segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

[leia]Apodi recebe reforço de médicos Cubanos


Duas médicas cubanas do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal,  chegaram a Apodi no sábado (07/11) para atuarem no Programa Saúde da Família (PSF) da comunidade de Santa Rosa e no Centro de Saúde do município.

O prefeito Flaviano Monteiro, o vice-prefeito José Maria, a secretária Nikkelyne Monteiro e a equipe da Secretaria de Saúde do município receberam as médicas na Pousada e Churrascaria Passeio, onde elas se hospedarão provisoriamente.

As médicas Marta Lay Pouyou e Osleidy Planche Bron chegaram acompanhadas do presidente do PC do B de Apodi, Paulo Viana e do Coordenador de Saúde, Roberto Hellinks e demonstraram desenvoltura com o português, o que não será empecilho para o desenvolvimento do trabalho com a população mais carente.

O prefeito, que e filiado a um partido comunista (PC do B), falou da importância da vinda das médicas que uma têm formação baseada nos princípios do comunismo, o que vai fortalecer o trabalho voltado para a coletividade e para as pessoas mais carentes que vem sendo colocado em pratica por esta gestão.

“Apodi conta com o trabalho de vocês para melhorar o atendimento básico da nossa saúde. Sejam muito bem vindas à terra dos Tapuias e Paiacus”, disse Flaviano, se disponibilizando a oferecer todas as condições necessárias para que as médicas possam se sentir à vontade no município.

A simpática médica Marta Lay Pouyou demonstrou mais intimidade com a língua portuguesa e falou em nome da companheira. “Ela e muito tímida, não gosta de falar, mas nos temos muito a ensinar e a aprender com vocês porque já atuamos  na atenção básica da saúde de países como Honduras, Bolívia e Panamá”, disse.

Além de experiência na atuação de missões em países com deficiências na área de saúde, as profissionais têm uma formação solida, em universidades consideradas referencias na área de atenção básica, em todo o mundo. A cubana Marta, além de clinica Geral é psiquiatra, com uma formação de mais de dez anos, o que a credencia para participar do programa.

Dentro de 15 dias, mais três médicos do Programa chegarão ao município. O Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhorias do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

3 Comentários:

Anônimo disse...

sejam bem vidas.

Anônimo disse...

PESSOAS MUITO SIMPÁTICAS , GENTE FINA . SEJAM BEM VINDAS.

Anônimo disse...

Esses médicos querem se naturalizar brasileiros, depois abandonam esse programa. Como bolivianos tempo atrás.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO