quinta-feira, 14 de março de 2013

[veja] Fórum discute enfrentamento da seca.



O prefeito Flaviano Monteiro participou hoje, dia 14, do Fórum da Agricultura Familiar das quatro regiões de Apodi para discutir o enfrentamento da seca e buscar soluções para o homem do campo,  através da elaboração de um plano de convivência com a seca.

O  Fórum teve como objetivo criar um calendário de ações e  mecanismos de apoio para amenizar os efeitos da seca. “A situação do campo é a mais triste possível”,  avaliou Edilson Neto, presidente do Sindicato, adiantando que espera uma ação da Prefeitura, mesmo diante das limitações, pois “os trabalhadoras rurais de Apodi não podem esperar mais”, alertou.

O coordenador da Defesa Civil informou que está  fazendo um relatório das regiões de Apodi para detectar as mais afetadas e  declarar situação de calamidade pública. “São 17 mil pessoas estão em situação de calamidade, das quais  8 mil estão sendo atendidas com o Projeto Carro Pipa do Exército”, contabilizou.

O tesoureiro do Sindicato, Agnaldo Fernandes, apresentou documento enviado à PMA no dia 6 de março,  intitulado“Demandas (emergenciais) das comunidades e assentamentos”, contendo anexos sobre Ações Gerais e Emergenciais e Abastecimento Humano e Animal. Na próxima segunda feira, um novo ofício será enviado atualizando os dados.

Dirigindo-se aos agricultores presentes no Sindicato, o prefeito os  chamou de “guerreiros e guerreiras do semi-árido”, confirmando que a a situação é  assustadora e que o município vai decretar Estado de Emergência. Flaviano antecipou que no próximo dia 23, na reunião da AMORN que acontecerá em Apodi, os prefeitos da região vão discutir a problemática da seca.


O prefeito também confirmou a parceria feita com a Secretaria de Recursos Hídricos do RN para  trazer uma máquina perfuratrix que irá perfurar  poços. “Vai discutir com o sindicato os  lugares mais adequados para a perfuração desses poços", prometeu Flaviano que anunciou ainda a solicitação de  50 kits de Tarifa Verde à EMATER. 

O secretário de Agricultura, Charton Rêgo falou que já participou de 13 reuniões com Associações e que as reivindicações  mais frequentes são: assistência técnica, forragem e abastecimento de água. “As portas da secretaria estão abertas e estou me fazendo de agricultor para tentar  atender as necessidades dos agricultores”, concluiu.

O fórum teve início ontem e foi encerrado hoje,  no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi. Além da participação expressiva de trabalhadores rurais, o evento também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores,Evangelista Menezes e dos vereadores Genivan Varela e Soneth Ferreira.

Fonte: ASCOM

4 Comentários:

Anônimo disse...

bla...bla-blar muito discurso e passa o tempo enenha ação mais efetiva.

Um eleitor 65 disse...

esse prefeito flaviano estar igual a ex: prefeita gorete, só serve para assinar papel

Anônimo disse...

o prefeito flaviano estar morto, só ver o lado financeiro e deixa o lado politico e o social de fora do seu governo

Anônimo disse...

VOÇES AINDA NÃO VIRAM NADA

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO