sábado, 5 de novembro de 2011

[leia] Discutindo a perenização do Rio Umari



Aconteceu neste sábado 05/11 no Sítio Reforma no Vale do Apodi, na residência do presidente do PSDB apodiense e promovedor do encontro, Solon Regalado, a primeira reunião social em prol da perenização do Rio Umari. Para a perenização é necessário ser construído um canal de ligação entre o Rio Apodi – Rio Umari – Braço de abastecimento da Lagoa do Apanha-peixe interligando os riachos da região leste do Vale do Apodi.

Tal assunto fora tema de vastas discussões, mas agora é hora de fazer acontecer, afirma Solon do Arroz, como é conhecido: “A perenização do Rio Umari é um sonho dos filhos do vale. A realização desse feito irá beneficiar os produtores de Arroz, da fruticultura, dos criadores de gado e peixe, aumentando assim a fartura na mesa do nosso povo”.

Estiveram presentes na reunião 14 presidentes de Associações dentre eles a Sra. Maria de Fátima Nunes Costa da Associação de Piscicultura do Vale do Apodi, o secretário e subsecretário de Agricultura de Apodi, respectivamente, Damião do Rosário e Eron Costa, José de Morais Júnior representando do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de moradores e o povo do vale interessado no assunto.

Em contato com a esposa de Solon, a Sra. Edna Morais, a qual refere que a reunião é apenas uma pequena e singela etapa para que se consiga a tão sonhada obra, entretanto, não se pode medir esforços, é preciso unir todas as forças possíveis, ou seja, a sociedade em geral. Sucesso é a palavra registrada para esse dia.

O intuito é mobilizar a população e a classe política do Estado para que a Perenização torne-se realidade, por isso serão realizadas reuniões sistemáticas e definidas em cada uma delas.

Assim, a próxima reunião realizar-se-á no dia 18/11 (sexta-feira), às 18:00 hs dirigida pelo Presidente da Associação do Sítio Bambural – Arnaldo Barbosa, no referente sítio.

Por Ramonyer Morais

7 Comentários:

Ramonyer Morais disse...

O debate é amplo, mas se juntarmos as forças, é possível conseguir determinados objetivos.

Foi assim com o IFRN e será com a Perenização do Rio Umari, bem como o sonho dos apodienses - ter a universidade pública em nossas terras.

Juntos, o povo de Apodi verá num dia, nesta terra querida, o avanço e o desenvolvimento.

Anônimo disse...

faltou a prefeita. Ela nunca vai! foi assim com a urfesa. perdemos, pois ela não se mobilizou.

Anônimo disse...

Seria um dos maiores benefícios que o município de Apodi receberia para o fortalecimento da agricultura ,principalmente para o plantio de arroz,pois essa região e uma das que tem uma quantidade muito grande de plantadores de arroz,mesmo com uma pequena vazão de água nos poços, e se essa perenização acontecesse beneficiaria varias comunidades de;APODI,CARAÚBAS E FELIPE GUERRA.

Anônimo disse...

Só a gora que solon veio dispertar.Porque ele não dispertou antes. Eleições a vista.

josé maria do rosario (chicola) presidente da cooperativa dos produtores de arroz e frutas. disse...

Na reunião de apoio a perenização do vale, foi discutido que seria uma reunião de apoio aos produtores, (coletivo)e não uma reunião de apoio politico,mas o que me parece,que foi uma reunião de intertece exclusivamente politica, citando apenas alguns nomes, esquecendo os demais representantes das entidades representadas.

Ramonyer Morais disse...

Repare bem Chicola que os demais nomes foram sim descritos na matéria. As referências políticas adscritas são meios pelos quais e acredito serem importantes para a viabilização dos procedimentos [legais] para se alcançar os objetivos, ou seja, a perenização do Rio Umari, como é o caso. No entanto, deve-se focar, é claro, o principal – a união do povo.

A sua interpretação subjetiva traz consigo o viés político que na verdade prevalece em todas as camadas do sistema público e/ou privado. Nesse enfoque, creio que sua posição e preocupação seja mais política em detrimento da própria reunião ou não, para tanto, a filosofia do encontro permite este tom político, mas a principal ideia é unir, discutir, ampliar e alcançar o foco deste sonho do povo do Vale.

Abraço

Anônimo disse...

ai ai.começou as brigas.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO