quinta-feira, 8 de março de 2007

[leia] As mulheres de Apodi

Parabenizamos a todas as mulheres de Apodi pelo seu dia, em especial as que mais se destacam na nossa cidade pelo seu trabalho, caráter, personalidade, ou mesmo o seu trabalho. Mas, não gostaríamos de deixar às margens as mães, as donas de casa, as empregadas domésticas, as lavadeiras, enfim, todas as mulheres apodiense merecem o nosso respeito e o nosso carinho.

Não tenho condições de enumerar aqui todas elas, assim como a escritora Vilmaci Viana já fez, mas quero deixar registrado o nome de algumas delas, e que todas as outras sintam-se aqui representadas:

Professora: Joana Darc Oliveira, mais conhecida como Darc de Nenem Barbeiro, professora atuante há muitos anos, responsável pelo educação de muitos jovens; mãe dedicada de dois filhos (entre eles estou EU). Joana Darc também é envolvida na igreja católica, onde atua como catequista e responsável por grande parte das apresentações que acontecem nas missas comemorativas;

Política: Dra. Solange e Gorete Silveira. As duas, embora ocupem lugares opostos na política, já lutaram muito por nossa cidade, especialmente no que diz respeito a área da saúde. A primeira atualmente ocupa o cargo de Diretora do Hospital e há muito tempo recebeu o apelido de Guerreira. Dra. Solange não é do tipo de mulher que assiste a vida passar, ela simplesmente faz parte dela, atuando firme nas áreas em que ocupa. Dra. Solange se antecipou aos demais e já avisou que sai como candidata a prefeitura em 2008. Gorete Silveira por sua vez, entrou na política por intermédio de seu marido, o bioquímico Klinger Péricles, e de cara já foi a vereadora mais votada de todos os tempos, nunca nenhum outro candidato ao cargo recebeu tantos votos quanto ela. Gorete também é vista como uma 'guerreira', assim como também o seu maior campo de atuação é a saúde, principalmente na época em que Klinger administrava a secretaria. Ocupando o cargo de vice-prefeita, ela é tida como a principal concorrente ao cargo de prefeito nas eleições de 2008. Gorete há muito tempo mostrou que não está aqui à passeio, e entrou na política para ficar.

Portanto, não é de se admirar que em 2008 tenhamos duas mulheres disputando a prefeitura.

Feminista: Maria Auxiliadora. Dodora, como é mais conhecida, merece um capítulo à parte na história apodiense, formada em advocacia, ela também é escritora, já assumiu diversas secretarias municipais, é defensora do projeto Lajedo de Soledade, fundadora do Museu do Lajedo, enfim, ela não é só uma, elas são várias...

Escritora: Vilmaci Viana. Ninguém melhor para falar das mulheres apodienses do que a própria que escreveu um livro inteiro só com as Paisagens Femininas de Apodi. Aproveite e reveja o que já falamos das mulheres do RN clicanco aqui. as

Cultura: Dorinha de Terta. O brasileiro tem a mania de só homenagear as personalidades depois que falecem, mas essa apodiense merece todos os aplausos ainda em vida. Dorinha é uma das poucas pessoas que vão ficar marcadas na memória da cidade por longos anos e o apodibaixodopano já se sente na obrigação de levantar essa bandeira com muita alegria. E por falar em levantar bandeira e alegria, Dorinha lembra justamente isso, ela era figura certa nos carnavais de rua e mesmo com o fim das escolas de samba, ela ainda fazia apresentações no início dos carnavais, todos os anos.

Fé: Dona Vicença. Não tive a oportunidade de homenagear essa grande mulher que 'curou' o 'quebrante' de muita gente em Apodi, mas espero fazer jus a todo o serviço prestado por ela. Do tempo em que tive a oportunidade de conviver ao seu lado foi possível aprender muito do que é a vida. O mais interessante era que durante suas orações silenciosas, ela sempre parava para reclamar quando algum de seus 'filhos' estavam fazendo bagunça na casa, e suas preces era sempre cortadas com "Páre com isso seu cão danado! Isso é um inferno mesmo, não posso nem fazer uma oração direito". Dona Vicença tinha seu jeito próprio de conduzir sua vida e de seus comandados e assim ela educou uma dezena deles e ainda reservava grande parte do seu tempo para os pobres e mais necessitados.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO