quarta-feira, 5 de outubro de 2011

[leia] RN é destaque novamente em mídia nacional - Negativamente


Hoje, 05 de outubro, o Bom dia Brasil, programa desenvolvido pela Rede Globo, destacou em uma de suas matérias a superlotação do sistema carcerário do Rio Grande do Norte. As próprias delegacias, que não são locais para presos, apenas para os que aguardam algum tipo de procedimento (provisoriamente), estão abarrotadas e até as salas dos delegados viraram celas.

Existem mais de 5 (cinco) mil mandados de prisão que não poderão ser cumpridos, pois não há mais espaço para tanta gente. A exemplo disso se tem essa portaria baixada na comarca de Natal:

Nenhum preso poderá ser levado para estabelecimentos prisionais de Natal. Na tarde desta sexta-feira (30), o juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, da 12ª Vara Criminal de Natal, expediu portaria que proíbe o recolhimento de novos detentos devido ao déficit de 1.006 vagas no sistema prisional da capital potiguar. A portaria é provisória, e entra em vigor imediatamente, mas não determina prazo de vigência.
Nas razões para a decisão, o magistrado considerou que a recomendação do 05/2011, do Ministério Público, que recomenda à polícia "a provocação aos juízes criminais para definirem o estabelecimento prisional em que flagranteados deverão ser custodiados", pode ocasionar "incidentes graves e recolhimento excessivo de presos em estabelecimentos já congestionados".

Com a portaria, só poderão ser recebidos presos em Natal que sejam apenados do regime aberto ou semi-aberto, presos permutados com outros também recolhidos dentro da comarca da capital, ou autorizados pela Justiça.

Essa situação me faz lembrar do 2° batalhão recebido por Mossoró, o qual irá ser uma subdivisão do primeiro, ou seja, se existiam 40 policiais no 1° batalhão, agora serão só 20 e os outros irão para o 2°. E desses 20 irá ainda ter uma outra repartição, sendo que uma parte trabalhará internamente e outra externamente. Ou seja, menos policiamento nas ruas.

Mossoró, por exemplo, tem um dos maiores índices de violência do Brasil, isso junto a todos os outros problemas que foram relatados aqui mostram que o Estado não nos oferece proteção, que nossa segurança está sucateada e precisa urgentemente de amparo.

Só os Chefões podem mudar essa situação, mas será que para eles é interessante segurança, principalmente quando a questão é a escória da sociedade, no que se trata de pessoas que não irão dar um retorno direto em pleitos eleitorais (voto)?

O RN teve quase todos os seus setores passando por greves, tendo como principais as que ocorreram na educação e também na seguração, muito embora não tenham trago melhorias. Cabe a sociedade analisar tal quadro em que se encontra o nosso Estado, basta olhar para o seu Município e ver que é reflexo de toda essa sujeira que acontece ai fora. A solução é simples, saber colocar na Chefia pessoas competentes, que façam jus ao dinheiro que depositamos nas esferas públicas com tanto "sangue, suor e lágrimas".




Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO