[leia] Quem ganha com as leis de trânsito na cidade?
Desde o dia 1º de Abril que as 'novas' leis do trânsito passaram a vigorar em Apodi.
Mas, como o 1º de Abril era dia da mentira, acho que os guardas resolveram só autuar os infratores a partir da segunda-feira, ainda porque o 1º de abril caiu num domingo, e ninguém trabalha dia de domingo, não é isso?
Entre outras obrigações, os motoristas e motoqueiros apodienses terão que:
Mas se tem coisas que apoio incondicionalmente, é a proibição de crianças conduzindo veículos e o respeito aos sinais de trânsito. E se tem pessoas, e não veículos, que devem ser apreendidas, são aquelas que andam com imprudência causando os acidentes que vemos em nossa cidade.
Essa é mais uma medida que não vai ajudar em nada nossa população, e que no final das contas vai trazer um prejuízo enorme a todos, com excessão daqueles que vão receber a grana, que o povo pobre vai desembolsar.
Respondendo a pergunta feita no título dessa postagem: Quem ganha com as leis de trânsito na cidade?
É difícil dizer quem ganha, mas muito fácil apontar quem perde: O povo pobre! Como sempre.
Obs: Não sou contra a implantação desse novo sistema, só acho que muito deveria ter sido conversado com a própria população, e o melhor para todos é que deveria ser adotado. E o que ainda chega a ser pior, é que sabemos que as leis não valem para todos.
Mas, como o 1º de Abril era dia da mentira, acho que os guardas resolveram só autuar os infratores a partir da segunda-feira, ainda porque o 1º de abril caiu num domingo, e ninguém trabalha dia de domingo, não é isso?
Entre outras obrigações, os motoristas e motoqueiros apodienses terão que:
- Usar o capacete e o cinto de segurança: É incrível, mas nós brasileiros somos obrigados a nos proteger, pois o capacete e o cinto de segurança não foi feito pra proteger o pedestre, foi feito tão somente para proteger quem o usa. Mas o uso do capacete deve ser questionado. Os últimos homicídios que houve na cidade foram todos praticados por motoqueiros que usavam capacetes para evitar que fossem identificados. O temor da população é tão grande, que muitos já ficam assustados quando vêem alguém de capacete rondando pelas ruas. Agora, com a cobrança das leis, a situação pode ficar ainda pior, por isso acredito que o uso obrigatório deveria ser conversado com a própria população;
- Ter carteira de habilitação: Esse é um outro problema grave em Apodi. Por um lado, o fato de ter carteira de habilitação é uma prova de que os motoristas e motoqueiros estão habilitados a dirigir, por outro, obriga a todos a tirarem suas habilitações. Para alguns, não há problemas financeiros quanto a isso, mas para a grande maioria, principalmente para a comunidade rural, o custo significa muito no orçamento:
- Permissão para dirigir: de R$ 81,00 a R$ 90,00;
- Licença para aprendizagem de direção veicular: R$ 15,00;
- Carteira de Habilitação Nacional (CHN): R$ 50,00;
- Exame de aptidão física e mental: R$ 34,00;
- Exame de aptidão psicológica: R$ 34,00;
- Além do curso de formação;
- Obs: Um dos pré-requisitos é que o condutor saiba ler e escrever;
- A situação do veículo deve estar regularizada: O emplacamento dos carros e motos devem estar quitados e 'em dia', ou seja, nenhum veículo com emplacamento atrasado poderá circular na cidade. Mas, o que não foi levado em consideração é a quantidade de motos e carros 'sucateados', aproveitados pela comunidade rural para transportar o leite, a carne, o queijo, o feijão, o milho, as frutas entre outras coisas, e assim serão proibidos, ou pior, terão seus veículos apreendidos se não colocarem a situação em ordem. Para muitos, a despesa que terão com os pagamentos será absurdamente superior ao valor do veículo.
Mas se tem coisas que apoio incondicionalmente, é a proibição de crianças conduzindo veículos e o respeito aos sinais de trânsito. E se tem pessoas, e não veículos, que devem ser apreendidas, são aquelas que andam com imprudência causando os acidentes que vemos em nossa cidade.
Essa é mais uma medida que não vai ajudar em nada nossa população, e que no final das contas vai trazer um prejuízo enorme a todos, com excessão daqueles que vão receber a grana, que o povo pobre vai desembolsar.
Respondendo a pergunta feita no título dessa postagem: Quem ganha com as leis de trânsito na cidade?
É difícil dizer quem ganha, mas muito fácil apontar quem perde: O povo pobre! Como sempre.
Obs: Não sou contra a implantação desse novo sistema, só acho que muito deveria ter sido conversado com a própria população, e o melhor para todos é que deveria ser adotado. E o que ainda chega a ser pior, é que sabemos que as leis não valem para todos.
1 Comentário:
Achei pertinente as suas questões quanto ao diálogo que o DETRAN deveria ter com a população e com o contexto sócio-econômico de Apodi.A quantidade de pessoas,em especial da zona rural, que terão sua dinâmica afetada não é pequena.A questão da segurança é importante mas se coloca um obrigação dessas e o povo que "se lasque".Estava pensando como deve ficar caro para os mototaxis.Terão que providenciar logo 02 capacetes, as lojas desse utensílio vão lucrar um "bocadinho".Admiro alguns moradores rurais que vêm a cidade de bicicleta. Mas a depender da distancia de origem é bem sofrível andar nesse sol "de lascar" com suas feiras na garupa...Acho que as coisas precisam ser regularizadas sim, mas aos que legislam e decretam deveriam pensar sobre a aplicabilidade e o custo disso para quem deve cumprir.Não existe qualquer tipo de política que contribua para a regularização dos que tem baixa renda. Aí , vamos perpetuar gente na porta dos "homens de poder" e os jeitinhos de burlar. E quanto aos homicídios praticados com a camuflagem de capacetes...assim como um cidadão pode, sem ogrigatoriedade,utilizar esse utensílio para se proteger outros utros podem utilizar voluntariamente para o crime.Estamos sempre a mercê.
Creio que faltam a nossas instituiçoes largarem de "prepotencia e hipocrisia" e ler a realidade para influenciá-la de modo mais coerente com a realidade.
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