[leia] Uso do capacete é prejudicial ou ajuda a população?
Se houvesse como ou onde pesquisar dados estatísticos o ‘apodibaixodopano’ sem dúvidas iria verificar:
- Quantos casos de mortes, dentro da cidade, aconteceram devido ao uso do capacete;
O problema é que não temos onde buscar as informações, mas não é difícil deduzir que não houve acidentes fatais na cidade que justifique a obrigatoriedade do uso do equipamento, enquanto que os casos de mortes por motoqueiros encapuzados, digo, ‘encapacetados’ tornaram-se um tanto quanto freqüentes.
Mais uma vez deixo claro que o ‘dibaixodopano’ não é contra as leis e sua aplicação, mas acreditamos que a adaptação delas à nossa realidade é de grande relevância. Por exemplo, o uso obrigatório do equipamento por quem sai de Apodi até Felipe Guerra, ou Caraúbas é perfeitamente justificável, dado o elevado grau de acidentes que acontecem durante esse trajeto, mas exigir o uso para quem sai apenas para comprar um lanche, para comprar um remédio, ou mesmo visitar um amigo que fica logo ali na rua da frente é exagero.
Alguns pontos, mesmo que dentro do perímetro urbano, devem ser observados, por exemplo: os mototaxistas devem usar o equipamento e exigir que os passageiros também o usem, pois a condução do passageiro é sua responsabilidade, e o trabalho deve ser encarado com seriedade e normas devem ser obedecidas.
A questão é que não há, estatisticamente falando, dados que comprovem a necessidade do uso do capacete, e a obrigatoriedade foi imposta à revelia da população.
1 Comentário:
Depende, a parte da população que esta dentro deveria agradecer pois está mas protegida, a parte do lado de fora infelizmente fica temerosa, por não saber quem esta dentro do capacete, mas como na queda somente a parte de dentro "normalmente sofre mais", ela "a parte de dentro" deveria usar sempre sem ligar para o que aparte de fora esta pensando, pois traumatismo craniano para os outros e galo na cabeça da gente.
Postar um comentário