quinta-feira, 24 de abril de 2008

[leia] Financiamento de campanha: Meu dinheiro de volta...

O dinheiro nem sempre sai daqueles que encabeçam a disputa, na maioria das vezes quem assume as despesas são empresários, comerciantes e até mesmo pessoa física que acreditam no projeto e que chegam a 'doar' até 10 mil reais para ajudar no custeio das despesas. Mas como ficam depois de perderem as eleições? O comerciante simplesmente entrega esse dinheiro e não tem retorno no futuro? Você daria todo esse dinheiro sem pensar em reavê-lo mais na frente?

Ora bolas, aqueles que não contribuem financeiramente, mas que dão apenas o voto muitas vezes vai atrás do candidato vencedor para lhe cobrar um emprego ou algum benefício, imagine aqueles que investiram na campanha. E por favor, não me venham com utopias, dizendo que isso é um pensamento do passado, que as coisas agora são outras, e que o povo vai votar consciente e que vai existir alguma campanha vitoriosa sem gastar dinheiro algum. A estrutura de uma campanha precisa de dinheiro, por isso a política não nasceu para todos, especialmente campanhas majoritárias, como é o caso de prefeitura, governo e presidência.

Para o candidato expor suas propostas vai precisar de um meio para isso. Se for através da rádio vai precisar de uma equipe que coordene, planeje, projete e desenvolva um bom trabalho, porque sabemos que uma mesma frase poderá ser compreendida de várias formas, dependendo de sua edição, e para isso é necessário dinheiro. Para que sejam feitos os comícios é necessário a contratação de pessoal para montagem do palco, o próprio palco, equipamentos de som, carros de som anunciando dias antes, combustível para os carros, locutores, bandeiras, carros para transportar o pessoal da zona rural, panfletos, bebidas para animar o povão, adesivos e coisas do tipo, nem preciso dizer que tudo isso demanda dinheiro. Dependendo da magnitude do evento, alguns políticos chegam a gastar de 10 a 15 mil reais por comício.

Pra tudo na política é preciso ter dinheiro. Tudo.

4 Comentários:

Anônimo disse...

mas dessa vez o proprio cdl talvez quera investir no seu proprio candidato,com tentativa de retorno proprio

Anônimo disse...

o cdl cansado de envestir em candidaturas alheias,juntou se ao forum das entidades e agora tentam chegar mais perto do bolo,e conseguentemente terem o retormo mais facil das suas aplicações financeira de campanha,sem falar nos dividendos do poder politico,nisso não tem nada de novo...e olhem que tem raposa velha por tras de tudo isso...

Anônimo disse...

A prefeitura não compra um cibasol no cemércio de apodi.

Anônimo disse...

faltou a logica no raciocinio dos comentarios julia.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO