quarta-feira, 20 de novembro de 2013

[leia] Homem em surto psicótico ateia fogo em secretaria, e muitos procuram o culpado

Ontem Apodi 'esquentou' de vez.

A notícia que circulou pela cidade e ganhou manchete no estado inteiro é sobre o homem que ateou fogo na secretaria municipal de saúde.

Uns colocam a culpa na gestão.
Que atendeu mal ao paciente.
Que não disponibilizou o medicamento.

Outros preferem dizer que a culpa é do senhor.
Que mesmo que tivesse sido mal atendido, não deveria fazer aquilo.
Que nada justifica uma ação daquela magnitude.
Que o mesmo colocou em risco a sua vida e a de terceiros.

E agora falam até que pode ter sido uma ação 'orquestrada', já que o mesmo teria dito que 'mandaram ele atear fogo na secretaria'.

O que muitos não vêem, ou não querem enxergar é que o senhor Geilson tem surtos psicóticos, e se não tomar seus medicamentos conforme prescrição médica, poderá ficar descompensado, e de forma inconsciente promover ações como a que aconteceu ontem em Apodi.

Ainda dentro desses surtos psicóticos o mesmo pode ouvir vozes, entrar em delírio, como forma de manifestação da sua doença. As 'vozes' podem ser de comando, ou de perseguição, ou mesmo não fazer sentido algum. O paciente pode ver coisas que não existem, ou seja, ter alucinações. Pode interpretar coisas reais com outros sentidos, ou seja, ter ilusões. Enfim, apenas quem sofre, ou quem lida com pessoas com essa doença é que são capazes de enxergar além das ações dessas pessoas.

O certo é que Geilson precisa tomar os medicamentos conforme prescrito pelo médico, e se não for acompanhado de forma satisfatória, outros episódios como esse podem se repetir, não apenas com a secretaria de saúde, mas com qualquer cidadão que tenha contato com o mesmo.

Geilson, se não tratado, poderá trazer prejuízos para ele, como para outras pessoas que façam parte de seu convívio.

Só acho que devemos parar de procurar o erro político ou administrativo, e passar a cuidar de Geilson, porque é o que ele precisa e merece.

8 Comentários:

Anônimo disse...

O maior culpado é o poder publico, mesmo assim Geilson não tem o direito de prejudicar o resto da população com vandalismo

Anônimo disse...

acho que o pior são politiqueiros querendo explorar isso,olhe eu votei gorete mais tive que colocar o dr. ivanildo(SECRETARIO DE SAÚDE) na época no ministério publico,porque faltava medicamentos na época para uma sobrinha minha.e o caso foi faltar medicamentos na saude do brasil e coisa muito de costume gente.certo ou errado é de costume.

Anônimo disse...

estive com um familiar meu internado ultimamente no hospital e medicamentos todos tive que comprar nas farmacias e aí tinha que quebrar o hospital.no caso da sec. de foi o caso,o pior é que o rapaz não é normal,vamos respeitar a dença do ser humano do rapaz gente.não vamos na cabeça muitas vezes de quem quer ganhar dinheiro forçando a barra de certos noticias não gente.porque aí estamos sendo apenas usados.

Anônimo disse...

Esse usuário fez muito barracos e ameaças no governo de Gorete, parou várias vezes na promotoria, só que a imprensa era privada e não podia publicar.

Anônimo disse...

Se fosse na gestão passada em! É só o prefeito liberar os remédios.

Anônimo disse...

Esse sujeito é muito semvergonho se ele é doido como só vive bebendo cachaça e fazendo a mau as outras pessoas

Anônimo disse...

segundo Genilson, ex, secretario de saude , esse mesmo senhor, na gestão passada era de costume, montar barraco todos os meses , e sempre falava em atear fogo.

Anônimo disse...

Noa e so em apodi que falta medicacao aqui em fortaleza falta direto, e é considerado uma das capitais q menos falta medicacao.nao e culpa de prefeito nao.e sim do governo federal.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO