quinta-feira, 17 de abril de 2008

[leia] População volta a reclamar da falta de segurança em Apodi

A questão da segurança pública no município de Apodi é algo que requer, tanto da Secretaria Estadual de Segurança Pública quanto do comando da Polícia Militar, e do próprio Governo do Estado, uma atenção muito maior que a supostamente dedicada à questão. O assalto – verdadeiro “arrastão” – em casas, comércios e a diversas lojas no município de Apodi, bem como na zona rural se tornaram freqüentes, sinaliza ao mesmo tempo, o quanto de ousadia pode ser demonstrada por pessoas armadas em nossa cidade, e a vulnerabilidade da região Oeste no quesito segurança pública, de uma maneira geral.

Como a BR-405 passa por dentro da cidade e Apodi detém uma grande extensão territorial na zona rural, está localizado em trecho estratégico, fazendo fronteira com o estado do Ceará. Tendo acesso a diversas comunidades do Vale do Apodi. Este fato, por si só, já impõe a necessidade de se dispor de um aparato policial mais ostensivo na região. Todos os apodienses são conscientes da escassez de novas viaturas, armamentos mais sofisticados, até mesmo de uma boa estrutura física nas delegacias da polícia Civil e Militar, respectivamente.

O amplo crescimento dos índices criminais e de violência em praticamente todo o país, a crise dos meios e políticas tradicionais de ação diante do problema e o caráter prioritário que este passa a ter entre as demandas da opinião pública, têm exigido dos diversos setores públicos não mais poder esquivar-se da parcela de responsabilidade sobre o setor. Sejam governos municipais, organizações não-governamentais, centros de pesquisa, iniciativa privada, organizações internacionais e, principalmente, dos governos Estadual e Federal.

Entendemos que a segurança pública municipal não é apenas um caso de polícia. Mas sem percebermos a ação dos órgãos federais e estaduais, constitucionalmente responsáveis pela adoção de políticas de segurança; sem que os gestores municipais disponham de recursos e informações, inclusive em caráter científico, que permitam avaliar as políticas implementadas e promovam o redirecionamento das ações policiais de caráter preventivo e repressivo, conforme as necessidades indicadas pela dinâmica da criminalidade, nosso temor – que se soma ao pânico dos cidadãos – é que nos tornemos, sem ter a quem apelar...

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO