quarta-feira, 21 de março de 2007

[leia] Projeto MOVA-Brasil.

Formou-se recentemente mais uma turma, através do projeto MOVA-Brasil (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), em Apodi. O projeto que tem como propositor a Petrobrás e estabelece parcerias com vários entidades da sociedade, não é algo novo. Ele vem acontecendo desde 1989, quando Paulo Freire, Secretário de Educação do Município de São Paulo, desenvolvia-se em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Hoje participa do mesmo Sergipe, Pernambuco.

Eliane e o Prefeito Pinheiro Bezerra.

O objetivo do Mova-Brasil RN é contribuir para construção de um projeto cidadão, menos burocrático, mais humanizado e politizado. E tem como suporte educacional uma proposta que visa criar condições do educando superar uma visão restrita do mundo, priorizando sua capacidade comunicativa e ampliando a inserção no espaço em que ele convive.

Eliane e o Pe. Theodoro.

A partir de 2003, 31 municípios estavam inseridos neste projeto. Dentre eles Apodi, Assú, Olho D’agua do Borges, Caraúbas, Severiano Melo, Patú, Mossoró, Itaú, Ipanguaçu, Governador Dix Sept Rosado e Felipe Guerra.
O projeto passa pelas seguintes etapas: Formação de Monitores, Alfabetização dos educandos e Inserção na Rede Pública de Ensino do EJA (Educação de Jovens e Adultos). A 4ª fase ainda está em andamento, devendo encerrar em logo mais em junho de 2007.

Coordenadores locais.

Nomes e Números:

PÓLO: Rio Grande do Norte
Articulador: Jailson Melo Morais
Educandos: 9.574
Formados: 8.461
Encaminhados 1º Segmento: 1.977
Encaminhados 2º Segmento:1.355
Nº de Educandos Cadastrados na 4ª Fase: 4.862

Eliane Bandeira.

E isso tudo coordenado pela Eliane Bandeira e Silva, que nos passou material completo do projeto agora a noite.

Indicadores:

As turmas estão localizadas nos municípios onde o IDH é baixo, vivem em situações precárias e em algumas não existe nenhum projeto de alfabetização de jovens e adultos e até mesmo escola para as crianças.
O meio de sobrevivência basicamente é agricultura (meeiros e arrendatários), pesca (os que vivem próximo ao mar e as lagoas), diaristas e biscateiros.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO