sexta-feira, 23 de abril de 2010

[leia] Opinião do e-leitor

ELLEN MARTINS - É uma pena que muitos ainda vejam o presente blog como fonte de dados sobre a vivência de Apodi e região. Longe de prestar uma informação imparcial (e com isso não quero dizer neutra), o que se vê é a utilização do veículo de comunicação como plataforma política e, ousaria dizer, como propaganda antecipada, o que o TRE provavelmente condenaria.

Contudo, não se pode exigir imparcialidade de um blog, que na sua origem tem o fim de publicar uma opinião, e esta, como se presume, é diametralmente oposta à imparcialidade.

O que me preocupa é, como supramencionado, que a generalidade dos leitores o interpretem como fonte imparcial de informações, o que não se verifica, eis que realizado por pessoas que entendem ser formadoras de opinião, mas que do bom jornalismo nada entendem.



Resposta do Blog:

Ellen Martins,

como você bem disse, os blogs nascem com a idéia de escrever uma espécie de diário on-line. Este diário costuma ser pessoal, muito embora existam blogs dos quais participam várias pessoas ou uma comunidade inteira. Ocorreu uma evolução do que antes eram somente páginas pessoais. Com o passar do tempo suas aplicações e definições foram crescendo para outros campos como são as notícias, opiniões, etc. Com o Apodibaixodopano não poderia ser diferente. É mesmo um blog que emite suas opiniões.

Isso não quer dizer que queremos formar ou disformar opiniões. As pessoas (que NÃO são obrigadas a ler este espaço) o fazem, na maioria das vezes, apenas por fazer, por hábito, para criticar, desmoralizar, concordar...Enfim, é um terreno aberto, sem obstáculo que impeça de entrar, de sair, de ver e até, de comentar (como é o seu caso, por exemplo).

Quanto à imparcialidade, vamos por partes. Imparcialidade: qualidade daquilo que é imparcial. Imparcial: aquele que não sacrifica a sua opinião à própria conveniência. Quando eu, Fernanda, defendo o nome de um candidato filho de Apodi e Região para nos representar, eu não estou vislumbrando uma benfeitoria individual. Não estou vislumbrando condições de assistencialismo para poder, num futuro, renovar um mandato, pra ficar só neste exemplo. Definitivamente, eu o faço porque acredito que não há nenhuma vantagem em continuarmos votando e elegendo políticos lá de fora que só lembram dessa Região exatamente nos períodos que antecedem as eleições. Se você pensa o contrário, lamento, mas não posso deixar de respeitar a sua opinião. Da mesma forma que não posso deixar que a minha seja desrespeitada. Não há como ser completamente imparcial (há quem deseje isso) se somos humanos e temos nossas opiniões, nossos valores, nossas crenças e etc. Engana-se quem julga que jornalistas são, por completo, imparciais. Desculpem-me os jornalistas, mas vocês também tem os seus juízos de valor e eu os respeito por isso. Mas para ansiar o contrário deveriam ter escolhido ser atores. Ah, atores também tem os seus juízos de valor, opiniões...

Por fim, parafraseando o meu amigo Pancada, eu digo que jornalismo é com os outros. Seria muita pretensão da minha parte ansiar tal feito. Prefiro ficar por aqui emitindo minhas opiniões, sendo julgada e criticada por elas.

7 Comentários:

andré Ricardo! disse...

sinto em diizer.
mas A Garota tem total Razão.!
a verdade as vezes dói, mas é com a coragem e a Racionalidade dela, que a Torna Diferente das Demais..

ÊEêÊtaaa Mulher de personalidade Forte!

Anônimo disse...

Ellen está completamente correta. Mas Elen, como o próprio DeAssis falou, os que leem esse espaço é so por falta do que fazer, so pra ler mesmo, afinal DeAssis ser um formador de opiniao, manipular alguém????

kkkkkkkkkkkkkkk Ele será um bom medico... eu acho! Afinal Dr. Pinheiro investiu...

Anônimo disse...

Parabéns !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Fernanda , o mundo precisa de gente como você dando respostas coerentes e educadas para esse tipo de pessoas que se acha rei ou rainha da cocada branca . kkkkkkkkkkkkkkkkk
imparcialidades , só existe para aqueles que só sabem babaaaaaaaaaaa!
Vamos crescer em estatura e mente , minha querida gente, o nosso torrão Apodi , cidade de mais de 200 anos não se desenvolve PORQUE? Eu mesmo darei a resposta.quanto mais estuda mais atrofia sua mente e seus valores, preocupados ou preocupadas com os blogs que só tentam imformar, criticar se for necessário etc. E digo mais vamos nos consientizar e colocar um representante na assembléia legislativa, sem medo de errar FLAVIANO MONTEIRO. Nele eu continuo acreditando.

Anônimo disse...

Esse blog é um processo de desconstrução da verdade sobre os fatos. As pessoas buscam isso há todo momento... Mas infelizmente não encontram. Foi sempre assim. Percebe-se de cara o objetivo principal desse blog: o favorecimento a velha forma de se fazer política, impondo a idéia de que está tudo errado e que um outra força política poderia salvar e implantar "desenvolvimento" repentinamente. Esquece do processo. Agindo assim esse blog não está contribuíndo em nada para a construção consciente da verdade, apenas alimenta um grupo que deseja chegar ao poder com notícias tendenciosas implacando cada vez mais a rivalidade política produzindo efeito negativo do ponto de vista ético.

minininho disse...

Mais ôh prefeitinha RUIM!

Anônimo disse...

MINININHO, BOTE RUINDADE NISSO!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Ellen Martins disse...

Fernanda, agradeço a consideração da resposta, mas, sinto informar, não retiro uma palavra do que foi dito no comentário anterior.

Na verdade, concordo plenamente com o amigo "Anônimo" quando este diz que o ApodiBaixo doPano é um "processo de desconstrução da verdade sobre os fatos".

Cito, ainda, Mino Carta (Editor de Carta Capital), quando este, ao discorrer sobre a mídia nativa, diz:
"Parece-me, até, que se forma, no decorrer do processo, uma espiral viciosa, pela qual o jornalista* cria sua verdade sem preocupar-se com o factual e convence o leitor da chamada (sublinho, chamada)classe média. O prosélito repete o lido, ou ouvido, à exaustão, até torná-lo frase feita, e a bola volta enfim ao profissional, graniticamente convencido, ele próprio, pelo milagre da transformação da opinião em fato".

*Quando ele fala "jornalista", LEIO, também, blogueiro.

Todavia, acho que esse tipo de editorial não se enquadra nos lidos pelos blogueiros que aqui postam.

Acho que, pelo modo como tentam impor suas opiniões, por diversas vezes contrárias aos fatos, a leitura corrente deve ser de Veja.

Abraço.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO