quinta-feira, 13 de agosto de 2009

[leia] A UP e os Projetos Articulados

Nestas terras onde a política gira quase sempre sobre o mais do mesmo, tivemos ontem o anúncio da formação de mais um bloco político com vistas às eleições de 2010. Autodenomina-se UP (Unidade Potiguar), o bloco formado pelos líderes do PMN, PR e PMDB.

Na verdade, a UP é reforço e ampliação, porque agora com a participação de Henrique Alves, do acordo anteriormente firmado entre Robinson Farias e João Maia, todos legitimamente de olho em 2010. Segundo o próprio Henrique, ele estava ali firmando uma aliança pessoal.
Evidente que este novo PACTU (Programa de Aproximação de Candidatos Tentando a Unidade), como carinhosamente denominei o atual movimento desses líderes partidários, nasce bastante fortalecido e mexe com as peças do tabuleiro eleitoral.

E o Henrique dá o azimute das intenções do grupo: ‘Não vamos discriminar ninguém. Não podemos ser excludentes. Vamos abrir o diálogo. A vertente é a base do Presidente Lula em 2010, apoiando a ministra Dilma Rousseff. Mas às vezes no Rio Grande do Norte se impõem realidades diferentes. Essa realidade nós vamos discutir. Agora não podemos excluir’.

Henrique, de forma coerente com o seu papel de líder do maior partido da base de sustentação do Presidente Lula, o PMDB, reafirma a primazia do projeto nacional. A UP nasce, assim, fortalecendo o projeto hoje coordenado pelo Presidente Lula.

Já em relação à sucessão em nosso Estado, tem um ‘MAS’ no meio do caminho. HA se encarrega de comunicar que ‘Mas às vezes no Rio Grande do Norte se impõem realidades diferentes’, reforçando que a UP não discriminará ninguém e nem será excludente. Fosse eu, diria ’sempre’ no lugar do ‘às vezes’.

Garibaldi Alves saudou o movimento, parabenizando-o pela sinalização de diálogo local com partidos para além da base do Lula e José Agripino até emitiu nota, reiterando o desejo de união nas eleições futuras. Ou seja, a UP já (sem trocadilhos) mexeu com as peças do tabuleiro 2010.

A formação da UP é positiva e o será mais quando, e se, apresentar à sociedade potiguar um conjunto de proposições programáticas que nos indique o que pensam seus membros. Insisto: é preciso superar a fulanização que tem marcado negativamente o nosso processo eleitoral.
Penso que o surgimento da UP deveria estimular a formação de outros blocos políticos, para também construir posicionamentos para o ano eleitoral vindouro.

O PT-RN, em reunião de seu Diretório Estadual realizada no dia 1 de agosto passado, já se posicionou: buscará a união da base do Presidente Lula e da base da Governadora Vilma. Reafirmando nossa aliança preferencial com o PSB aqui no RN, entendemos ser um erro político desvincular a disputa nacional da estadual. São projetos que devem ser debatidos articuladamente.

Nossa prioridade será somar para que a disputa local tenha também as marcas da consolidação e dos avanços políticos no Brasil e no Rio Grande do Norte.

Mineiro

1 Comentário:

Anônimo disse...

OLHA, ESSE "PACTO ULCEROSO POLÍTICO" ESTÁ COMO UM BALÃO INFLADO COM OS GASES DOS INTERESSES PESSOAIS DOS QUE O IDEALIZARAM. VÁ PRA FRENTE RIO GRANDE DO NORTE SEM SORTE!

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO