terça-feira, 22 de setembro de 2009

[leia] Curtas

Ministros em campanha
O governo está antecipando a campanha eleitoral de 2010. Os ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão “produzindo” agendas oficiais em seus Estados de origem, esticando o fim de semana para participar de eventos marcados por anúncios de obras, ações e programas do governo. A manchete do jornal O Globo conta que o ministro da Justiça, Tarso Genro, e do Planejamento, Paulo Bernardo, são os mais sistemáticos em reservar as sextas e segundas para eventos em seus Estados. Tarso, por exemplo, que é pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, passou 60% de seu tempo fora de Brasília, em solo gaúcho, entre abril e agosto. Bernardo, por sua vez, ainda não decidiu se vai concorrer, mas sua mulher, Gleisi Hoffman, disputará uma vaga no Senado pelo Paraná. Helio Costa, ministro das Comunicações e também pré-candidato ao governo de seu Estado de origem, intensificou as visitas a Minas Gerais. O jornal ressalta que a prática de esticar a agenda, criticada pelo PT no passado, foi adotada ao longo de todo o governo Lula, mas se intensificou agora, ano pré-eleitoral.

Romário para deputado
O ex-jogador Romário lidera a lista de famosos que planejam disputar as próximas eleições. Além dele, que se filia hoje ao PSB para concorrer a uma vaga de deputado federal em 2010, a lista tem o ex-baterista do grupo O Rappa, Marcelo Yuka, que deve aderir ao PCdoB, a ex-prostituta e fundadora da grife Daspu, Gabriela Leite (PV), e o ex-jogador Edmundo, que, de acordo com O Globo, se aproximou do PP. A filiação de Romário veio em menos de uma semana após a aprovação, pelo Congresso (ainda falta a sanção do presidente), de uma norma que diz que o candidato não precisa ter “ficha limpa” para concorrer. Afundado em dívidas, que o obrigaram a leiloar sua casa por R$ 8 milhões, Romário sofre na Justiça cerca de 70 processos por crimes tributários, danos morais, entre outros. Segundo ele, sua bandeira será a Educação.

Hino nas escolas é obrigatório
Todas as escolas de ensino fundamental, públicas e privadas, são obrigadas a partir de hoje a tocar o Hino Nacional uma vez por semana. A lei, de autoria do deputado Lincoln Portela (PR-MG), foi sancionada ontem pelo vice-presidente, em exercício na Presidência, José Alencar. A lei não prevê data e horário para a execução, nem punição para quem não obedecer a nova regra. Segundo a Folha (para assinantes), existem vários projetos de lei que tramitam nas assembleias estaduais e municipais de todo país propondo a mesma coisa. Com a sanção de Alencar, a lei passa a valer automaticamente para todos.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO