sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

[leia] O que pensam os professores sobre o fechamento de escolas

Um tema que ganhou uma boa discussão nos últimos dias é o fato do município de Apodi ter fechado algumas escolas municipais no perímetro rural da cidade.

O fato chocou moradores e usuários da escolas, e o tema ganhou as ruas e as redes sociais em Apodi.

A prefeitura alega que o fechamento das escolas se deu por falta de alunos suficientes para manter as unidades, e alguns professores da rede municipal e estadual de ensino em Apodi deram suas opiniões sobre o fato.

"Não sou conhecedora da causa (fechamento de escolas), mas, o futuro vai ser esse aí. Nas escolas estaduais está havendo um problema seríssimo. Ainda não estão sendo fechadas as escolas, mas as salas de aula sim. Em Apodi já foram fechadas várias, e é tão preocupante que a escola muitas vezes vai às casas do alunos para fazer as matrículas." - Joana Darc Oliveira, professora apodiense.

"Gente, nenhum gestor quer seja Estadual ou Municipal fecham escolas, simplesmente chega a um ponto que elas ficam inviabilizadas de funcionar, por vários fatores, e o principal deles é o número muito reduzido de alunos, e isso faz com que seja diminuido em tudo, imagine que o valor do custo aluno não chega a 1 real, como se pode sustentar escolas com 8 , 7 e 5 alunos? A situação é triste, mas temos que enfrentar os desafios e as consequências de um processo de desenvolvimento de um país globalizado. Se fizermos um estudo da história da educação vamos compreender todas essas mudanças. Trabalhamos hoje com sistemas interligados MEC, FNDE, SIMEC ... e não podemos brincar de escola, temos que realmente tomarmos decisões que venham a favorecer a qualidade da educação oferecida aos nossos alunos. Nem sempre o que aparenta ser errado é!" - Elisângela Nunes - professora apodiense.

5 Comentários:

Anônimo disse...

Caicó fechou tres escolas estaduais por pequena quantidade de alunos e aí?

Anônimo disse...

Fechar escola em um país que tem 15 milhões de analfabetos é um ato, no mínimo, criminoso. A LDB proíbe o fechamento de escolas. Se na região não tem alunos na educação infantil, temos a EJA, Brasil Alfabetizado, Mova Brasil, além de outros. São muitos programas do governo Federal na tentativa de cumprir as metas determinadas pelo Banco Mundial: Erradicar o analfabetismo no Brasil.








Anônimo disse...

O gerson lopes e o zenilda gama na administração bacurau fechou turno noturno e o que falaram naquele ano?

Anônimo disse...

O HOSPITAL DE APODI,HOJE ENCONTRA SE COM UMA MAQUINA DE ULTRAÇOSONOGRAFIA,PARADA PREJUDICANDO AS MULHERES E TODA A POPULAÇÃO DE APODI,PORQUE OS RADIALISTA NÃO FALAM DA PESSIMA ADMINISTRAÇÃO DO PMDB DE APODI.

Anônimo disse...

"A voz do povo é a voz de Deus"

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO