sábado, 10 de agosto de 2013

[leia] Audiência pública discute implantação de campus da Uern em Apodi


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte discutiu em audiência pública a implantação do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) em Apodi. A audiência aconteceu atendendo requerimento do deputado Kelps Lima. Para Kelps, a instalação de um Campus da Uern em Apodi pode modificar o quadro da educação da cidade e de todos os municípios vizinhos, elevando a qualificação e aumentando a oportunidade no mercado de trabalho para jovens da região.

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, disse que o pleito pela implantação do Campus da Uern, no município é de longa data. “É preciso o povo estar mendigando há tanto tempo um campus da universidade? Nossa cidade tem sido preterida ao longo da sua história, queremos um Campus da UFRN para desenvolver a nossa terra. Queremos uma universidade para capacitar os jovens do médio Oeste”, disse. De acordo com o chefe de Executivo municipal de Apodi uma média de R$ 40 mil, por mês, é destinada ao pagamento de transporte de aproximadamente 600 estudantes entre Apodi e Mossoró. Oito ônibus fazem o transporte dos universitários.

O reitor da Uern, Milton Marques, destacou as potencialidades do município e as possibilidades de desenvolvimento que a implantação de um Campus da Uern proporcionaria a Apodi. Ele disse que a universidade tem capacidade de administrar o campus, mas não tem dotação financeira. As sugestões seriam, listou, de vertente estadual ou federal. “É possível construir um Campus gastando pouco. Para isso é preciso dedicação e empenho. Temos exemplo dentro da universidade. Se tiver recursos, tenho certeza que esse Campus será aprovado”, afirmou. O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Getúlio Rego, disse que apoia o pleito.

“O Campus da Uern pode ainda não ter sido implantando em Apodi pelo fato da cidade não ter tido, no passado, uma boa representação estadual”, disse. A deputada Márcia Maia declarou seu apoio ao pleito e chamou a atenção sobre a forma que se daria a manutenção do Campus.

“É preciso discutir isso para que os alunos não tenham dificuldade no futuro com a ausência de manutenção de elementos básicos, assim como tem acontecido em algumas cidades, a exemplo de Nova Cruz”, disse.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO