sexta-feira, 22 de novembro de 2013

[leia] CAPS I comprova que usuário Gilson Menezes não estava sem receber medicamentos

O incidente ocorrido nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde na última terça (19/11) chocou a população apodiense, assim como o poder executivo. O fato gerou uma série de especulações mal fundamentadas sobre os motivos que levaram Gilson de Lima Menezes a cometer o ato de destruição ao patrimônio público e infelizmente, à própria integridade física.

Diante do fato lastimável, a Prefeitura de Apodi, através do CAPS I e da Secretaria de Saúde quer levar ao conhecimento da população qual o diagnóstico psicológico e psiquiátrico do usuário Gilson Menezes (46 anos) e como ele está sendo acolhido no CAPS I durante este ano de 2013.

Com base no diagnóstico psiquiátrico, Gilson Menezes apresenta transtorno bipolar e esquizofrenia, cuja medicação recomendada para controlar as variações de humor, acessos de agressividade e surto psicótico são os seguintes: carbamazepina, clomipramina e clonazepan. 
Rafaela Azuzzy, psicóloga e coordenadora do CAPS I, acrescentou que um dos medicamentos (clonazepan) não estava disponível na farmácia do CAPS I por motivos licitatórios, mas conversou com Gilson Menezes e disponibilizou o medicamento através da farmácia de manipulação. a psicóloga  também mostrou a Ficha de Evolução do usuário, comprovando que ele teve acompanhamento médico durante todos os meses deste ano, com última consulta registrada no dia 13 deste mês (novembro) e que o mesmo recebeu encaminhamento para realização de exames no dia 14.

Em outros momentos, Gilson Menezes já ameaçou atear fogo em lugares públicos. E essa mudança brusca de humor é uma das características de uma pessoa bipolar. “O usuário recebe toda a nossa atenção aqui no CAPS I; entretanto, a ausência de acompanhamento da família (que não mora em Apodi) dificulta e impede a evolução do quadro psiquiátrico dele. No grupo de homens, ele não interage, não participa da terapia e, devido à bipolaridade, uma hora ele quer lhe ajudar e fazer o bem e noutra ele quer lhe queimar com fogo”, explicou Rafaela.

A equipe do CAPS I está disponível a prestar os esclarecimentos sobre os cuidados com todos os usuários do Centro e lamenta o incidente desastroso e danoso, principalmente ao próprio Gilson Menezes que sofreu queimaduras de 3º grau e está no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Walfredo Gurgel (HWG) em Natal-RN. Conforme orientações da psiquiatra Dra. Micheline Abrantes, o CAPS I entrou em contato com profissionais do HWG e está acompanhando o caso do paciente.

Na manhã de ontem (20/11), o prefeito Flaviano Monteiro e o vice José Maria acompanhado do vereador Genivan Varela e do secretário Samuel Nogueira estiveram no CAPS I e conversaram com Rafaela Azuzzy sobre o incidente ocorrido e sobre as providências que podem ser tomadas para melhorar ainda mais o Centro. Durante a tarde, o prefeito realizou uma reunião com a equipe do CAPS I e a equipe de administração da Secretaria de Saúde para tomar algumas medidas cabíveis e eficazes.

4 Comentários:

Anônimo disse...

porque o projeto da nova geração foi tão rapido condenado pela vereadora hortencia?projeto que ela deu tanto apoio,do qual falava ter que enterrar o antigo projeto politico ,o arcaico projeto de vinte anos e em menos de um ano ela ja condena o outro,alias o pai dela veio de publico toma a decisão e agora ela tentando tapar o sol com a peneira da sua falta de pulso,todo dia fala em radios,ei seu pai foi o pioneiro na decisão publica,vc ficou em segundo plano,não esqueça e qu eu tambem não votarei mais em voce.

BOM SENSO APENAS disse...

eu faria amigo a pergunta da seguinte maneira Sr. Hortência a senhora acusadora de um projeto politico ultrapassado que dizia ser o do pmdb de Apodi,projeto que só depois de vinte anos o povo condenou.Como a sr. explica que um projeto novo e que de no mínino deve ter quatro anos para mostrar as suas características inovadoras,já que em alguns pontos já mostrou isso e em outro devido a sua equipe inexperiente e ainda o pouco tempo de gestão disponivel.a sra simplesment condena esse projeto com a desculpa PICUINHAS,A sra não estar sendo a dona da maior e inexplicavel PICUINHA não? sinceramente achei a sua posição radical e sem explicação para uma pessoa de bom sendo e que coloca o povo em primeiro lugar.Afinal nunca um administrador teve que ser julgado no mundo,em tão pouco tempo.Só as picuinhas de Apodi mesmo.É UMA TRISTEZA e mais triste é a noticia que vou te dar,na sra eu não votarei mais,pois essa eu não degiro.

Anônimo disse...

O dinheiro é a maldição da política

Anônimo disse...

A administracao esta perdida.

Que pena, apodi so perde.

Dizem os mais velhos que Apodi foi amaldicoado por uma contenda entre um bispo e um padre.

O padre inconformado com sua transferencia abrupta de Apodi lancou um dito que apodi so cresceria como tabo de cavalo, pra baixo.

Superticoes a parte, mss nao e que pegou.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO