quarta-feira, 28 de outubro de 2009

[leia] Apodi tem saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada‏

NATAL/APODI - O Rio Grande do Norte terminou o mês de setembro com um saldo positivo na geração de empregos formais. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 4.421 novos empregos com carteira assinada foram criados no Estado. Isso representa uma variação de 1,29% entre o número de admissões e demissões, que supera a média nacional de 0,77%. Os setores que mais se destacaram dentro desse desempenho foram à agropecuária, construção civil e serviços.

No comparativo entre os meses de agosto e setembro deste ano, a expansão no estoque de assalariados foi de 1,31%. Esse incremento só foi possível pelo bom desempenho do setor agropecuário, que ganhou 1.409 novos postos de trabalho.

Construção civil, serviços e comércio também merecem destaque. No primeiro, foram criados 1.102 novos empregos, o que representa um volume de 25,8% a mais do que no mesmo período do ano passado. No setor de serviços, o incremento foi de 984 novos postos. Ou seja, 91% a mais do que em 2008. O desempenho é ainda melhor quando se fala no comércio, que absorveu 859 trabalhadores em setembro, 100,7% a mais do que no mesmo mês do ano anterior.

O maior número de empregos criados concentrou-se em Natal (1.408) e Mossoró (1.305). Logo em seguida, se destacam os municípios de Ceará-Mirim (249), Apodi (128) e São Gonçalo do Amarante (70). O desempenho do Rio Grande do Norte também é positivo quando comparado com os índices alcançados pelas outras regiões do país. Com uma variação de 1,29% entre admitidos e demitidos, o RN fica à frente de todo o Norte (1,00%), Sul (0,68%), Centro-Oeste (0,49%) e Sudeste (0,47%).

O secretário de estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Fabian Saraiva, comemora o resultado. Segundo ele, o fato do Rio Grande do Norte ter ficado acima da média nacional na geração de empregos formais significa um avanço positivo destacando as ações e os programas para qualificação instituídos pelo governo Wilma de Faria. “Isso mostra que o estado vem se recuperando de junho até agora, já que nos primeiros meses do ano enfrentamos dificuldades. A expectativa é que possamos fechar 2008 com um saldo positivo. Vale ressaltar ainda que estamos iniciando o período de contratações temporárias, o que vai contribuir ainda mais para isso”, ressalta

O presidente da Câmara Dirigentes Lojistas de Apodi, empresário, Rosivan Duarte, ver como positivo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) onde o município de Apodi ficou em 4º colocação entre as cidades que empregam mais. "O comercio de Apodi hoje é um dos mais organizados do Rio grande do Norte, a agricultura Familiar e as empresas que atuam em nosso município, tem contribuído para o crescimento econômico de Apodi", comentou Rosivan Duarte que preside a CDL formada por cerca de 125 empresários.

O empresário, Bráulio Ribeiro que controla as empresas Água Mineral Cristalina do Oeste, Essência do Campo e Sucata Vitoria, comemora o resultado. "Isso è fruto da organização dos empresários de Apodi, porque estão empregando mais com carteira assinada, mostrando que estão organizados e cumprindo o que manda a legislação trabalhista", disse Bráulio Ribeiro que garante emprego para mais de 100 pessoas em suas três empresas.

Outro setor responsável pelo crescimento econômico de Apodi é a Agricultura Familiar que tem comercializado produtos em alta escala junto a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB. O Mel, Castanha, Arroz são os principais produtos produzidos no solo apodiense que tem garantido o sustento de centenas de famílias.


1 Comentário:

Anônimo disse...

Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar esse grande empresario!! pelo belissimo trabalho a nossa comunidade. que os outros sigam seu exemplo!!!
sou sua fã... trabalho em uma escola pública a qual vc é nosso parceiro!! fique com Deus!!

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO