[veja] Projeto Filho da Região do Apodi discutido com as bases
Na noite da última quinta-feira, a Nova Geração realizou mais um encontro na Câmara Municipal para reapresentar e debater o Projeto Filho da Região do Apodi.
A sociedade apodiense atendeu ao chamado e compareceu para emitir suas opiniões, dúvidas, apoios e incentivos para que o Projeto siga adiante. Lá estavam agricultores, professores, funcionários públicos, estudantes, vereadores, aposentados.
Flaviano Monteiro, pré-candidato a deputado estadual, fez uma explanação minuciosa sobre a importância do Parlamento, da divisão dos poderes, da necessidade de uma representatividade popular e dos atuais deputados do RN que ocupam cadeiras na Assembléia, mencionando a votação de cada um.
"Nos transmitiram a vida inteira que só quem pode assumir um mandato é o filho de A, de B, aqueles que tem dinheiro. Dizem que não temos dinheiro e nós também não queremos ter para comprar as consciências do povo de Apodi e Região. Quem se orgulha de ter dinheiro para comprar mandatos vai querer tirar o que investiu. É isso que vocês querem?"
E ainda,
"Sempre votamos em candidatos que defendem outras regiões e nunca a nossa. Por que continuarmos fazendo isso? O que vocês pensam a respeito? Como fazer daqui pra frente?"
O professor lembrou das enchentes de 2008 e da ausência de representantes que olhassem para essa Região. Da mesma forma, citou a problemática dos universitários de Apodi.
"Nunca vi, por exemplo, o deputado Wober Júnior, que dizia que representaria Apodi, vir aqui para discutir os problemas que os universitários enfrentam. Da mesma forma que nunca vi tantos outros. Nenhum é defensor do Médio Oeste. Não vejo ninguém que tome as dores dessa Região".
Durante o encontro foi apresentado o número de eleitores do RN, do coeficiente eleitoral da última eleição e do número aproximado de votos necessários para disputarmos essa vaga na Assembléia. Duas situações foram apresentadas: a primeira, se o PC do B sair sozinho; a segunda, caso o Partido saia coligado com o PDT do pré-candidato Carlos Eduardo.
"O nosso grito tem dificuldade de chegar à capital do Estado. Vamos levá-lo pra lá não mais em comitivas, em caravanas como sempre fizemos, mas através de um representante dessa Região sentado numa das cadeiras da Assembléia. Não podemos nem aguentamos mais votar em políticos que não tem compromisso com a Região. Cansamos desses deputados que vem aqui só em busca de complementos para suas votações".
"Quem são os políticos que sempre votamos? Quais são suas lutas em prol do Médio Oeste? Por que continuar como está? Por que mudar? Vocês viram algum desses aí nas lutas de Apodi? Quando aceitei esse desafio, maior que o de 2008, me revesti de coragem e de ousadia para, se eleito, contribuir para modificar a realidade que aí está. A Nova Geração não tem medo de desafios. Precisamos da alternância do poder, de colocar um fim às oligarquias familiares, ao assistencialismo feito para assegurar votos".
"Muitos jovens, talvez, nem possam estar aqui por medo de repressões familiares e politiqueiras, seja porque possuem cargos de confiança, gratificações ou coisas do tipo, mas muitos desses jovens queriam estar aqui discutindo como estamos fazendo. Muitas pessoas só fazem dizer que nenhum político presta, mas não tem coragem de colocar seus nomes na disputa".
"Só votaremos em 2010 naqueles que tiverem compromisso com a nossa Região, com Apodi. Não temos mais como baixar a cabeça. Apodi está cansado, a Região está cansada. Pedimos a oportunidade de governar Apodi e não nos deram. Agora, pedimos a chance de lutar por essa Região. Por que esse medo todo de romper com as amarras? Por causa de uma meia dúzia de empregos? Se não quiserem, tudo bem. Mas saibam que a responsabilidade é de cada um. Perdemos a campanha, mas continuamos do mesmo jeito porque entendemos que estamos na linha certa".
Flaviano finalizou agradecendo os apoios que tem recebido todos os dias e reafirmando o seu compromisso de lutar por Apodi e Região.
16 Comentários:
flaviano a verdade é essa relmente,somos apenas usados,por isso vou votar em voce,deixando valter alves que ja votei dua vezes.apodi tem que acordar.
os prejuizo estam aí,as decepções são muita,que ate ja colaborei,os palanques estão aí para serem armados e apodi sem ficando embaixo,pois logo desarmam ,esquecem de nóis e o futuro dos nossos filho...a nossa faculdade,basta,fui seu adversario na municipal,porem não podendo mim declarar ,mesmo assim vou votar em voce por baixo do pano,pois posso e devo tambem enganar,ou será que somentos os chefes,que se dizem politos podem ficar com os lucros,o pono não,chega,agora é pra valer.
Concordo. O discursso de flaviano revela o que a gente sente o tempo todo. votei uma vez com voce e votaria 1 milhao se fosse preciso. estou com voce.
vamos torar as correntes,vamos nos libertar,vamos secar os bolsos dos politiqueiros e vamos encher o futuro de apodi com desenvolvimento atraves do grito de um filho da luta apodiense na assembléia,porem filho que tem historia de luta e voce flaviano é o unico,ate laranjas ja estão aparecendo,mais o povo de apodi não é bobo ROBSON FARIAS.FLAVIANO,FLAVIANO,FLAVIANO são tres votos que não foram seus para prefeito,mais dessa vez será para a liberdade de apodi.
não decidir ainda em quem votar,porem o grito do povo de apodi mim emociona,e as vezes sinto que não posso ser covarde nessa luta ,nessa conquista apodiense,vamos ver ,mais acho que realmente vai ser a opção,pois vender o meu voto eu não vendo.e dai?podera ser seu,quase seu flaviano,pela primeira vez.
Esse discurso impositivo do Flaviano é uma prova de que realmente é inexperiente. Ele diz: "só votaremos em 2010naqueles que tiverem compromisso com a nossa região...". Respeito é bom seu Flaviano e todo mundo gosta. Seria mais sensato dizer: "só deveremos votar...".O voto é uma expressão de escolha que deve ser exercida com liberdade. O seu discurso não é convincente.Com todo respeito. Meu amigo De Assisrespeitoa sua escolha,mas,respeite a escolha dos outros.Publique.
Não publicou meu comentário.Este comportamento revela interesses escusos.Sabem que a candidatura "filho da região do Apodi" é um engodo. Serve apenas para fazer esteira para o candidato de Natal.Deus sabe lá o por quê.Publique não se acanhe. A discussão tem que ser aberta, franca e transparente.Sem enganação.Usam e abusam do termo "democracia",muitos não sabem nem o significado desse termo. Falam só por falar. Deveriam usar a expressão:liberdade de opinar,ou de dar opinião,seria mais fácil de entender.Esses programas politicos dessas rádios de Apodi, é uma coisa horrorosa,uma verdadeira assombração.É um verdadeiro festival de besteira que assola e assusta o Apodi.Nãotemobservador que aguente.E muito menos panorama para se ver.Neste quesito estamos em petição de miséria.
Analisando todos os comentários, discussões e até mesmo a porposta de votar num filho da região para Deputado Estadual, não tenho dúvidas que o colega flaviano Moreira Monteiro é excelente e merece não aó ser lembrado, mas votado. Porém, destaco com firmeza. SEU NOME É EXCELENTE NÃO SÓ PORQUE É FILHO DE APODI OU DA REGIÃO DO MÉDIO OESTE, MAS PORQUE DEMONSTRA SENSATEZ, CAPACIDADE, FIRMEZA, HONESTIDADE, SABEDORIA para exercer qualquer cargo político. Difo e afirmo ele é o melhor nome para ser votado como deputado do nosso estado e não somente da região. Seu discurso revela o que nunca um político revelou: a relação entre a ação política de um representante e a vida de uma população inteira e não somente do "curral eleitoral" que foi comprado para eleições diversas como temos costume de ver.
Professora Mônica Freitas
o sinal verde esta aberto,vamos nessa pois o vermelho do bolso dos politicos(MAIORIA) de apodi,só tem atrapalhado a nossa gente,flaviano sim.
não estava aí,mais vou colaborar nas urnas por baixo do pano,cargo de confiança,cala te boca.
Anônimo,
Não existe interesse escuso algum. Os comentários responsáveis são liberados, sim. O problema é que algumas pessoas, de forma covarde, tentam a todo custo derrubar um projeto que vem sendo discutido com o povo e que já assusta muita gente. Tem gente que se dá ao trabalho de vir aqui só pra tentar macular a imagem de outros. São pessoas que nem tem a coragem de mostrar a cara.
Gostei do seu comentário que, apesar de anônimo, é muito útil pra discussão. Pessoalmente, recusaria todo e qualquer comentário anônimo, mas como não sou dona desse blog não posso fazer esta escolha sozinha. A democracia existe, a liberdade de expressão também, mas as pessoas precisam ser responsáveis pelo que fazem/falam. Anônimos 'não existem' e, portanto, não poderiam ser responsabilizados por nada.
É muito fácil usar este espaço pra falar todo tipo de coisa. Difícil é assumir o que diz. São poucos os que tem essa coragem.
Leia o que você mesmo disse: "A discussão tem que ser aberta, franca e transparente. Sem enganação". No anonimato nem tem como ser franca nem aberta e nem transparente, não acha?! Torna-se algo traiçoeiro.
Quanto à candidatura do Filho da Região do Apodi servir de esteira para o candidato de Natal (como você disse), digo sem medo de errar que, se assim fosse, não teria diferença alguma. Ora essa, sempre votamos e ajudamos a eleger candidatos lá de fora. Sempre batemos esteira pra tanta gente. O que seria diferente dessa vez?
O que é diferente dessa vez são as chances reais de elegermos esse representante. Pessoas que não aceitam essa idéia por um motivo A ou B buscam, desesperadamente, fortalecer exatamente esse discurso que você fez agora.
Enfim, se os blogs ou mesmo os programas de rádio de Apodi são enganosos ou ruins ou qualquer coisa do tipo, por que você mesmo não cria um espaço desses pra nos mostrar a melhor forma de enxergar as coisas? Não dá pra apenas falar que as coisas são ruins se nós mesmos não contribuimos para mudá-las.
Pra terminar, te faço um pedido. Você que parece ser uma pessoa inteligente, instruída, por que não nos escreve assumindo sua identidade? Tenho certeza que o debate seria elevado a um nível muito alto e todos nós ganharíamos com isso. Eu prometeria até um espaço pra que você falasse tudo o que pensa. O que me diz da proposta?
Fico aguardando retorno.
Saudações,
Fernanda.
Quando o professor Flaviano diz "só votaremos em 2010 naqueles que tiverem compromisso com a nossa Região...", ele está se referindo à Nova Geração de Apodi.
Traduzindo, ele diz que nós, da Nova Geração, só votaremos em candidatos que tenham compromisso com Apodi e Região. Entende?
Ao falar isso ele está representando todo o grupo da Nova Geração e do PC do B de Apodi que pensa exatamente da mesma forma. A sociedade apodiense é livre (como tem que ser) pra escolher em quem votar. O discurso caberá a quem o desejar não sendo, portanto, uma imposição.
Lembrem-se que o lema da campanha da Nova Geração em 2008 era "Viva a Liberdade". Assim, não faria sentido que estivéssemos tentando dominar os votos dos filhos de Apodi.
Sua interpretação foi enganosa, anônimo.
Observando comentários anônimos e, especialmente este ao qual a colega Fernanda se dirige em debate, percebi uma expressão que revela a insatisfação do anônimo com relação ao que é debatido nas rádios com relação À política, ou não seria melhor dizer "politicagem apodiense".
Até concordo com o anônimo, em parte, mas porque vejo e analiso que a maioria dos programas estão vinculados a uma filosofia partidária de conchavos e negociatas eleitoreiras, sempre estão defendendo a corrente A, B ou até C.
Mas, também concordo com a colega Fernanda quando coloca a proposta de contibuirmos, como pessoas que têm melhor análise com a mudança revelando esse nosso desejo por meio da oferta de textos opinativos que realmente sejam sensatos, coerentes com o que necessitamos para mudar.
Dizer que no quesito "discussão política" estamos em "petição de miséria" para mim foge à regra de análise de outros fatores que contribuem para isso. Como por exemplo, a prática que muitos candidatos e pessoas que defendem correntes destes fazem em tempo de eleição: compra de votos, discursos que enganam o povo.
O pior de tudo é quando estes candidatos são eleitos e carregam por anos e anos os seus mandatos sem fazerem nada do que prometeram e nem mesmo algo que não prometeram, como vemos de forma clara na nossa cidade atualmente.
É preciso fazer questionamentos sérios acerca do que temos, do que estamos precisando, e tenho certeza que não é somente do debate político que engana o povo, mas de ações administrativas que venham contribuir com nosso desenvolvimento. ISSO NÃO FOI FEITO POR NENHUM POLÍTICO CANDIDATO A QUALQUER CARGO QUE APODI TENHA VOTADO.
Continuamos na mesma miséria há décadas: cultural, educacional, de progresso e desenvolvimento, de infraestrutura,enfim, estamos em "petição de miséria" em muitos quesitos. Precisamos mudar isso, e tem que ser mudando o voto.
Professora Mônica Freitas
olha quem é contra o flaviano?são os politiqueiros que sempre enganaram o povo,e eu não posso ser contra mim mesmo,por isso colocarei meu votinho,custe o que custar,a região mereçe dar uma resposta ao politicos do atrazo dela,aqueles copas do mundo,vamos lá,o voto é livre,secreto e é nosso,portanto não dependo da conversinha de ninguem.flaviano conte,some comigo,assim como gorete teve de somar o meu para nunca mais.
Já tivemos outros momentos de entusiasmos onde se enaltecia o sentimento bairrista de uma candidatura tipo minhoca (da terra). Por exemplo, Terceiro Melo, Gilberto, Fábio Soares. Todas malograram porque não tiveram condições de se impor perante a cúpula do poder político dominante para conseguir outros redutos eleitorais que viabilizasse a eleição de uma candidatura "filho da região...".Isto é só uma questão de sensatez,de lógica política, cujo objetivo é conseguir o poder. Saiba voce jovem Danielle que o poder não se consegue só porque é bonzinho e é da terra. Não, o poder se conquista com muita luta e muito sacrifício, na marra mesmo.Sempre foi assim. Ou de outra forma se consegue o poder comprando.Está escrito na história das civilizações dos quatro cantos do mundo. Não tenho nada contra a candidatura do Flaviano. Porém, acho que não passa de uma aventura. Não vejo perspectiva. É malhar em ferro frio. Pode ter certeza. Mas, contudo,admiro o seu entusiasmo, a sua agressividade. Não desista. Seja perseverante. Com os cumrpimentos de um anônimo que não é covarde.É apenas discreto.
muito bem apodi meresi ola eu tenho muita confiança de apodi eleg,um filho de apodi por difora tão ne ai apodi pode eleg,flav,por ele e filho de apodi ola eu nuca voltei em polico mais eu muito por conheço flav, vj muito fala dele meu imã Raul comenta sonb,ele eu volto
Postar um comentário