domingo, 30 de agosto de 2009

[leia] TV na internet começa a ganhar o Oeste

Oeste - Foi-se o tempo em que a comunicação do interior era regida pelas emissoras de rádio. Primeiro foram as AMs, depois as FMs comunitárias que se proliferaram como um vírus por todas as cidades, independente do número de habitantes. Mas a revolução chegou mesmo depois da socialização da rede mundial dos computadores - Internet - que trouxe o mundo para dentro das residências. Com o aumento dos usuários, tanto os equipamentos quanto os serviços estão cada dia mais acessíveis, de modo que não é mais privilégio apenas dos que possuem uma condição financeira favorável.

Os blogs revolucionaram a comunicação em todo o país. De acordo com o Google (maior site de busca do mundo), existem 156.000 páginas em português contendo o termo blog. Esse veículo deixou de ser um simples diário pessoal para se transformar numa ferramenta forte e eficiente de veiculação de notícia. Depois veio o Orkut e mais recentemente o Twitter.
Porém, foi com a chegada do YouTube, site que permite que o usuário carregue e compartilhe vídeos, que apareceram novas idéias. A partir do seu sistema (Adobe Flash), que facilita o manejo com os vídeos, começa a surgir no Oeste um novo veículo de comunicação aberta: a TV na internet.

Em Apodi, Wilson Oliveira ficou conhecido como "o repórter cidadão", depois que começou a publicar nos blogs da cidade as entrevistas e coberturas que faz com uma câmera fotográfica digital. Seu trabalho começou em 2005, porém, recentemente, uma empresa de Internet via rádio se interessou pelo seu trabalho e montou, dentro do site da instituição, um espaço para que Wilson publicasse seus vídeos. A TV Oeste é a primeira televisão virtual genuinamente apodiense.

O trabalho é todo artesanal. Durante as coberturas, ele pede ajuda a alguém ou simplesmente coloca a digital numa superfície sólida e faz as entrevistas, que são jogadas, na maioria, sem qualquer tipo de edição. Devido à falta de equipamentos e de um sistema específico, seu principal público acaba sendo internautas de outras regiões do Estado e até o país, principalmente onde existe a Internet banda larga. Em Apodi, como a Internet tem baixa velocidade, para assistir aos vídeos é preciso esperar carregar e isso pode demorar muito tempo.

Por enquanto, a TV Oeste realiza cobertura de festas e, eventualmente, algum acontecimento político, por isso seu público maior está entre os jovens. Os acessos diários variam de 800 a mil visitas. O adjetivo "repórter cidadão" nasceu das matérias realizadas nas comunidades rurais da cidade, principalmente nos dois últimos invernos, quando milhares de famílias foram atingidas pelas enchentes dos rios que cortam o Vale do Apodi. "Muita gente do país inteiro acompanhou o nosso trabalho", disse Wilson Oliveira.

PROJETO

O empresário José Maria da Silva também projeta a implantação de uma televisão virtual em Apodi. Segundo o jornalista Roberto Fernandes, o prédio está sendo construído e o sistema deve ser implantado em breve.

TV virtual começa a conquistar o público do Alto Oeste

Um grupo de amigos encontrou na TV digital uma maneira de conquistar novos públicos e faturar bem. O bacharel em Direito e radialista Diogo Sales, a vendedora Elisângela Monteiro, o analista de sistemas Tális Lopes e o produtor de vídeo, Rogério, juntaram seus conhecimentos e montaram em Pau dos Ferros a "TV No Segundo", a primeira televisão do Alto Oeste Potiguar. Diferente da TV Oeste, eles investiram aproximadamente R$ 15 mil na compra de equipamentos de edição, câmeras miniDV (Digital Vídeo), computadores e painéis.

A utilização da Internet como veículo foi escolhida pelo grupo por ser livre e não exigir liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). A proposta era cobrir o Carnapau - carnaval fora de época de Pau dos Ferros - mas a ideia foi tão bem aceita que eles não tiraram mais o sistema do ar e agora preparam nova cobertura na 13ª Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP), "depois desse evento nós entraremos com uma programação diária com jornalismo, programas e show de humor", garantiu Diogo.

Para que todos os usuários da Internet tenham acesso à televisão, os empresários optaram por transmitir todos os vídeos em 102kbps (Kilobits por segundo), assim atendem a realidade local, que na maioria, é de 128kbps. "O ruim é que a qualidade dos vídeos é bem inferior", disse Diogo.

Em apenas um mês, mais de oito mil pessoas já acessaram o site. (www.tvnosegundo.com) A TV funciona em um prédio alugado onde foi montada a ilha de edição. Segundo Elisângela Monteiro, eles vão alugar outra sala para montar os painéis dos estúdios. "Vamos realizar uma grande campanha de marketing para que todo o RN conheça a nossa TV", concluiu.

O número de acessos da TV Oeste de Apodi é 3 vezes maior que a TV No Segundo de Pau dos Ferros, assim como o Blog ApodiBaixo doPano é um dos mais acessado do Estado.

Há, antes que esqueça. Wilson depois mando a conta.

Fonte: DeFato

1 Comentário:

Graça - GUARULHOS - SP disse...

o trabalho do wilson estar sendo muito visto aqui em guarulhos pelos apodienses e muitos riograndenses aqui do bairro

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO