sábado, 30 de maio de 2009

[leia] Um pouco de história: Posto Gonzaga Melo

A cidade de Apody experimentou um crescimento na rua do posto que, até o ano de 1970 as residências terminavam onde hoje situa-se a Mercearia Frei Damião (de Tetéia, irmão de Fãíco) cujo imóvel ficava defronte ao banheiro do Velho Ademar (onde hoje encontra-se edificado um imóvel com venda de madeira).

Pois bem!

Daí em diante era um lugar ermo. Em 1970 Gonzaga Melo edificou e instalou o seu posto, que durante o período noturno era iluminado com energia própria (grupo gerador).

Lembro-me que no primeira dia do seu funcionamento muitos da cidade caminharam, admirados até o posto, dado grnd luminosidade das lâmpadas fluorescentes, que causavam admiração em comparação com as lâmpadas amarelas e de pouca luminosidade do sistema de iluminação pública, gerado por um motor da prefeitura, situado em um prédio vizinho à Zé da Carritela.

Com certeza o posto de Gonzaga despertou o crescimento urbano em direção à serra, já que somente ele encravava-se naquele terreno deserto.

Seu' Gonzaga Melo - Luiz Gonzada de Melo nasceu a a 08.06.1924, filho de Pedro Regino de Melo e de Aurora Dantas de Melo, esta natural de Iracema-CE. Casou com sua prima Anailde de Freitas Melo (irmã de Clidenor Melo, ex-prefeito de Itaú/RN).

O casal tem 06 filhos: Terceiro, Efraim, Luzar, Ângela, Ana Lúcia, Ana Néri e Ana Javer de Melo.

O autor do texto não se identificou, mas pelo Apody com 'y' e pelas letras em 'caixa alta' dá pra perceber que se trata do historiados e escritor apodiense Marcos Pinto.
Será que me enganei?

5 Comentários:

Anônimo disse...

essa evolução é coisa do passado,pois no momento apodi,de boca aberta pergunta:tinhamos tres senadores em palanques da minha prefeita,quatro deputados federais,a mesma foi a brasilia duas vezes,e porque chegando aqui não comprou o terreno e pegou as assinaturas dos prefeitos vizinhos como ademar pegou? e o pior e que deram para apodi em troca os dois dep. fedrais que ajudaram a ufersa sair de apodi:dinheiro federal para comprarem duas caçambas e um carro de lixo,OU SEJA TROCAMOS UMA UNIVERSIDADE FEDERAL POR UM CARRO DE LIXO,APODI È REALMENTE UM LIXÂO.

Anônimo disse...

Enganou-se não! apenas eu não quis evidenciar a autoria,que você,de forma analítico-ortográfica trouxe à baila pública. Abração à todos os meus conterrâneoas. E à disposição do blog para eventuais colaborações. Um beijo no coração de todos os meus conterrâneos do APODY,onde eu pretendo e sei que serei sepultado - claro!...daquí à mais 50 anos,somados aos 50 que eu comnpletei a 20.05.2009.

Anônimo disse...

Meus amigos do blog: só um adendo: Onde vc escreveu "banheiro de ademar" leia-se barreiro do velho Ademar (Pai de Fãico e Tetéia)onde eu "tomei" muitos banhos com água que dava nado (incrível,não é!)Saiba mais que no barreiro do velho Ademar Caveja eram lavados os carros do Apody. Pergunte ao Totó de Manoel de Souza,que inda hoje "está na praça", ou a Carlito irmão da esposa de Bevenuto Paiva,ou melhor,Carlito irmão de Chico Amâncio,antigo lanterneiro do Apody!

apodiense,triste,desolado em natal disse...

é imperdoalvel a perca que nossa prefeita proporcionou aos jovens ,na qualificação profissional,sem esquecer da geração de emprego e renda posteriores,pois só a obra esta orçada em 14 milho~es de reais,que deixara nos cofres da prefeitura de caraubas,só de IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS(ISS) 700,00 setessentos mil reais,dinheiro de sobra para comprar o terreno,PORQUE O PREFEITO DE CARAÙBAS TEVE A COMPETENCIA?porque nossa prefeita de apodi esteve em brasilia duas vezes com deputados e senadores e chegou em apodi sem falar dessa UFERSA,isso é um descaso sem que haja perdão para o mesmo.fiquei super triste quando tomei conhecimento disso,pois inumeras cidades no rio grande do norte tem UNIVERSIDADE FEDERAL E CEFETS,porque apodi com todo o potencial agropecusrio e de numeros de universitarios,troca uma universidade por carros para lixo,verbas federais?é um ABSURDO.

não dá mais para ouvir cetos radialistas... disse...

sendo pre vestibulano,apodi mais uma vez deixa seus filhos pobres na mão,pois os donos dos poderes podem pagar cursos particulares onde o filho escolhe,agora deixar que um prefeito de um municipio com menor estrutura economica,politica,riquezas naturais e numero de universitarios,ganhe,puxe,nossa universidade federal ,aí passa de descaso,e ainda querem tapar buraco em todas as radios de apodi,com alguns locutores robos,é de rasgar fucinho.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO