domingo, 7 de outubro de 2007

[leia] "Apodi tem um trunfo, temos o povo, e são 40 mil", Flavino Monteiro, presidente do Fórum

Uma vez, vendo o tamanho da dificuldade que seria a guerra que Apodi travaria pela UFERSA, DeAssis, conversando com Flaviano disse: "Mas é muito difícil. Em Pau dos Ferros são dois deputados e ainda tem José Agripino e Felipe Maia".
Flaviano respondeu: "Apodi tem um trunfo, temos o povo, e são 40 mil!"

É perfeitamente compreensível o que ele quis dizer. Uma população do tamanho de Apodi, junta, ganha qualquer luta.

Ninguém sabe se a UFERSA um dia virá, mas alguém ousa a dizer que o movimento que houve em torno dela não foi válido?

Acredito que quanto mais a população souber que faz a diferença na hora de reivindicar, menos propensa estará a ser comprada durante um pleito, de ter que seguir a alguma orientação política, que muda de vez enquanto para atender a vaidade, o ego de algum lídees políticos - frase bonita essa: 'orientação política', é o coronelismo, os currais eleitorais da era moderna - mais medo a população dará a políticos mal intencionados, menos sucesso esses tipos terão. Porque após enfrentar uma luta cheia de dificuldades ninguém vai querer entregar seu voto a um Zé Ruela que acha que vai tirar férias durante 4 anos. Há, mas não vai mesmo!

Tem mais é que fechar estrada, fazer panelaço, caminhada, ir a ponte parar o trânsito, fazer greve. O que se consegue com isso dá medo a tal das lideranças políticas. Hum, fico imaginando o que alguns entendem por 'líder político'...

Muitos não querem a mobilização da população porque se ela conseguir, político nenhum vai levar o crédito com a vitória, porque essa será de todos.

É por isso, que é necessário que se tenha o panelaço em frente a CAERN. Ir somente alguns pedir a governadora que resolva nem sempre dá jeito na situação. Caso desse, em Apodi já teria a estação de alevinos; a transchapadão; a tubulação para o poço que já está pronto; o terminal turístico já estaria finalizado; o projeto de irrigação do Vale teria saído; a estrada da barragem também; o balneário da barragem também; a APA da lagoa de Apodi.

Será que o Lajedo da Soledade teria a expressão que tem hoje se não fosse os trabalhos de Dodora e da FALS; o reitor da UFERSA teria feito o projeto de expansão para Apodi se não fosse toda a movimentação que houve durante a semana do estudante, o abaixo-assinado, a visita a Mossoró; se a população não tivesse aprovado, teríamos tido aqueles momentos de alegria com um estádio cheio e uma torcida vibrando pelo time de sua cidade; o saneamento viria se não fosse toda a mobilização da população que vem desde 2003?

Conjunto, pluralidade, equipe, união, coesão, grupo. Essas são as palavras que detém providência. Se não entendeu o que eu disse, não abra a boca para dá uma opinião do tempo das cavernas.

6 Comentários:

Anônimo disse...

flaviano vamos ver se assume a sua função no estado ,desse jeito querer aparecer nas costas dos outros, que tu tem haveres com saniamento ou qualquer coisa ,ja temos deputados, senadores e um prefeito que faz as coisas pelo nosso apodi,não dêr bom dia com chapéu dos outros rapaz...essa sua amizade com xixico ja diz tudo ...

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk...Apodi nao sabe nem o que é ter um deputado....
caso contrario nao estariamos nessa cituaçoa. ve se cresce rapaz

Anônimo disse...

os apodienses tem que acordar e eleger um deputado, para falar pela gente e sabemos que temos um nome forte para se candidatar( FLAVIANO MONTEIRO),o povo de apodi tem que abrir os olhos para enxergar o que fizeram com apodi nos mandatos anteriores e deixarem de ser partidarios porque só assim a nossa cidade vai sair do buraco.APODI A TERRA DO JÀ TEVE.

Anônimo disse...

É com muito orgulho que Apodi tem um filho tão forte na luta e que engaja o nosso povo, na busca por melhores condições de vida e existencia. Flaviano vc emergio do povo, por isso sua palavra é tão forte e mobilizadora, os questionamentos por vc levantados são de interesse popular, vc não busca somente seu beneficio, mais de toda a sociedade. Infelizmente existem pessoas que confiam ou não dá importancia , ao poder publico, sonham que as conquistas sociais foram fruto da boa vontade dos governantes. ACORDAI-VOS NOSSAS CONQUISTAS FORAM FRUTO DE MUITA LUTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.

Anônimo disse...

é interessante falar de política em apodi, pois nessa cidade, o povo não a conheçe.Ora as pessoas não sabem votar, pelo fato de não terem compromisso com a política, não sabem escolher os representantes, buscam os fracos, degenerados e arrogantes, enfim, fazer o que?

Anônimo disse...

minha opiniâo e que os jovens sâo muito desenteresados, no estão nem air acordem!!!!os mas velhos votam pela tradiçâo, pelo partido sem olhar quem eles estâo elegendo,estar na hora dos jovens participar mas.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO