sábado, 20 de junho de 2009

[leia] Vilma decepciona Apodi pela 'enésima' vez

Apodi já perdeu as contas de quantas vezes a governadora Vilma decepcionou Apodi, e essa sem dúvidas foi mais uma delas.

No período de enchentes, no ano passado, os agricultores do vale do Apodi ficaram 'em baixo d'água' e perderam quase tudo, sabendo que era uma obrigação da governadora ajudar aquele povo, mas o que Vilma dizia em discursos e sempre que era cobrada é que iria até Brasília cobrar do governo federal uma ajuda. Ela sempre faz assim, quando é cobrada ela bota a culpa para outra pessoa, é como se ela nunca tivesse a obrigação de fazer, apenas de ir buscar com os outros.

Ela nunca foi buscar com os outros, nem nunca fez.

Aconteceu novamente com a UERN.

Vilma tenta mudar o foco novamente para a UFERSA, achando que Apodi vai novamente se iludir, enquanto que poderia ter vindo à nossa cidade para garantir a construção da UERN.

Apodi não queria que ninguém mais viesse a Apodi e prometesse coisas que não serão cumpridas. Apodi quer ação. Queremos ver na prática esses discursos.

Pois é, estamos novamente de 'mãos abanando'.

4 Comentários:

Fernanda D. C. Nogueira disse...

Sem dúvida, um dia memorável e proveitoso para Apodi. É assim que tem sido desde que a sociedade apodiense resolveu retomar as lutas em prol de si mesma.
Não precisa ser um excelente analisador político para perceber que esta vinda da Governadora Vilma à nossa cidade foi, na verdade, uma estratégia com o fim de alcançar objetivos bem específicos: prestígio, palmas (e votos) diante da mancada dada por muitos políticos do Estado para com nossa cidade; diante do descumprimento de muitas ações em Apodi. Obviamente, ela precisava reverter a situação ao seu favor. Bom, sendo pra vir deixar benefícios pode vir e que venha mais vezes. Mas se for apenas para subir em palanques para prometer, prometer, prometer e desejar derrotas aos adversários (como faz o filho de Gari, Gari, Garibaldi) que vão cada vez mais pra longe. Não os queremos mais aqui.
A deputada Sandra, objetivando limpar a sujeira que fez, resolveu pegar carona com a vinda da Governadora. Nem mesmo isso a impediu de ouvir as grandes vaias que os apodienses deram, que nós demos. Isso é pra saberem que as pessoas daqui já não são tão tolas como pensavam; que já sabemos usar nossa voz e nos fazer ouvidos; que já não engolimos tantas desculpas incabíveis que uma meia dúzia insiste em nos empurrar goela abaixo. É bom não vacilarem ou terão grandes surpresas. Os demais políticos que, mais uma vez, traíram nossa confiança não perdem por esperar as suas vaias também. Dona Fátima Bezerra escapou porque se escondeu. Não vou aqui comparar o seu mandato com o da deputada Sandra, que nada fez/faz de concreto por Apodi a não ser pegar carona, mas o que fez a deputada Fátima em relação à nossa UFERSA foi de um desrespeito sem tamanho para com a luta que travamos durante anos. Isso já são águas passadas. Eram águas passadas até virem tentar reviver nossas esperanças pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Já fomos traídos duas vezes. Não estamos dispostos a ser enganados de novo. Alguém dúvida que próximo ano virá mais e mais políticos prometerem de novo a UFERSA?
As obras deixadas e prometidas pela Governadora na cidade são muito importantes e extremamente bem vindas, mas não podemos esquecer que estão vindo tarde, muito tarde. Que sejamos mais perspicazes em reconhecer que isso foi mais do que obrigação já que levou muitos votos de nossa cidade; que o que está fazendo não é favor e sim, dever. Para não passarmos por ingratos, deixamos aqui nossos agradecimentos carregados de criticidade.


(continua...)

Fernanda D. C. Nogueira disse...

Pela primeira vez, vou aqui parabenizar a Prefeita de Apodi, a professora Goreti, por ter dado o ar da graça e ter comparecido ao evento. Sei que é uma obrigação do gestor municipal, mas como ela ainda não havia se integrado às lutas travadas pelo povo de Apodi após a eleição, sua presença é merecedora de aplausos, sim. Mostrou um mínimo de maturidade política e atendeu ao chamado do povo. Bom, não sei se conta muita coisa assim já que, por exemplo, no dia 22 de março não esteve (nem mandou nenhum representante) embaixo do sol escaldante lá na Barragem de Santa Cruz lutando exatamente por isso que a Governadora veio deixar aqui hoje. E que dia aquele 22 de março! Ainda estou curtindo o bronzeado que ganhei por lá...Também não compareceu na audiência pública ocorrida no sábado passado. Ora se os lá de fora sabem vir pegar carona por que os daqui também não podem?!

Quanto à UERN, não queiram pegar carona e apadrinhar a luta depois que o Campus estiver pronto, não. Lutemos todos desde ontem! Aí sim, seremos todos merecedores de aplausos tão grandes quanto os dados ao professor Flaviano Monteiro no mesmo evento. Eu seria bem suspeita ao relatar a intensidade dos aplausos, mas como não fui só eu que aplaudi cheia de entusiasmo e demoradamente acredito que não passarei aqui por enganosa. Os que lá estiveram presentes e até mesmos os ouvintes que acompanharam de casa podem atestar a intensidade da aclamação remetida ao Professor.

Estendo meus parabéns a todos os vereadores que estiveram presentes mostrando empenho em lutar pelos nossos interesses. Dá gosto ter uma Câmara diferente do que estávamos acostumados a ver e mais ainda, empenhada em dar as respostas que esperamos. Muito bem, senhores edis.

Por fim, aqueles que resmungaram; que tentaram jogar areia no movimento realizado no último dia 13 devem reconhecer que foram exatamente aquela manifestação e aqueles panfletos os desencadeadores dessa vinda de Vilma hoje para Apodi. Se Apodi tivesse baixado a cabeça (como antes se fazia) ninguém teria nos dado atenção. E é exatamente por isso, só por isso, que não podemos mais deixar as coisas passarem despercebidas, como se fossem fruto do acaso. Sejamos, verdadeiramente, senhores dos nossos destinos.

Diante de tudo, só tenho a dizer que estou feliz, bem feliz com tudo que se projeta para o futuro de nossa querida cidade.

Anônimo disse...

E mais uma vez o povo besta de Apodi fica se acabando de correr prá prestigiar Vilma e ela decepcionando os Apodienses.Bem feito prá largarem de serem bestas.Por mim ela ficaria sozinha falando para as paredes porque lá eu nem fui e não vou nenhuma vez ser palhaça prá ela.São todos iguais esses políticos.

Fernanda Danielle Nogueira disse...

Não...as coisas não se resolvem ao virarmos as costas para os nossos representantes. Ao contrário, é preciso ir ver de perto, ouvir de perto, para saber de suas intenções, para cobrar. Se a solução fosse esta apontada por você, anônima,ninguém teria ouvido os discursos apelativos da então candidata à prefeita de Apodi nem mesmo teria creditado votos a ela.
Escrevo isso sem medo de qualquer represália. O que sabia (e pelo visto, continua sabendo) era criticar o grupo político que deu às mãos a ela; que ela fazia parte.
No entanto...as falas da prefeita continuam vazias iguaiszinhas a de D. Vilma. Talvez, mais vazias.

Considero esta vinda da Governadora
proveitosa por muitos motivos. Primeiro, ela veio deixar uma obra importantíssima. Não há como negar. Depois, cobrada ali mesmo, anunciou sua vinda na próxima semana para vir deixar a obra da construção do entreposto de mel. Segundo, anunciou que pretende retomar o saneamento e reparar os estragos na BR-405. Uma boa também.

Por último (e aqui sim, considero que merecia ter ganho sua parcela de "vaias" também), veio aqui tentar nos estimular a acreditar nessa nova vinda da UFERSA (incabível isso);empurrar a construção do Campus da UERN lá pra frente (falou, falou e não disse nada); ouvir os muitos
elogios que a prefeita fez; tentar apagar o brilho da vinda de Robinson a Apodi...tudo estrategicamente planejado. Bom, teve tudo para ter encerrado sua fala sob vaias constantes. Começou bem, terminou péssimo. Mesmo que nem tudo tenha saído como esperávamos foi proveitosa, sim. Já teria sido de algum proveito se não tivesse dito nada. Isso porque nos deixaria bem claro que não mereceria nenhum voto. Temos que aproveitar cada silêncio, cada gesto, cada passo,cada atitude...para saber em quem votar.

Vou seguir a mesma linha de Taísa Galvão e pensar que aqueles tantos elogios que Goreti destinou à Governadora fazem parte de um pacto maior de estabelecer um novo ACORDÃO para a campanha de 2010. Ora, o grupinho da Prefeita (cada vez menor) segue orientações do Senhor Garibaldi. Isso é óbvio. E qual o interesse por trás? Vai saber...? Sem dúvida, Vilma não teria ouvido tantas vezes a palavra "guerreira" da boca da Prefeita "Professora" de Apodi se não houvessem interesses envolvidos.

Quando ouvimos o que os políticos tem a nos dizer podemos ser capazes de tirar as nossas próprias conclusões. Não se trata de sair "correndo atrás, prestigiando". Tenho certeza que muitos ali não disponibilizaram seu dia para correr em busca de Vilma. Mas, assim como eu, acharam de suma importância ver e ouvir de perto o que ela tinha a nos dizer.

Eu sei também que diante de todo o esquecimento a que fomos entregues qualquer coisa que nos tragam será pouco, muito pouco. Eu mesma sempre acho pouco. Mas não posso esconder minha satisfação de ver essa obra de urbanizãção da Barragem sair. Isso é mais uma prova de que, quando queremos, quando lutamos, nós conseguimos. Bom, pra toda regra existe uma exceção, né?!

Por fim, acho que pensar que todos os políticos são iguais e que sendo iguais, são ruins e desonestos é um erro, um grande erro. Pensando e agindo assim nós só iremos contribuir para que políticos desse calibre ingressem e continuem na política. Todos nós sabemos que temos a maior e mais eficiente arma para combatê-los: o nosso voto. Bom, parece que nem todos sabem...

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO