terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

[leia] Agressão em sala de aula

O que leva um estudante a romper as regras de disciplina e agredir os professores dentro da escola? O Jornal Hoje investiga essa delicada relação entre mestres e alunos e divulga relatos de profissionais que foram ameaçados por estudantes nas salas de aula.

Hoje, é como se a professora Eunice Martins tivesse que aprender a escrever novamente. “Eu não sinto a ponta do dedo ainda. É como estivesse dormente, não consigo escrever mais com ele”, conta.

A habilidade, aperfeiçoada com 28 anos de experiência dentro da sala de aula, ficou comprometida pelo golpe de um aluno. No ano passado, a mão direita de Eunice foi prensada na porta de uma escola municipal de São Bernardo do Campo, Grande São Paulo. Ela perdeu parte da ponta do dedo.

“Ele passou no meio dos meus alunos empurrando, esbarrou em mim e dirigiu-se para o banheiro. Eu pedi que ele saísse do banheiro para que a gente conversasse, e nisso a porta de repente veio com tudo”, lembra Eunice. “Eu só me lembrei de tirar a cabeça do caminho, mas não lembrei de tirar a mão”.

Uma ex-diretora que não quer se identificar passou 20 anos de sua vida dentro de escolas públicas. “Eu sei que existem escolas em que o aluno chega, coloca a arma em cima da carteira e fala: ‘hoje eu vou embora tal hora’”, relata.

Uma pesquisa do sindicato dos professores do estado de São Paulo (Apeoesp) mostra que quase 90% dos educadores conhecem algum caso de violência dentro das escolas. Vandalismo e agressões físicas e verbais são os tipos mais comuns.

O estudo apontou ainda os causadores dessa violência. A maioria (93,3%) é de alunos; desconhecidos (31,6%) e pais (25,2%) também são citados.

Dos 684 professores entrevistados, 70% afirmaram que sabem de casos de tráfico de drogas na escola; 67%, do uso de drogas pelos alunos. Outros 46% souberam de situações de pessoas armadas na escola.

Na semana passada, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, uma aula terminou em agressão física numa escola estadual. Segundo a professora, que não quer se identificar, tudo começou porque um aluno estava atrapalhando a aula. “Na hora em que ele saiu, eu fui fechar a porta, e ele veio com agressão. Ele já veio dando soco, primeiro na minha boca. Depois eu corri, e ele me deu uma rasteira e me jogou no chão. O aluno me ameaçou, jogou uma cadeira contra mim”, contou a professora.

Caren Ruotti, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP, diz que não existem culpados. Para ela, a violência dentro da sala de aula é fruto da falta de integração entre escola e comunidade. “O aluno não é trazido pra discutir os problemas que existem na escola, e os professores também não. Muitas vezes acaba ficando esse clima de indisciplina, de desrespeito, onde as agressões surgem porque os problemas não são tratados nem discutidos pela escola”, ela diz.

Enquanto isso, a violência escolar vai deixando suas marcas. "Eu gosto do que eu faço, mas numa situação dessa a gente perde a ilusão. Perde o encanto de dar aula”, diz uma professora agredida.

O otimismo ainda mantém uma outra professora na rede pública estadual: “É obrigação do profissional da área de educação não só transmitir os conteúdos programáticos, mas também educar realmente. O professor tem que mostrar a questão de valor, mostrar a questão de viver em sociedade. Lugar de criança é na escola”.

Em nota, a secretaria de Educação do estado de São Paulo informou que o número de agressões contra os professores diminuiu: em 2005, foram registrados 210 casos num universo de 250 mil professores. No ano passado, o número caiu para 180 professores agredidos. A secretaria afirmou ainda que são desenvolvidos na rede pública programas que incentivam o respeito aos professores, funcionários, alunos e pais de alunos.

Sobre a pesquisa da Apeoesp, a secretaria da Educação informou que não considera o estudo representativo, já que foram ouvidos 684 professores dos 250 mil que estão atuando no estado.

A secretaria de Educação de São Bernardo do Campo classifica como um “incidente” o que aconteceu com a professora Eunice, citada na nossa reportagem.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO