sábado, 30 de maio de 2009

[leia] Quando a mentira não tem vez

“A falsidade tem uma infinidade de combinações, mas a verdade só tem um modo de ser.”
Jean Jacques Rousseau.


Por diversas vezes nos perguntamos sobre diversos comportamentos do homem: Por que algumas pessoas se afogam tanto na mentira? Na minha visão ela revela a faceta mais pobre do ser. É por meio dessa que o mal se comunica. Lembro-me de diversas passagens ao longo da história da humanidade, onde a mentira teve lugar decisivo. Se lembrarmos da narrativa de Adão e Eva, veremos que a serpente fez uso da mentira para conquistar a confiança da mulher. Resultado: ela continuou mentindo pelo mundo.

Aquele que pratica a mentira parece estar mergulhado em um poço sem fim e atolado até o pescoço com o próprio vômito do demônio, o pai da mesma. Por quantas vezes você não esteve de frente para alguém que profanava palavras dubitáveis e mantinha-se escondida por detrás delas? É desse tipo de gente que estamos falando.
Lembro-me de uma passagem que dizia:

Um dia a verdade e a mentira iam passando próximo a um lago e a mentira convenceu a verdade a tomar banho nele. Passados alguns segundos, a mentira saiu do lago e vestiu as roupas da verdade e saiu por ai mentindo dizendo que era a verdade.

Da mesma podemos constatar que muitas vezes é difícil descobrir quem realmente é a pessoa que estar do seu lado, se ela está com as roupas certas ou apenas aparece no seu caminho para atrasá-lo e fazer com que você acabe perdendo um tempo precioso da sua vida. Às vezes você aprende que existem lobos nas peles de cordeiros. E que não vale a pena sentir pena de quem não merece sua piedade. O mundo está repleto de falantes, mas mentirosos são os mais fortes, uma força passageira, pois se usam esse recurso, estão, na verdade, mostrando que são fracos para serem dignos do galardão de Deus.

Muitos estudos mostram que as causas das mentiras podem ser patológicas ou mesmo aprendidas durante o convívio com pessoas que não conseguem pronunciar uma única palavra fiel. Muitas vezes as palavras “eu te amo” e “pode contar comigo” são expressões sem nenhum sentido e poder transformador. Já perceberam que os mentirosos são os primeiros a chamar por Deus? Pois é, esses se sentem como injustiçados e se trancam em seus mundos repletos de ratos e cobras venenosas. Políticos, religiosos medíocres, bandidos, parceiros infiéis, profissionais cretinos, ricos ou pobres que fazem o uso desenfreado das mentiras, sentirão um dia o peso da justiça divina. “Nem todo aquele que disser senhor, senhor será salvo”.

A maturidade traz a visão do bem. Um dia você aprende que tudo que foi feito em nome da mentira, foi feito em nome do mal. Como diria o músico Renato Russo “Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira”

Mas nem tudo está perdido. Combate-se o odeio com o amor, o medo com a coragem, a tristeza com alegria. “o que afoga alguém não é o mergulho, mas sim o fato de permanecer debaixo da água.” Não devemos regar uma terra estérea que não vai dá frutos.

E quando a mentira não tem vez? Ela nunca terá lugar em uma terra onde prevaleça o verdadeiro sentimento de paz, amor, harmonia e confiança. Pessoas derrotadas serão sempre mentirosas, não tem como separar o joio do trigo. Uma árvore ruim não pode dá bons frutos.

Lembra da sua ultima mentira? Pois bem, ela causou um estrago em alguma parte do mundo. Viva com ela eternamente e carregue consigo tudo que o universo vai te dar em dobro no futuro. Esse texto e dedico à sua última mentira. E acredite carregamos dentro de nós um anjo e um demônio e às vezes suas vozes se confundem e podemos nunca saber quem está dizendo a verdade ou a mentira. Reflita. Esse texto é para você. E você sabe quem. Chegou o momento de receber a sua parte da herança.

Bruno Coriolano
bruno_coriolano@hotmail.com

3 Comentários:

Carla Nadja disse...

Bruno para entender a nossa realidade não precisa ter uma visao americanisada nao. Basta ter sencibilidade para perceber o que acontece de errado ao nosso lado. Voce quer falar coisas simples com frases bonitas, muito estiloso vc mas tmbm fala uma besteira danada. Espero que da proxima vez que usar esse espaço que és tao valoroso use com mais sabedoria.

Carlos Henrique disse...

Concordo com vc Carla.... o que ele quiz dizer em ?! Só pq foi pra os EUA SRS não precisa disso nao! Alias que misturada é essa ? afinal acho q nem esse Bruno sabe onde quiz chegar .

Anônimo disse...

Meu rapaz, será que você mesmo conhece o sentido mais pleno do que seja a "verdade"? Será que você realmente vive de acordo com a verdade? A verdade me parece algo bem mais amplo do que um emaranhado cofuso de palavras e frases.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO