segunda-feira, 3 de junho de 2013

[leia] Prefeitura vai realizar de 04 a 10 de junho, Semana do Meio Ambiente

No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes, irá comemorar a data com a realização da Semana do Meio Ambiente “Apodi, Terra Saudável”, para discutir sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/2010e tratar de acordos setoriais.

 O evento será realizado entre os dias 4 e 10 de junho, na Casa de Cultura e será realizado pelo núcleo de ação do “Urbanismo, Meio Ambiente, e Cidadania” (UMAC) da Prefeitura de Apodi, voltado para representantes de associações, sindicatos, indústrias, empresários, técnicos industriais, professores, estudantes, servidores públicos e representantes da sociedade civil organizada do município..

A semana terá como foco a questão emergencial do lixo e a relação da população com o problema. “Apodi precisa de um cuidado maior com os seus resíduos e está na hora de convocarmos a sociedade para discutir o assunto e mudar esse cenário preocupante”, afirma o engenheiro Genildo Souza, secretário adjunto da Secretaria de Urbanismo e Transportes..

A realização do evento será o marco legal para as etapas de discussões da Lei que regulamenta a política de resíduos sólidos. “Nosso foco é a participação de representantes dos mais diversos segmentos como: oficinas mecânicas e comércios de pneus, pilhas, baterias, eletroeletrônicos, embalagens plásticas de óleo lubrificante e agrotóxicos, que poderão tirar dúvidas sobre a legislação e o processo de regulamentação e instrução normativa da lei”, lembra o engenheiro..

Com isso, a secretaria pretende articular o diálogo sobre a gestão de resíduos entre os órgãos públicos, residências, comercio e indústrias das diferentes regionais do município apodiense para promover a integração das associações de coletores de resíduo sólidos recicláveis do Apodi visando estimular parcerias para comercialização. “O lixo pode virar uma fonte de renda”, acrescenta Genildo..

“A problemática dos resíduos sólidos é de grande complexidade e se reflete no ambiente e nas condições sanitárias vivenciadas pela comunidade estando diretamente relacionada às condições socioeconômicas e culturais da população, provocando diversos efeitos ambientais e danos à saúde”, alerta o secretário de Urbanismo e Transportes, Júnior Costa..

Além do desrespeito ao Código de Posturas do município, despejar lixo de qualquer natureza em terrenos ou em vias públicas prejudica o meio ambiente e causa riscos à saúde das pessoas, já que o acúmulo de lixos acarreta na proliferação de animai e vetores transmissores de doenças através de moscas, ratos, vírus, maus odores, que transmitem doenças e prejudicam a paisagem urbana.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Cadê o dinheiro do Abatedouro Publico.
Cadê o Dinheiro das Licenças de Construção e Reformas das casas e Prédios de Apodi.

Vereador Laete disse...

Boa iniciativa por parte da gestão. Estaremos juntos nessa luta por uma Cidade com o desenvolvimento sustentável.

Anônimo disse...

E proibido construir fossa no meio da rua!! E pq o Sr Secretário Júnior, pode fazer na casa dele no beco p trás da casa dele????!

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO