domingo, 4 de maio de 2008

[leia] Um giro na política pelo estado

Em Natal
As coisas na capital deram um giro espetacular. Enquanto que os pré candidatos Rogério Marinho (PSB), Hermano Morais (PMDB), Mineiro e Virgínia Ferreira (PT) esperavam ver seus nomes apontados como cabeça de chapa, eis que surge a tal da 'base de Lula' e coloca os três partidos num único barco, e nenhum dos pré candidatos foi escolhido. A vez ficou com a deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Rogério Marinho conversou com a governadora e retirou sua pré candidatura, mas o partido ainda o mantém como candidato a candidato. O consolo para Rogério ficou a indicação do vice na chapa majoritária.

Hermano Morais também retirou sua pré candidatura, mas os peemedebistas ainda esperam conversar com Garibaldi e Henrique Alves para tomar uma decisão.

O PT terá que fugir às regras internas do partido para escolher Fátima como a candidata, já que ela não havia se inscrito para as prévias da sigla.

Micarla de Souza deve correr por fora com o apoio do senador José Agripino e ainda poderá contar com a presença em seu palanque de João Maia e Robinson Faria.


No estado
O acordo da 'base aliada de Lula' pode ter por trás interesses em 2010, quando muitos acreditam que Wilma e Garibaldi disputarão o senado juntos e Carlos Eduardo será o candidato ao governo.

A decisão da governadora foi à revelia de seus aliados importantes, dentre eles estão os pré candidatos ao governo em 2010, o federal João Maia e o estadual Robinson Faria.

Em Caraúbas
O prefeito Eugênio Alves (PR) desistiu de candidatar-se à reeleição alegando que temia por sua vida. Quem não gostou da decisão foi o deputado federal João Maia que deverá ir até Caraúbas nesse domingo para conversar com o prefeito. Eugênio vinha perdendo apoios importantes e com o aval da governadora outro candidato já estava trabalhando para concorrer com o prefeito.

Em Mossoró
As coisas em Mossoró andam tão tensas quanto em Apodi. São muitos os candidatos que apostam no apoio da governadora, e Wilma ainda pensa em não apoiar ninguém e quem sabe ter o apoio de Fafá em 2010.

Em Apodi
Na cidade apodiense a coisa esquenta e esfria muito rapidamente e numa constância que está deixando todo mundo doido. Primeiro os ex-prefeitos Simão e Vandinho chegaram com uma história de que a governadora já havia definido pelo nome de Simão. Depois a família de Vandinho desmente essa história e logo em seguida Vandinho declara que se Simão for o candidato terá o seu apoio.

O PMDB segue calado e aos poucos vem perdendo espaço na política. Primeiro foi o apoio dado por Vandinho ao nome de Simão, quando muitos acreditavam que o ex-prefeito iria formar a chapa majoritária com Gorete. Depois foi a vez dos vereadores Júnior Souza e Tibúrcio Marinho serem mantidos no cargo, deixando o PMDB com apenas um vereador na câmara e sem nenhuma outra expressão importante da política, as exceções são a vice prefeita Gorete e o único vereador Nilson Fernandes.

Já o PR continua na indecisão, tendo que escolher entre o nome de Célio Martins apoiado pelo grupo do prefeito Pinheiro ou o nome da médica Solange Noronha que terá o apoio do Democratas.

Candidaturas alternativas ainda estão sendo cogitadas, e partidos como PC do B e o PHS devem lançar candidatos. O PC do B torce para que não haja interferência da governadora em seu projeto, enquanto que o PHS já anunciou que em Apodi terá candidatura própria e o nome é o de Gilberto Olinto.

Partidos menores esperam uma definição para tomarem suas decisões.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO