PUBLICIDADE

domingo, 11 de fevereiro de 2007

[leia] Mulheres do RN

Mesmo com uma atuação modesta no cenário político, as mulheres tem aumentado sua cota de participação neste meio e o RN é o estado que mais elegeu mulheres nesse último pleito. Os números, no entanto não são estrondosos.

Apenas oito mulheres foram eleitas para cargos eletivos no RN. Mesmo assim, o Estado foi quem mais elegeu mulheres.
São elas: a governadora Wilma de Faria(reeleita); a senadora Rosalba Ciarlini(PFL); as deputadas estaduais Larissa Rosado(PSB), Gesane Marinho(PDT), Micarla de Souza(PV) e Márcia Maia(PSB); e as deputadas federais Fátima Bezerra(PT) e Sandra Rosado(PSB).

Seguindo a tragetória dos grandes nomes femininos do RN, temos a figura especialíssima de Dionísia Gonçalves Pinto, mais conhecida como Nísia Floresta (chamada assim devido a seu primeiro livro onde assina: Nísia Floresta Brasileira Augusta), que assinou vários outros pseudônimos.
Nascida no sítio Floresta em Papari-RN, logo deixou o nosso estado para ganhar o mundo assinalando o Direito das Mulheres e várias outras obras literárias, chegando a ser, segundo historiadores, autora do primeiro românce escrito por um norte-rio-grandese: Dedicação de uma amiga. É autora também de Lágrimas de um Caeté, um longo poema com mais 700 versos que trata do processo de degradação do índio brasileiro colonizado pelo homem branco, e do drama vivido pelos liberais durante a Revolução Praieira.
Para quem acha isso pouco, ainda chegou a trocar correspondência, num total de 13 cartas, com o Auguste Comte (se você não sabe quem é Auguste Comte vamos correr atrás que ainda dá tempo).

Em Apodi, Vilmací Viana se encarregou de catalogar as figuras femininas que mais tiveram destaque em nosso município na obra Paisagens Femininas de Apodi.
O livro tem como objetivo registrar a mulher apodiense no contexto histórico, político e social do município, destacando as mulheres que fizeram e fazem a nossa história, bem como, referendar algumas mulheres que daqui partiram em busca de um sonho e lograram êxito nas mais diversas profissões mundo afora. Assim como a mulher moderna, as apodienses são dinâmicas, ousadas e inteligentes, e isso se constata no decorrer da leitura desse livro.

Aqui, em destaque, duas de nossas prezadas e-leitoras: Vilmací Viana, que ao que tudo indica, esteve visitando os ares lusitanos. E um dos grandes propulsores do entretenimento de Apodi, Leila Carla da D´senna Produções.
Abro um espaço para citar minha ilustre e estimável amiga Eretuza Gurgel, que em Apodi já foi professora de inglês e espanhol do Colégio Integração, e agora faz parte do quadro de professores da UERN. Hoje está a estudo na Espanha. Um enorme incremento para o seu extenso e invejável currículo. Além do mais, esta, junto com o irmão Elias, detém um pequeno negócio em Natal. Família empreendedora.
Claro que existe vários outros nomes femininos de igual importância com atuação em muitas outras áreas em nossa cidade, e até mesmo fora dela - e isto é independente da idade - que merecem todo o respeito e admiração, porém para não cair no desconforto de, por ventura, esquecer algum nome, este humilde que vos escreve fica por aqui.

agradecimentos ao apodiclick que nos serviu de fonte neste post.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO