domingo, 15 de março de 2009

[leia] Sociedade apodiense promove 2o. Ato da Barragem de Santa Cruz

Uma comitiva formada por representantes dos Fóruns das Entidades, da Juventude e da Agricultura Familiar estão convocando a população de Apodi e municípios da região do Vale e da Chapada para mais uma mobilização em prol da Barragem de Santa Cruz, definida para o próximo dia 22. O grupo, que na manhã de hoje esteve visitando os diversos órgãos de imprensa de Mossoró para divulgar o evento, pretende atrair um grande número de pessoas ao evento.

De acordo com Jerlândio Moreira, presidente do Fórum da Juventude, a principal proposta é despertar a classe política e a sociedade a importância sobre a realização de projetos que viabilizem o uso racional das águas da barragem de Santa Cruz, sua urbanização e a construção da estrada de acesso ao reservatório. "Queremos que a classe política da região de Apodi atue de forma mais contundente pelos projetos que promovam o desenvolvimento da nossa região, que tem o importante manancial hídrico que é a barragem de Santa Cruz. Precisamos utilizar a barragem na exploração turística, na agricultura familiar. A realização de projetos nesse sentido vai fomentar o desenvolvimento da região", acrescentou. Ele disse que existe ainda a proposta de criação de um centro de produção de alevinos para a região e também a criação de peixes em gaiolas.

Já o presidente do Fórum da Agricultura Familiar, José Holanda, disse que a realização do evento será mais uma forma de pedir ao governo e também aos representantes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Denocs) esclarecimentos sobre o arquivamento do projeto preparado pelo Governo do Estado para irrigação da chapada do Apodi em prol de um projeto feito ainda em 1985. "Esse projeto que será instalado pelo Dnocs em nossa região não deixa claro quem será beneficiado com o uso das águas da barragem. Além disso, o projeto tem mais de 20 anos e não possui sequer avaliação sobre impacto ambiental. Ontem foi realizada mais uma reunião com técnico do Dnocs, que não explicaram de forma clara como esse projeto vai funcionar. Essa situação nos preocupa muito", afirmou o representante do fórum.

O Fórum de Entidades Representativas de Apodiense detalhou a realização do ato público que será realizado no próximo dia 22 em prol da barragem. O evento, marcado para as 9h na própria Barragem, será destinado à apresentação de cobranças aos poderes constituídos com relação as obras de aproveitamento das águas da barragem e oficialização de uma associação composta por barraqueiros que atuam nas imediações da Barragem de Santa Cruz e por agricultores e famílias assentadas na região da chapada.

A barragem, inaugurada em 2002, sangrou pela primeira vez em 2004, com a capacidade de 600 milhões de metros cúbicos de água, e até o momento aguarda pela implementação de projetos destinados à utilização de suas águas.

A coordenação do fórum reconhece o apoio do governo estadual na elaboração dos projetos de aproveitamento, os quais são: urbanização da barragem para fins turísticos e irrigação de três mil hectares de vale. A irrigação inclui projeto piloto de 234 hectares, que beneficiará 116 famílias com custo zero, através da pressurização, gerando cerca de 600 empregos diretos.

Todos os projetos estão prontos, o que amplia a expectativa em torno da execução. "Precisamos saber o motivo desse projeto não ser iniciado. Enquanto o projeto feito pelo governo fica engavetado, o do Denocs, que ninguém tem conhecimento de como vai funcionar, está prestes a ser iniciado. Queremos esclarecimento sobre essa situação", afirmou um dos representantes do Fórum das Entidades Francisco Valdivino, o Xixico.

A coordenação está convidando as autoridades estaduais para participarem do ato, dentre elas representantes do governo do estado, deputados estaduais e integrantes da bancada federal.

Fonte: Correio da Tarde

1 Comentário:

Anônimo disse...

resido em natal,acompanho varios blogs de minha querida apodi,e vejo que a saida de apodi são os movimentos socias os quais a população esclarecida e participativa só tem vitorias a conquistar,mesmo não tendo votado em flaviano admiro o seu poder de mobilização e luta em prol de nossa terra.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO