[leia] Apodi na luta pela UERN
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte não descarta a possibilidade de instalar um campus avançado no município de Apodi. O reitor da instituição, Milton Marques de Medeiros, disse, porém, que o processo de implantação tem um custo financeiro alto e que não pode ser decidido de forma precipitada.
No último sábado, movimentada Audiência Pública foi realizada em Apodi, na Câmara Municipal, com a presença do deputado Robinson Faria, presidente da Assembléia Legislativa, do Reitor Milton Marques de Medeiros e de representantes da sociedade civil apodiense. O objetivo foi discutir a viabilidade de se implantar o campus da UERN naquela cidade. Os participantes lotaram as dependências da Casa de Cultura.
"Não seria irresponsável de afirmar que está ao meu alcance transformar o Núcleo da UERN de Apodi em Campus. Se fosse apenas para ampliar a oferta de cursos, poderia assegurar isso agora, mas a implantação de um campus é uma questão política e não depende somente de sermos simpáticos à idéia. Precisamos ser honestos", disse o reitor Milton Marques, adiantando que seria necessário, no mínimo, o dobro dos recursos que estão disponíveis.
O deputado Robinson Faria, autor da emenda que assegurou a verba no valor de 1,5 milhão para a construção da sede da UERN no município, tentou argumentar que iria tentar obter da governadora Wilma de Faria o compromisso de assegurar mais recursos para concretizar o sonho dos apodienses. "Aprovamos empréstimos no valor de 500 milhões de reais para o governo sem barganhas, e, por isso, a governadora não terá como negar pouco mais de um milhão para Apodi", garantiu.
O deputado destacou ainda a organização e a capacidade de mobilização da sociedade apodiense, mas alertou sobre a falta parcerias políticas para viabilizar os projetos apresentados.
O deputado Gilson Moura, que também compareceu ao evento, garantiu que não irá calar sua voz enquanto esse sonho não se materializar. Ele destacou a luta do professor Flaviano Monteiro, com o qual esteve em uma audiência em Brasília, na época lutando pela vinda da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), e pediu: "não vamos deixar esse sonho que a UERN vire mais uma frustração".
O professor Flaviano Monteiro relembrou toda a luta pela instalação do campus da Ufersa, da qual foi um dos membros e articuladores, e disse que o momento é de muita tristeza pela maneira como o município foi traído por políticos que não respeitaram os 37 mil habitantes de Apodi. "Pesquisamos sobre você e constatamos que é um homem de palavra", concluiu, referindo-se ao deputado Robinson Faria.
Em nome dos vereadores, e como anfitrião do evento, o presidente da Câmara, João Evangelista, agradeceu em especial pela presença de vereadores de toda a região, que se colocaram à disposição de Apodi em defesa da instalação do campus da UERN. Evangelista destacou ainda a luta movida pelo legislativo, executivo e a sociedade civil organizada. "Não estamos aqui para 'pegar carona', mas para fazer jus ao nosso mandato de vereador", finalizou.
Estiveram no evento o presidente da câmara de vereadores de Natal, Dickson Nasser, vereadores dos municípios de Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes e presidentes de partidos de Apodi.
2 Comentários:
Luta pela Uern, e não pela Ufersa. Entendeu?
Obrigado por ter corrigido. Se quizer pode apagar.
Postar um comentário