quinta-feira, 9 de outubro de 2008

[leia] O que é política?

Este é um tema bastante difícil e profundo para ser tratado com rapidez. Vivemos hoje em um momento em que a política é questionada, pois, ela é sistematicamente confundida com as ações dos políticos profissionais, principalmente, pelos maus políticos.

Não é fácil discutir a questão da política nos dias de hoje. Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder. Porém, o homem é um ser assencialmente político. Todas as nossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem conseqüências e somos responsáveis por nossas ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós.

Nossa ação política está presente em todos os momentos da vida, seja nos aspecto privado ou público. Vivemos com a família, relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos parte integrantes da cidade, pertencemos a um Estado e País, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar com voluntário em uma causa em que acreditamos. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos conhecer melhor propostas, discursos e ações dos políticos que nos representam.

Não podemos confundir que política é simplesmente o ato de votar. Estamos fazendo política como tomamos atitudes em nosso trabalho, quando estamos conversando em uma mesa de bar ou quando estamos bebendo uma cervejinha após uma "pelada" de futebol. Estamos fazendo política quando exigimos nossos direitos de consumidor, quando nos indignamos ao vermos nossas crianças fora das escolas sendo massacradas nas ruas ou nas "Febens" da vida. Conhecemos o Estatuto da Criança e do Adolescente? Ou o Código do Consumidor? A nossa Constituição, nem pensar é grande demais. E que dizer das leis trânsito que estamos a todo o momento desrespeitando?

7 Comentários:

Anônimo disse...

Não sei bem o porque dessas confusão politica pois vi mais uma vez as eleições de Apodi ser um carnaval com direito a palhaços, bandidos, mocinhos e mocinhas e ate algo novo de se ver gente soltando fogo pela boca. Uns dizem SIM outros EU ACREDITO. Eu acreditei em Apodi no inicio q este ano as eleições seriam para muda. Mudanças ouve e brigas também e ate grandes uniões políticas. Mais como todo bom jogo de futebol um time sempre perde. E coloca culpa no Juiz(político) nunca o torcedor(eleitor) tem a culpa pois ele e o melhor! Tudo isso creio ser um seqüelas deixa por um certo prefeito ou seja o feitiço se virando contra o feiticeiro. TODOS nos ACREDITAMOS e falamos SIM para nossos candidatos. Agora o que nos basta é se passa mais quatro anos para vermos novamente a historia se repete. Quais serão os novos personagens?

Anônimo disse...

-A maioria pró gorete foi de 543 votos quê logo serão esquecidos,
mas vai ser impossivel esquecer o exercito de 10.771 eleitores convictos de que mudança acontecerá é só uma qustão de tempo !!!

Anônimo disse...

Apodiense consiente, então espere 04 anos, pois em apodi os anos passa rápido pois temos: carnaval, semana santa, festas juninas, férias escolares, vaquejada, carnavais fora de época e final de ano, repita isto 04 anos que em 2012 GOGO vem com tudo e mais com a máquina pública, não vai ter nem candidato adversário. Estes 10.771 são votos de Bicudos, pois se a reciproca for verdadeira teremos 11.314 Bacurais, deixa de Babaquiçe.

Anônimo disse...

Mais uma vez a nossa cidade ficou no quase...numa vida morna...

QUASE

Ainda pior que a convicção do não, é a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase!
É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.
Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase amou não amou.
Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.
Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna.
A resposta eu sei de cor, está estampada na distância e na frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos 'bom dia', quase que sussurrados.
Sobra covardia e falta coragem até para ser feliz.
A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.
Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor.
Mas não são.
Se a virtude estivesse mesmo no meio-termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza.
O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.
Preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.
Para os erros há perdão, para os fracassos, chance, para os amores impossíveis, tempo.
De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma.
Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.
Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando...
Fazendo que planejando...
Vivendo que esperando...
Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

Fernando Pessoa

Anônimo disse...

o ultimo slogan de campanha para o pmdb foi;APODI NÃO PODE CONTINUAR ASSIM, ESTOU COM GORETE,ESTOU COM VANDINHO.vamos começar pela menor promessa .1000 casas,e agora jose,a embriagues acabou,passou o sonho,agora tem que ser realidade ou mais uma enganação?

Anônimo disse...

eu estou esperando a minha,quem promete deve.

Anônimo disse...

Essa mudança prometida era realmente avassaladora, hein?
Com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura e comércio apodiense, que, claro, não apoiam de graça, teríamos uma MUDANÇA e tanto!!
Ô povinho hipócrita!

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO