancada, eu digo que jornalismo é com os outros. Seria muita pretensão da minha parte ansiar tal feito. Prefiro ficar por aqui emitindo minhas opiniões, sendo julgada e criticada por elas.

Leia Mais >>

quinta-feira, 22 de abril de 2010

[leia] Há indícios de irregularidades na Plataforma Freire em Apodi

A Plataforma Freire faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores, em que é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade.


Conforme dito acima, o plano serve prioritariamente aos professores em exercício e como em Apodi nada funciona como devido, há indícios de que a secretaria municipal de educação estaria dando prioridades a outros funcionários públicos que não estão em sala de aula e deixando quem realmente deveria está cursando de fora.

Usamos por exemplo o caso da funcionária Joana Darc de Oliveira, que já procurou a secretaria para ter explicações sobre o ocorrido e até o momento não foi dado uma resposta convincente.

Joana Darc agora pretende buscar outros meios para garantir a sua vaga.

Em breve traremos mais detalhes.

Leia Mais >>

[leia] Provas do Concurso do IFRN serão realizadas somente em Natal

Atenção a todos que pretendem fazer o concurso do IFRN, onde as inscrições serão encerradas nessa sexta-feira, a aplicação das provas objetivas acontecerão somente em Natal.

Enviei e-mail a COMPERVE pedindo informações acerca dessa informação e eles confirmaram que as provas não serão aplicadas em cidade nenhuma do interior, apenas na capital Natal.

Uma péssima notícia para quem mora longe de Natal.

Segue detalhes do e-mail:

A/C: comperve@comperve.ufrn.br
Pergunta: Sobre o local de provas. Gostaria de saber se procede a informação de que todas as provas serão aplicadas em Natal.
No caso onde há IFRN pelo interior do estado, não haverá aplicação de provas nesses locais?
Resposta: As provas escritas serão realizadas em Natal/RN, mas o detalhamento do local de prova será disponibilizado a partir do dia 17 de maio de 2010.

Leia Mais >>

quarta-feira, 21 de abril de 2010

[leia] Incoerência

Não é mais novidade encontrarmos gente incoerente por aí todos os dias. Mas daí ouvir pessoas "enchendo a boca" para dizer que Apodi terá três bons candidatos a deputado estadual ao passo que são incapazes de apoiar um nome sequer, é demais!

Pessoas que agem em desacordo do pensamento consigo mesmo; dos princípios com as consequências não merecem mesmo credibilidade.

São verdadeiros adeptos do famoso dito popular: "Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço".

Coisa feia.

Leia Mais >>

[leia] Pré-candidatura de Flaviano Monteiro tem causado transtorno

O período de lançamento oficial de candidaturas nem começou e o nome de Flaviano Monteiro já tem causado transtorno pra muita gente.

Tem gente que anda arrumando formas e mais formas de tentar desbancar a pré-candidatura do professor. Primeiro, andaram espalhando boatos de que o nome escolhido tinha causado intrigas dentro do PC do B. Depois, que facilmente Flaviano desistiria de sua pré-candidatura. Em seguida, andaram inventando que nomes importantes na campanha de 2008 estavam sendo desprestigiados pelo próprio Partido. Os nomes foram a público e desmentiram as astúcias.

Como nenhuma investida funcionou, agora essas pessoas andam batendo em muita mesa por aí quando escutam dos apodienses uma negativa de voto para o candidato que apoiam. Candidato este, que vem lá de fora e que contribuiu significativamente para colocar Apodi no atraso.

Vocês já devem saber do que e de quem estou falando. Mas cuidado porque ainda haverá de vir muita impostura por aí!

Leia Mais >>

[leia] UERN em Apodi: quem mentiu, Robinson ou Wilma de Faria?

Uma coisa que ainda não foi digerida pelos apodienses foi a famosa e tão propagada emenda de 1 milhão e meio para a construção de um Campus da UERN em Apodi. Depois, mais 1 milhão e meio totalizando assim, 3 milhões de reais e, no fim, nada. Absolutamente, nada!

Que as emendas devem mesmo existir ninguém duvida. Que o Governo do Estado "travou" uma queda de braço com o Presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria, a respeito desse Campus ninguém duvida também. Mas o que não entendemos vai muito mais além. Primeiro, teria Robinson Faria se aproveitado, assim como tantos outros políticos, da situação para se promover politicamente? Por que somente naquele momento se interessou por Apodi? Por que não continuou vindo a Apodi? Por que não continuou travando esta luta? Se continuou, foi às escondidas?

Segundo, teria a ex governadora Wilma também se aproveitado da situação para se promover e, consequentemente, minar uma suposta candidatura de Robinson ao governo do RN? Já que supostamente os dois queriam esse Campus em Apodi, por que ele ainda não chegou?

Basta apenas destinar uma emenda, dizer que vai fazer? Abrir uma porta se constitui numa luta para a Região do Médio Oeste e para Apodi? Afinal, o que queremos dos nossos representantes?

Pra mim e pra muita gente tudo não passou de uma encenação. Arruinada e descoberta a tempo, mas ainda assim, uma encenação.

Leia Mais >>

[leia] Mara Marlizete foi nomeada a nova diretora da 13ª DIRED


O Diário Oficial de hoje mostra a exoneração, a pedido, de Raimunda Ferreira Freire da 13ª DIRED e para o cargo foi nomeada a mulher do vice-prefeito Evandro Marinho, Mara Marlizete.

Mara pediu exoneração do cargo no última semana, e poucos dias depois já está sendo nomeada para dirigir a DIRED, um cargo estadual e de maior abrangência, onde certamente terá maior autonomia.

A saída Mundinha da DIRED, ao que parece, foi uma decisão sua, que já declarou voto para Rosalba Ciarlini e entendia que sua continuação no cargo estava comprometida, uma vez que o atual governador Iberê Ferreira será candidato à reeleição.

Já a saída de Mara da Secretaria de Educação Municipal parece ter sido de caso pensado, ainda mais agora com a sua nomeação para a 13ª DIRED.

Leia Mais >>

[veja] Professor Flaviano Monteiro dá o seu recado no evento da UJS


Mesmo sendo um dos articuladores da vinda do pré-candidato ao Governo do Estado para Apodi, o professor Flaviano Monteiro não exitou e deu o seu recado a Carlos Eduardo e aos jovens presentes no evento.

"Primeiro, gostaríamos de agradecer a sua presença. Depois, dizer que já chegamos a querer sair do RN e nos unirmos ao Estado do Ceará por causa de tantos descompromissos. Nós, da Região do Médio Oeste, queremos uma nova relação de desenvolvimento. Mas é preciso saber que se nós não estivermos lá no ouvido do futuro Governador lembrando as promessas, os compromissos de campanha, dificilmente seremos lembrados. Se nós não estivermos lá para cobrar a culpa será nossa. O voto é individual, mas as consequências dele são coletivas. Temos sempre dificuldade de sermos lembrados. Sem representatividade, os compromissos de campanha dificilmente serão realizados porque outros políticos estarão mais perto do Governador. Queremos apenas um modelo de desenvolvimento que escute e atenda a Médio Região Oeste".

Leia Mais >>

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO