quarta-feira, 20 de março de 2013

[veja] Eleição para escolha de novo reitor da UERN acontece amanhã.



Eleitores podem votar de 8h às 22h

Professores, técnicos e estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) escolhem nesta quarta-feira, 20, o sucessor do reitor Milton Marques de Medeiros. A eleição começa às 8h e só termina às 22h. Ao todo, mais de 12 mil pessoas podem exercer o voto, sendo aproximadamente 980 professores, 1.000 técnicos e 11 mil estudantes divididos em cinco campi avançados e nove núcleos de ensino superior.
A eleição está sendo disputada por três professores. Pela situação o pró-reitor licenciado Pedro Fernandes enfrenta os diretores afastados de Pau dos Ferros, Gilton Sampaio, e de Natal, Ana Dantas. Os três são doutores e defendem projetos diferentes, embora convergindo para a autonomia financeira.
Embora tenha havido alguns embates nas redes sociais, no geral, a campanha transcorreu de forma pacífica, pelo menos até hoje. A Comissão Eleitoral foi acusada, por alguns militantes, de cometer erros considerados “grosseiros”, como a nomeação do professor Carlos Magno, que foi assassinado no alto Oeste, e de convocar duas vezes o mesmo servidor para atuar nas eleições. Eles justificaram que as informações partiram da própria Uern.
Esta será a sétima eleição para reitor e a oitava para vice-reitor da UERN. A primeira eleição direta aconteceu em 1985 apenas para vice-reitor, quando foi eleito Antonio de Farias Capistrano. À época, o reitor era o padre Sátiro Cavalcanti Dantas. Quatro anos depois, Antonio de Farias Capistrano seria eleito o primeiro reitor com voto direto da UERN.
A possibilidade de reeleição só aconteceu a partir de 2001, com a recandidatura de Walter Fonseca e repetida, oito anos depois, por Milton Marques que está no final do segundo mandato. Um fato curioso na história política da UERN, nestes 28 anos de eleição direta, é que a oposição nunca venceu uma campanha.

Fonte: DeFato

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO