sexta-feira, 8 de maio de 2009

[leia] 10 anos das comemorações do Dia do Artista Plástico no RN


Mais um orgulho apodiense o Artista Plástico Marcos Leite exibindo seus quadros

Sexta-feira, 8 de maio, é uma data importante para a cultura do Estado, com as comemorações do Dia do Artista Plástico e dos 10 anos da primeira atividade do movimento em Natal.

Há 10 anos, a idéia de comemorar o Dia do Artista Plástica em Natal foi idealizada pelos artistas Pedro Pereira e João Natal. Depois de uma exposição, eles marcaram um encontro para discutir de que maneira poderiam celebrar a data e decidiram organizar um Atelier Aberto. Então, no dia 8 de maio de 1999, juntaram tinta, telas, pincéis e grandes nomes como Vicente Vitoriano, Olavo Oliva, Marcelo Fernandes, Marcelus Bob, Reinaldo Azevedo e Eucir Filgueira para um dia inteiro de produção, que resultou em um catálogo. “Um mês depois, em 10 de junho, fizemos uma exposição na Fundação Hélio Galvão e o dinheiro arrecadado com a venda dos quadros foi doado à Casa de apoio a Criança com Câncer”, lembra Pedro Pereira, citando ainda o apoio da Fundação e da fotógrafa e artista plástica Candinha Bezerra na concretização do dia.

Depois disso, todo ano, o Dia 8 de Maio reúne artistas plásticos e visuais, em comemorações por toda cidade. “Sinto-me privilegiado por ter conseguido, com a força dos amigos, realizar a comemoração do Dia do Artista Plástica na capital potiguar, que é vivenciada como um dia de conscientização do que é arte, do que é o artista plástico e do valor de ambos”, diz Pedro Pereira.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO