quinta-feira, 19 de novembro de 2009

[leia] Concretizado: Fábrica de Castanha irá para Campo Grande


Escrevi ainda no blog antigo sobre o potencial agrícola do município de Campo Grande, fazendo destaque especial para a considerável produção de castanha de caju, estimada em cerca de 500 toneladas para umaa área de 1.000 hectares explorada com a cajucultura. A região produtora possui solos de formação sedimentar, semelhante aos que são encontrados ao longo da Chapada do Apodi e nas cidades de Caraúbas e Upanema. Mesmo assim, até então a fama e todos os lucros e impostos obtidos com a venda da produção ficavam naquelas localidades uma vez que o comércio era feito informalmente e in natura.

A realidade campo grandense pode começar a mudar na próxima safra. Isto porque na quarta-feira passada, o Conselho Estadual do Arranjo Produtivo do Caju aprovou por unanimidade a destinação de investimentos na ordem de aproximadamente R$ 500 mil para construção de uma fábrica de beneficiamento e comercialização da castanha. Deste conselho participam A Fundação Banco do Brasil, SEBRAE, CONAB e EMBRAPA dentre outros órgãos que também definiu Campo Grande e a comunidade do Bom Jesus como local para edificação da próxima fábrica com recursos oriundos da FBB.

O resultado foi comemorado pelo nosso Prefeito Bibi de Nenca, o principal responsável pela chegada do investimento no município. A busca de alternativas de geração de emprego e renda fez o prefeito perceber o potencial da cultura agrícola do cajueiro e levou-o a reforçar uma antiga reivindicação dos moradores da zona rural, especialmente aqueles da região produtora de caju. “Tenho dito que a minha gestão tem um olhar de prioridade com o futuro, através da educação; e outro de compromisso com o presente por meio da geração de ocupação e renda”, costuma repetir incansavelmente.

A concretização de uma fábrica de castanha é de fato um motivo para ser comemorado por diversos fatores positivos que ela trará junto. De um lado, beneficia o agricultor com abertura de novos postos de trabalhos nas atividades de beneficiamento da castanha e no valor final do produto quando o quilo de castanha beneficiada é cerca de 10 vezes melhor do que o in natura. Por outro lado, a fábrica vem com vantagens para todo o município haja vista a possibilidade do ICMS passar a ser cobrado pela prefeitura local ao invés de ser transferido sem retorno para a cidade.

A companheira Lilia Holanda, presidente da Associação do Bom Jesus e assessora de Bibi como coordenadora municipal de geração de emprego e renda, foi outra que não escondeu a felicidade com a conquista alcançada por Campo Grande e pela sua comunidade. Lilia bem sabe que a fábrica não chegou com facilidade. Experiente na execução de políticas públicas para o meio rural, Lilia acompanhou o prefeito Bibi nas etapas que antecederam o resultado e qualificou Campo Grande. "Conversas demonstrando o interesse e apresentando o potencial do município foram feitas com representantes da Fundação Banco do Brasil, SEBRAE, CONAB, EMBRAPA”, conta os antecedentes que fez junto com o prefeito.

O prefeito Bibi de Nenca comemora com razão porque a Fundação Banco do Brasil está chegando a 35 fábricas apoiadas no Nordeste com um investimento total de R$ 14 milhões. Portanto, o empenho do prefeito merece destaque e serve de modelo para outras gestões no sentido de perceberem que mesmo diante das dificuldades promovidas pela crise mundial, o Governo Federal continua com muitas frentes de apoio aos municípios e cabe aos prefeitos terem visão de futuro e formarem equipes competentes que lhe apóiem em trabalhos que signifiquem retornos para a promoção do desenvolvimento com sustentabilidade.

Participei um pouco desta conquista junto com a boa atuação do companheiro Hildebrando Rocha, Secretário de Agricultura, que também colaborou e o Núcleo Sertão Verde que assessora a comunidade do Bom Jesus. Assim minha satisfação está em imaginar o tamanho do benefício que chegará e de ver o Programa de Governo de Bibi sendo concretizado com a colaboração de toda sua equipe e, neste caso em especial, com forte presença de petistas que insistem em oferecer lealdade política e capacidade administrativa a essa importante aliança local. Ao contrário, de uns poucos que só procuram o prefeito para criar ciúmes e intrigas. Os frutos destas são totalmente contrários aqueles que virão com a fábrica.

4 Comentários:

ex eleitor de gorete,natal (RESID) disse...

e a prefeita gorete que vive aqui em natal,nada arranja para apodi,isso é muitafalta de luta,se é que ela sabe o que é luta,pois se perde:UERN(PARNAMIRIM,EXPANSÂO PAU DOS FERROS ETC),UFERSA(ANGICOS,CARAUBAS E PAU DOS FERROS),FABRICA DE BENEFICIAMENTO PARA PESCADO(CARAUBAS),GAIOLAS PARA PRODUÇÂO DE PESCADO, (PAU DOS FERROS),etc,etc,etc,será que ela vai ter a coragem de dizer que o projeto de irrigação da chapada,que faz parte da transposição do rio são francisco,IRÁ ELA TER A AUDACIA DE DIZER QUE IRASER ELA VQUE ADQUIRIU??????? aí sim será piada,apesar de saber que elatem jornal e radio paradizer essa enganação ,pois existe em apodi segundo comentarios de conterraneos ,radialistas pagos para isso...é brincar demais com o povo.

Anônimo disse...

E dai? O que essa reportagem que dizer amigo? O quer temos haver com Campo Grande?

Anônimo disse...

A decepção dos bacuraus é tão grande que ficam assustados coma incompetência do Prefeito de fato.

Anônimo disse...

porque que voces so divulgam comentarios contra admistracao da perfeita gorete, divulgem das coisas boa que ela estar fazemdo, vou dar so um exemplo vao sec do bem estar social , outra coisa anonimo de cima nunca votor em gorete ele de ser um dos que gastou muito dinheiro para eleger o adversario dela ,peço que voces divulgem pelo menos esse, eu agradeço muito sendo divulgado esse comentario

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO