quinta-feira, 19 de novembro de 2009

[leia] O Pessoal do Tarará abre programação de 11 dias em Mossoró nesta quinta

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará inicia a segunda parte da programação de aniversário de sete anos de fundação. Na primeira quinzena do mês o grupo desenvolveu um projeto no Rio de Janeiro, e agora chega a vez de Mossoró, que recebe diversas atividades a partir desta quinta-feira (19) até o dia 29, totalizando 11 dias de uma programação que trará apresentações de espetáculos do repertório do grupo, estréia de nova montagem e debates sobre o trabalho que o grupo vem realizando. O patrocínio de toda a programação em Mossoró é do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura 2009, o que possibilita a programação acontecer de forma gratuita.

“É um momento muito feliz para o grupo, porque estamos cada vez mais levando o nosso teatro para mais longe, nos firmando no cenário nacional como um grupo sério, que sabe o que quer, e nada melhor que comemorarmos as conquistas em nossa casa, principalmente pensando na frente, já que um novo espetáculo chega para enriquecer o nosso repertório”, afirma o ator, diretor e produtor Dionízio do Apodi.

Na programação constam apresentações no Teatro Dix-Huit, mas também em vários bairros de Mossoró, o que deixa claro que o grupo permanece com os mesmos ideais de teatro popular, e chega até as casas dos que não têm. “Queremos agradecer ao nosso patrocinador, o Banco do Nordeste, pela possibilidade de levarmos o nosso trabalho para os nossos bairros, para o nosso público. É muito bom viajar, como o grupo viajou tanto este ano, mas também é muito bom chegar em casa e poder curtir este momento”, explica a atriz e produtora Rosi Reis.

HISTÓRICO – O Pessoal do Tarará foi fundado no dia 13 de novembro de 2002, e iniciou sua trajetória dramatizando textos teatrais nas ondas do rádio, numa espécie de rádio-novela. Neste período o grupo estudou muitos autores, e pode ter uma base para montar o seu primeiro espetáculo em 2003: Sanduíche de Gente, com texto de Crispiniano Neto, direção de Grimário Farias, e com um pequeno apoio do Banco do Nordeste. O grupo percorreu todos os cantos e recantos de Mossoró durante o ano de 2004 (bairros, favelas, praças, escolas), produziu documentário, virou cartão-postal e teve seu trabalho veiculado no Minuto Conterrâneo (programa do Banco do Nordeste que era veiculado na Globo, SBT, Rede Brasil, Record e Bandeirantes). “Nossa parceria com o Banco do Nordeste ficou muito forte a partir daí, e passamos a ter um respeito muito grande pelo banco, que acreditou no grupo desde o início. Se pegar a nossa história, nestes sete anos o Banco do Nordeste sempre esteve presente”, lembra a atriz e produtora Ludmila Albuquerque.

Em 2005 o grupo resolveu fazer um filme sobre a realidade das ruas de Mossoró, de cunho social e artístico, e levou para os mais diversos bairros, apresentando gratuitamente em telões. Neste mesmo ano veio O inspetor Geraldo, espetáculo em cartaz até hoje, e que já teve diversas modificações, resistindo ao tempo, e mantendo uma das referências d´O Pessoal do Tarará, que é a qualidade.

A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró veio em 2006, e marcou o início da real profissionalização do grupo, abrindo portas em vários estados do Brasil, e colocando o grupo num patamar de qualidade. Foi com A Peleja do Amor que o grupo ganhou 19 prêmios, incluindo cinco de melhor espetáculo em vários estados do Brasil.

O Pessoal do Tarará ainda montou “Assombrações” em 2008, e conseguiu dar visibilidade ao ator e diretor Dionízio do Apodi, que foi escolhido por júri popular e técnico como o Artista de Teatro do Ano no Estado do Rio Grande do Norte, prêmio O Poty, oferecido pelo Diário de Natal, no ano passado, e que o grupo recebeu como fruto de um trabalho coletivo. Agora em 2009 chega um novo espetáculo: Tem Gato na Cachorrada, ou O Pulo do Gato, que os mossoroenses têm a oportunidade de ver nesta programação de aniversário, e que também chegará em dezembro para a cidade de Apodi.

COMO PARTICIPAR DA PROGRAMAÇÃO - Para as apresentações que acontecerão dentro do Teatro Dix-Huit Rosado, as senhas serão distribuídas no próprio teatro, a partir das 14h, da próxima sexta-feira. Mais informações sobre o projeto são obtidas no novo site do grupo (www.opessoaldotarara.com.br).

PROGRAMAÇÃO EM MOSSORÓ ABAIXO:

Dia 19 (quinta-feira) – O Inspetor Geraldo – abolição IV – 19h
Dia 20 (sexta-feira) – O Pulo do Gato (Tem Gato na Cachorrada) – Teatro Dix-Huit Rosado – 20h
Dia 21 (sábado) – O Pulo do Gato (Tem Gato na Cachorrada) – Teatro Dix-Huit Rosado – 20h
Dia 22 (domingo) – O Pulo do Gato (Tem Gato na Cachorrada) - Teatro Dix-Huit Rosado – 20h
Dia 23 (segunda) - O Inspetor Geraldo – Conjunto Vingt Rosado – 20h
Dia 24 (terça) – O Inspetor Geraldo – Lagoa do Mato – 20h
Dia 25 (quarta) – O Inspetor Geraldo – Inocoop de São Manoel – 20h
Dia 26 (quinta) - O Inspetor Geraldo – Praça do Teatro Dix-Huit Rosado – 18h
(debate sobre O Inspetor Geraldo após apresentação)
Dia 27 (sexta) – A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró – Teatro Dix-Huit Rosado - 20h (debate sobre A Peleja do Amor após apresentação)
Dia 28 (sábado) – O Pulo do Gato – (Tem Gato na Cachorrada) - Teatro Dix-Huit Rosado – 20h
(debate sobre O Pulo do Gato após apresentação)
Dia 29 (domingo) – O Pulo do Gato (Tem Gato na Cachorrada) – Teatro Dix-Huit Rosado – 20h

www.opessoaldotarara.com.br
(84)3314-9078; (84)8726-4008; (84)8726-4009; (84)8726-4010

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO