domingo, 14 de dezembro de 2008

[leia] Jr. Souza, Edileuza, Dilma Viana e Edmilson Bracinho poderão ser empossados em Janeiro

A 'PEC dos Vereadores', como é conhecida a emenda constitucional que aumenta o número de vagas nas câmaras municipais, está para ser votada no senado, e caso seja aprovada existe a possibilidade de entrar em vigor ainda em 2009, ou seja, poderemos ter novos vereadores sendo empossados no dia 1º de Janeiro.

Em Apodi, caso a PEC entre em vigor nessa legislatura os nomes que estariam eleitos, segundo os critérios de votação (eleição direta, sobra e média) são:

PPS - Júnior Souza - 851 votos
PDT - Edileuza Pereira - 759 votos
PCdoB - Dilma Viana - 674 votos
PSB - Edmilson Bracinho - 539 votos

Em termos de 'Situação versus Oposição' o quadro não sofreria alterações, já que teoricamente entrariam 2 da situação (Jr. Souza e Edileuza) e 2 da oposição (Dilma Viana e Edmilson Bracinho).

Muito provavelmente também não haveria mudança quanto a escolha do presidente da casa, já que 'na teoria' Júnior Souza e Edileuza devem seguir as orientações de Klinger e votar contra Evangelista, enquanto que Edmilson Bracinho e Dilma devem juntar-se ao quinteto da Nova Geração e votar a favor de Evangelista.

Quanto ao critério de nomes novos o quadro também não sofreria alterações, já que Junior Souza e Edileuza fazem parte da 'antiga política' apodiense, enquanto que Dilma Viana e Edmilson são integrantes da Nova Geração de políticos.

Com relação ao quadro partidário o partido que mais sairia fortalecido seria o PCdoB, como sendo o único partido com 3 representantes na Câmara Municipal (Genivan, Chico de Marinete e Dilma), seguido pelo PR com 2 (Evangelista e Hélio), pelo PSB com 2 (Júnior Carlos e Edmilson), pelo PPS também com 2 (Paulo e Júnior Souza), e por último com apenas 1 representante estaria o PV (Angelo), o PP (Arnaldo Costa), o PDT (Edileuza) e o PMDB (Nilson de João Lucas).

Dos novos que entrariam apenas o PDT seria novidade, todos os demais já tinham representação na câmara.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Nova geração, velhas práticas!!Nada mudou. Nem na câmara, nem na prefeitura. O fato de haver nomes novos na legislatura ou no executivo municipal, não implica mudanças nas práticas políticas de Apodi. Nem o novo que pregava o candidato de oposição(ou situação??) Flaviano Monteiro. Pois suas práticas durante o pleito eleitoral, e da candidata vencedora,não diferiam um centímetro do comportamento em eleições anteriores. Se houve alguma mudança, foi a justiça eleitoral que estava vigilante e atenta, obrigando os candidatos a agirem de forma cautelosa. Não significando, portanto, uma mudança de postura dos políticos, mas uma adequação à lei.As velhas práticas ficaram menos visíveis; não desapareceram. Tanto na eleição, como agora, na escolha do secretariado do executivo e da mesa da câmara. Tenho dito!!

Anônimo disse...

ISSO É UMA VERGONHA, POIS JÁ TEMOS MAIS DE 52 MIL VEREADORES, ESSES CARAS ERAM PRA SER VOLUNTARIOS, POR ISSO QUE MAIS SOFREM SÃO AS PESSOAS HONESTAS QUE REALMENTE TRABALHAM, COMO NOIS, POIS É, CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE O BRASIL NÃO CHEGARÁ AO PRIMEIRO MUNDO, EU PERGUNTO O QUE VICE PREFEITO, GOVERNADOR FZEM?????????????? POR FAVOR ALGUÉM ME RESPONDA.

Anônimo disse...

É na disputa pra o presidente da camara pode mudar... um desses que irão entrar da oposição... podem vim fazer parte da chapa de gorete...

Anônimo disse...

Eu acho isso uma decepção total na politica, pq pergunto o que o vereador faz?na prática nada, é a minha opinião.Ai vem esses senadores e inventa isso agora aumentar o numero de vereadores pra não fazer nada acho pouco os que já estão ai sem fazer nada po povo.Meu Jesus onde vamos parar!

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO