terça-feira, 1 de julho de 2008

[leia] PCdoB não consegue alianças e sai com 14 pré candidatos na proporcional

O maior erro do PCdoB nessas eleições, volto a insistir, foi a falta de habilidade política para tratar de política nessas eleições.

Vou preservar o nome da pessoa, mas não poderia deixar de citar uma conversa que tivemos sobre o PCdoB:

"Numa das únicas reuniões que mantive com o partido para falar de política eles simplesmente deram a entender que para eles tanto fazia se eu iria apoiá-los ou não, era uma questão que só dependia de mim escolher se iria, e mesmo assim eles ainda iriam analisar se valia a pena o meu apoio é com se eles dissessem:

'Vamos pensar na possibilidade de aceitar o seu apoio' " - reclamou um político jovem da cidade.

E olhe que esse cara tem o perfil de vários integrantes do PCdoB, é jovem, inovador e uma mentalidade que demonstra preocupação com o futuro da cidade.

Acho até que o PCdoB demorou demais em deixar que somente Flaviano Monteiro e Zé Maria conduzissem as negociações, eles que são políticos por natureza e tem um grande prestígio junto à classe política tradicional.

Mas o PCdoB ainda se mantêm com chances de chegar (também) ao legislativo, especialmente com a formação do chapão do outro lado. Mas para isso a tarefa para os jovens camaradas não é nada fácil, principalmente se considerarmos que nenhum deles já disputou qualquer eleição na vida.

Considerando que o coeficiente eleitoral vai chegar próximo ao que foi na última eleição, cada candidato teria que obter cerca de 180 votos para garantir uma única vaga. A primeira vista parece fácil, ainda mais se compararmos a outras avaliações que fizemos anteriormente, mas não podemos deixar de dizer que a maioria deles comungam do mesmo público, ou seja, eles são muito próximos uns dos outros e os eleitores de um na cerca seriam eleitores dos outros. Sem querer puxar sardinha para nenhum dos candidatos é importante ressaltar pelo menos dois nomes dessa coligação: um é o de Chico de Marinete que vem apoiado por Milton Sales, Geilson Morais e o próprio Zé Maria. Na última eleição Geilson Morais obteve 733 votos. A outra que merece destaque é a professora Dilma Viana, ela que vem de uma família tradicional na política, herdeira do saudoso ex-prefeito Valdomiro Viana. Quem também poderá se destacar nessa chapa são os jovens Genivam Aires da Santa Rosa e o Arimatéia da Soledade, há uma grande expectativa sobre eles, mas nada que se possa avaliar através de números, visto que eles nunca disputaram nenhum cargo.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Por favor me permita fazer uma correção, pois acho que você está um pouco desatualizado em dizer que nenhum deses dois membro se cadidataram a nenhum cargo eletivo, salvo não me engano em 1990 flaviano saiu candidato a vereador. Alguém discorda do que eu disse?

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO