quarta-feira, 14 de setembro de 2011

[leia] Apodi registra 5 novos casos de AIDS em apenas 7 meses de 2011

Tem coisas que a gente só imagina que acontecem em lugares distante da gente.

Mas estamos muito enganados, e muitas vezes (quase sempre), desprotegidos.

A AIDS, apesar de todo o avanço terapêutico, ainda é uma doença muito estigmatizada, e que causa vergonha naqueles que a detém.

E essa 'vergonha' chega a ser prejudicial ao restante da população, que por achar que estamos imunes, deixamos de nos proteger e estamos a cada dia ficando mais vulneráveis.

Não falo apenas da AIDS, mas de todas as Doenças Sexualmente Transmissíveis, embora meu intento nesse momento seja dar um alerta especial à AIDS.

Vocês sabiam que só em 2011 foram internados 5 novos apodienses com AIDS?
Dá quase 1 internamento por mês.
Segundo o Ministério da Saúde, em Maio desse ano morreu um apodiense em decorrência dessa doença.

Somando todos os casos diagnosticados desde 2008 já alcançamos a marca de 18 casos, e não falo aqui somente dos portadores do vírus, mas das pessoas 'doentes' pelo vírus da imunodeficiência humana.

Eu li que a Secretaria de Saúde recentemente promoveu a discussão sobre o caso junto aos detentos da 'Cadeia Provisória' em Apodi, e aqui fica os aplausos do blog à secretária Ítala Sena, mas quero também deixar o alerta para que atitudes dessa natureza possam chegar às nossas escolas.

Não estamos mais falando de uma 'doença de livro', ou algo que só vemos na televisão. Estamos falando da nossa realidade.

5 novos casos foram notificados de Janeiro à Julho de 2011, e quantos mais serão até o final do ano?

Quem já está infectado pelo vírus e ainda não sabe? Quantos dos nossos jovens praticam sexo sem proteção todos os dias?

Devemos ter um olhar bem atento para essas questões, porque aos poucos nosso povo está morrendo, e nós aqui, assistindo a tudo isso sem fazer nada.

3 Comentários:

Anônimo disse...

isso é coisa de cidade grande

Anônimo disse...

a culpa é da mulher,kkkk

Anônimo disse...

Caro, Deassis!! Salutar sua proposta, haja vista, estar se formando na área da saúde. No entanto, minha opinião, assuntos das DST, bem como, drogas são assuntos discutidos na mídia nacional. Entra hoje no mundo das drogas, não por falta de conhecimento, e sim, por questões da falta de formação dentro de casa.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO