sábado, 29 de agosto de 2009

[leia] Filme com cenas de sexo será exibido para adolescentes de escolas públicas em Apodi

Caiu na internet a tão comentada cena de sexo protagonizada pelos personagens de Wagner Moura e Letícia Sabatella no filme “Romance”, em cartaz nos cinemas. Na época do lançamento do filme, o ator Pedro Cardoso fez uma manifestação pública contra o excesso de cenas de nudez no cinema, o que acabou chamando a atenção para essa seqüência.

As cenas de nudez foram as primeiras desse tipo dirigidas por Guel Arraes. “A Paula Lavigne, produtora do filme, já tinha me alertado sobre a possibilidade de isso acontecer [vazar na internet], mas não pensei que seria tão rapidamente. Mesmo assim, não vejo isso como um grande problema, já que se trata de uma cena feita com todos os cuidados necessários para preservação dos artistas e que está totalmente voltada para o contexto do filme”, afirma o diretor.

Fonte: G1

Sou contra a exibição do filme para adolescentes das escolas públicas de Apodi, que será exibido gratuitamente às 16 horas desse dia 1º de setembro, terça-feira, na Escola Municipal Lindaura Silva.

O filme faz parte do Circuito BR em Movimento promovido pela Petrobrás que está 'rondando' várias cidades pelo interior do estado.

Romance é o filme protagonizado por Wagner Moura e Letícia Sabatella que fazem o papel de atores numa recriação teatral do Romance de Tristão e Isolda e ficam apaixonados um pelo outro.

O filme é belíssimo, já tive o prazer de vê-lo, mas exibir tais cenas no ambiente escolar, e sabendo que nossos adolescentes não tem maturidade sexual a altura, não seria um ato saudável.

Em 2008 tive a oportunidade de ensinar por 2 meses numa escola pública de Apodi, para adolescentes de 12 a 15 anos e percebi o quanto precisamos educar melhor nossos jovens, no que diz respeito a sexualidade.

Além do mais, existem outros filmes do projeto que poderiam muito bem substituí-lo, como é o caso do Meu Nome Não é Johnny, que se aplica muito mais à nossa realidade, já que trata do assunto Drogas, recorrente na cidade do Apodi.

Vale ressaltar que não estou querendo desmerecer o filme, muito pelo contrário, o filme é um dos melhores do cinema nacional dos últimos anos, sem falar do diretor Guel Arraes, que já dirigiu fenômenos (ao meu ver) como Lisbela e o Prisioneiro e O Alto da Compadecida.

Assistam ao filme! Mas em casa, com o parceiro, com a namorada (ou namorado).

4 Comentários:

pai de aluna disse...

concordo a noção basica deste filme será que será absolvido de forma critica pelo aluno e ou de forma a incentivar a pratica da sexualida prematuramente,sr diretor seus alunos são diferentes em nivel de capacitação doas outras escolas,CUIDADO E MUITO FREIO.

func. publico disse...

esse filme não só vai despetar a sexualida?vinho é bom para o coração mais voce sr diretor deste colegio daria vinho todo dia a um adolescente de sua familia?os adolescente de seus ciclo familiar o sr vai levar para assistir o filme?será?

Prof. da rede municipal de ensino disse...

Título inadequado para essa matéria. Quando li, pensei que fosse um filme restrito. Esse título estraga o prazer de trabalhar com apreciação o filme no contexto escolar.
"Três Irmãos de Sangue” retrata a vida dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, brasileiros que fizeram da solidariedade a sua grande arma na luta pela vida e que ajudaram a tornar o Brasil um país mais justo e solidário."
Você deveria ter uma visão mais abrangente para com a cultura cinéfila atrelada à uma política pedagógica moderna. Fico com pena de gente cuja sensibilidade/percepção desperta para o sexo. O filme pode gerar debates enriquecedores.
Lamento por este filme não ser exibido na escola em que trabalho.

vasco disse...

Uma das premissas básicas do jornalismo é sempre ouvir os dois lados e se informar corretamente, para não sair por aí escrevendo besteiras e inverdades! O filme programado para exibição na escola Lindaura Silva é MEU NOME NÃO É JOHNNY E NÃO ROMANCE como citado no texto! Aliás a classificação etária do fime Romance é 12 anos e qualquer criança hoje em dia, no horário da tarde na TV brasileira, vê cena muito pior! Melhor informando, a tão comentada cena não é de sexo explícito, como colocado na matéria, há sim uma insinuação, o que difere e muito do ato em si e a cena, por sinal é muito bela, aparecendo apenas um seio em close. Aconselho que todos assistam ao filme Romance, e não apenas acompanhados de namorados ou namoradas, chame também sua mãe, seu pai, seus irmão e amigos, é diversão pura, no melhor estilo Guel Arraes. O protesto do pedro Cardoso, em momento algum se dirigiu a apenas um filme, ele fez o protesto como um todo. O que acontece é que somos muito exigientes com o cinema nacional e sempre achamos defeitos no cinema brasileiro. Vai ver que é melhor ver um filme de ação, cheio de tiros e pereguições que não levam a lugar nenhum e nem faz as pessoas pensarem. Basta desse discurso hipócrita e moralista, imoral são os políticos a política brasileira!

Orlando Junior - Produtor Cultural do projeto Cinema BR em Movimento

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO