sábado, 5 de janeiro de 2013

[leia] A assistência social do município precisa de assistência

Não muito diferente da realidade encontrada nas demais secretarias, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social também precisa de assistência. 

Ao adentrar na Secretaria no último dia 2, a secretária Aloma Tereza e o secretário adjunto João Valério encontraram uma série de situações que impedem um atendimento a contento da população. 

“Temos notícias de que muitos programas estão sem funcionar há algum tempo. Os recursos existem, não sei porque não estão funcionando. Nossa meta é reativá-los o mais rápido possível. A população precisa desse cuidado”, disse Aloma Tereza. 

Ao adentrar em cada cômodo foi possível perceber a falta de zelo com a coisa pública. Além da sujeira, o mau acondicionamento de arquivos, documentos e equipamentos. 

“Encontramos vários equipamentos novos e velhos (centrais de ar, televisores, dvd’s...) guardados dentro de um banheiro na sala do gabinete do antigo secretário. São equipamentos que deveriam ser utilizados em benefício da população, mas que estavam ali esquecidos. A primeira medida que tomaremos é garantir a utilização de todos esses equipamentos para oferecer mais comodidade aos usuários dos programas e da Secretaria de Assistência Social”, completou a secretária.

De acordo com uma das responsáveis pela limpeza que preferiu não se identificar, a limpeza do local só estava sendo feita com água. “Não tinha material de limpeza. O jeito que tinha era limpar com água”. Então que o mais absurdo foi encontrar, num depósito aos fundos que mais parecia um lixão, material de limpeza vencido acondicionado no meio de muito cupim. 



Noutro depósito foram encontrados documentos da secretaria e dos programas jogados ao chão, como numa montanha de papel. Para adentrar no depósito é preciso pisar nas pilhas de papel. Não se devia nem saber o que tinha ali. 

“A primeira impressão que se tinha quando entrava na Secretaria é que estava tudo em ordem. Ao abrir cada porta e gaveta é que passamos a ter noção da situação”, disse João Valério. 

No momento em que estavam vistoriando a Secretaria, a equipe de secretários foi abordada por muitos usuários do Programa Bolsa Família que estavam ansiosos pelo recadastramento. “O prazo era até o dia 31 de dezembro, mas eles disseram que só seria feito na nova gestão. Estamos com medo que o benefício seja bloqueado”. Os secretários acalmaram os usuários e pediram que aguardassem os avisos da Secretaria para o recadastramento. 

Não houve transição na Secretaria. As chaves foram entregues por um funcionário, que teve dificuldade em explicar o andamento da Secretaria. “A meta agora é sair daqui o quanto antes e colocar essa secretaria em ordem. Só aí vamos conseguir planejar e colocar os programas pra funcionar. Também não assinaremos nenhum relatório sem antes conferir item por item das relações”, afirmou Aloma. 

Em apenas três dias a equipe de funcionários e secretários providenciou a mudança para a nova sede e está correndo contra o tempo para começar a atender a população. 

Uma das providências tomadas de imediato pela secretária de Assistência Social foi a retirada da Defesa Civil e do Conselho Tutelar de dentro da sede da Secretaria. “A Defesa Civil não é responsabilidade da Assistência, nem temos interesse em manter aqui. Nosso objetivo é trabalhar de forma eficiente os vários programas da Assistência. Quando nos dedicamos a coisas paralelas, deixamos de dar atenção ao que está ao nosso alcance, ao que é de nossa responsabilidade. Quanto ao Conselho Tutelar, órgão autônomo, voltará a funcionar em sede específica. Apodi inteira sabe que o Conselho Tutelar tinha sede própria e que deixou de ter nesta gestão”. 

“Para que haja uma gestão pública eficiente é necessário também que haja fiscalização, que os conselhos atuem. Dentro da Assistência Social temos conselhos que não atuam. Vamos ativá-los e dar condições de trabalho. Recebemos aval do Prefeito pra isso”, finalizou a Secretaria. A nova sede da Secretaria de Assistência Social está localizada à Rua Padre Benedito Alves, entre o CDL e a Escola Ferreira Pinto, no centro da cidade.

Mais imagens da antiga sede da secretária aqui

Editado por Assis Júnior

20 Comentários:

Anônimo disse...

O redentor de hoje foi o traidor de ontem.

Hoje alguns vereadores do finado grupo dos 7 usam adjetivos pejorativos para atacar a manobra política e o próprio vereador Braúlio... Os que posam de santos, esquecem de seus passados.
Vamos lá fazer uma retrospectiva:
Angêlo, quem é ele para falar em traição?
Junior Souza? O honrado e comprometido vereador esqueceu que em 1996 fez uma manobra similar, traiu o grupo, prefeito e a nação bacurau pela presidência da casa. Deve que sair pela porta dos fundos porque tinha gente querendo esmurra-lo.
Laete? O homem que honrou os 10 mil votos de Gorete e os seus. Em 2000, o atual redentor da "nação" bacurau, traiu a própria nação em detrimento da presidência da câmara. O prefeito na época era Dr. Pinheiro, bacuaru! Anos depois vingativo que só ele, o Dr. para desistabilizar o edil resolveu lançar candidato o Irmão de igreja de Laete, lançou Ir. Marcílio... Conseguiu o objetivo, em 2004 Laete não se reelegeu. E hoje o Ir. Marcílio come na mesma panela que Laete e ainda sai em sua defesa caso alguém tente macular a imagem de seu "irmão" em Cristo.
Talvez por esse retrospecto que resolveram "criar" o tão propalado Termo de Compromisso, diante das lembranças do passado.
"Bom cobrador é mal pagador"

Anônimo disse...

Essa impressora? Ela tá cagando ou é impressão? kkkkkkkkkk Vergonha!!

Anônimo disse...

a quarta pilasta a da publicidade ele ta deguindo. espero continuar...

Anônimo disse...

FLAVIANO VAI SER A MESMA COISA DOS PREFEITOS PASSADO SÓ RECLAMANDO DOS QUE SAIAM E NADA É FEITO

Anônimo disse...

Nós vamos voltar com tudo, se ajeite velha geração,tamu só de férias esses 4 anos...vai ser ChôrÔrÔ novamente!

Anônimo disse...

TALVEZ NINGUÉM SAIBA QUEM É O CRIADOR DO MAGNÍFICO COMENTÁRIO! KKKKKKKKKKK...

Anônimo disse...

vejao que muito equipamento novo e semi nova air.

Anônimo disse...

Esses eream os equipamentos que muitos do que trabalham ou trabalharam em programas sociais precisavam para obtenção de resultados nas atividades diárias e NUNCA podiam usar!
Muitas vezes taxados de preguiçosos, faltosos, mal profissionais por superiores que faziam essa bagunça na secretária!
Essa foi um das secretárias que mais precisei em diferentes oportunidades e NUNCA fui bem atendida, recebida...
Uma coisa é certa: eu espero que ao menos as recepções das secretárias de assistência social ou de saúde mudem um pouco. São secretárias que são buscadas principalmente pelos mais necessitados e que sempre tiveram na recepção pessoas mal preparadas para tratar bem ou ao menos dar informações com credibilidade!
Avante Flaviano!!!
Vou procurar essa secretária por esses dias e depois comento como foi o atendimento!

Anônimo disse...

a secretaria ja foi procurada por uma vereador que garante fiscalizar e pedir prestacoes de comtas de todas as secretarias e se escondeu kkk mandou falar que nao estava e medo de nao ter competencia como laete teve por os projetos e acoes dele ele levou tudo com ele quer ganhar nome trabale

Anônimo disse...

Competencia como Laete???
Espero que não. NÃO MESMO!
Não quero palavras, nem que os outros continuem trabalhando pra dar nome a um secretario que na maioria das vezes nem se encontrava no gabinete.
Que queria mostrar nome sem ajuda alguma, só na sombra do trabalho dos outros!
Eu quero uma secretaria de verdade!!!

Anônimo disse...

Muita coisa existe é nos programas sociais! No Projovem por exemplo existem mais de 15 violões e outros instrumentos musicais! Tudo isso deve estar lá já que é patrimônio público né?! Acho que ninguém levou pra casa não!

Dyemann Napyer disse...

ate onde sei esse secretaria foi a melhor do mandato da prefeita com sues projetos laete qualificou mais de 1600 jovens falo isso pois tambem fui beneficiado com o curso de injecao eletronica de autos e beneficiou tantos outros com o programa minha casa minha vida entregou mais de 200 casa e ja tem mais 50 para comesar e mais 150 liberadas quanto a falar que ele nunca estava la veja bem conhesso o mesmo e a seu trabalho todo merito que o mesmo ganhou foi merecido laete como presidente da camara criou mais de 100 projetos nao e a toa que ganho o preio das 100 melhores camaras de vereadores no brasil titulo que ate hoje nao se repetio emquanto secretario de acricultuta deu ao medico na apoca prefeito jose pinheiro bezerra o reconhecimento a nivel nacional de prefeito empreendedor agora se o mesmo teve de se afasta e marcilo assumio o que ouve nesse meio tempo nao sei mas pelo que conhesso marcilio tbm e um homen de boa indole e muito competente tivemos prova disso nas enchentes onde ele coordenava as equipes da defesa civil e fez um trabalho brilhante agora se vcs nao sabem trabalhar e achar solucoes para os problemas que vao enfrenta nao passa 4 anos ganhando o dinheiro publibco sem merrecer renuncio o cargo para quem sabe fazer e pessa a seu prefeito um emprego fantasma

Dyemann Napyer disse...

OBS. QUANDO ALGUEM PUBLICA EM ANONIMO E POR QUE TA MENTINDO OU POR QUE TEM RABO PRESO QUAL E O CASO DE VC?

Anônimo disse...

olha pra quem escreveu esse comentario comparando a manobra feita por laete com a que braulio fez é muito diferente, laete naquela época comunicou a pinheiro que queria ser candidato a presidente, pinheiro nao concordou, entao ele reuniu todo grupo e comunicou que seria candidato e que iria viabilizar-se para ser eleito, buscando apoio dos colegas vereadores. na época eram 12 vereadores os bacuraus tinham 6 e a oposição tinha 6 então laete candidatou-se e obteve oa 6 votos da oposição, no entanto nao saiu dos bacuraus e nem fez oposição a pinheiro, na época o que parecia ser ruim pra pinheiro acabou por sendo muito bom pois laete conseguiu unir a camara e o citado prefeito administrou com o apoio dos 12. bem diferente do que braulio fez, pois braulio assumiu um compromisso com o grupo reuniam-se quase todos os dias enquanto ele ja havia tramado a traição são atitudes bem diferentes uma da outra, laete declarou q seria candidato a presidente e que nao apoiaria a chapa de pinheiro, ja o brauliko assumiu o compromisso com o grupo dizendo que era homem e que jamais quebraria sua palavra.EU ENTENDO VCS AGORA QUEREREM DENEGRIR A IMAGEM DE LAETE, TENDO EM VISTA QUE ELE SERÁ O NOSSO CANDIDATO A PREFEITO DAQUI A 4 ANOS.

Anônimo disse...

nossa ?como a secretaria de saude e de asistencia social está sendo comentada?acho que tem muitos preoculpados ou sentindo falta de um tabalho ou de ganhar sem fazer nada, meu cara q trabalhava na asistencia social? acho q vcs sabe de quem estou falando kkkkkk nao chore pq foi 04anos viu e agora ?va trabalhar no mercado.

Anônimo disse...

Dyemann, eu pensei que você fosse mais inteligente e menos babão!!!

Anônimo disse...

QUE ESPECIE DE PROJEÇÃO PARA O FUTURO É ESSA? TO VENDO AS SECRETARIAS TUDO SUCATEADA, PELAS BARBAS DO PROFETA!!!!!!!!!!1

Dyemann Napyer disse...

NAO POSSO RESPONDER A ALTURA A UM IDIOTA QUE FAZ POSTAGENS ANONIMAS SO O MESMO FIZER FAVOR DE SE EDENTIFICA DAREI A RESPOSTA NAO PELO BLOG MAS PESSOALMENTE POIS PELO CONTRARIO DO QUE VC E NAO TENHO MEDO DE ESPOR MINHAS OPINIOES E MUITO MENOS DE ME IDENTIFICA NO MINIMO E ALGUM BABAO DA NG OPS VG SEI QUE GERACAO E ESSA

Dyemann Napyer disse...

OBS.. FALAR A VERDADE DE ALGUEM E ELOGIAR QUANDO MERECIDO NAO E BABAR E RECONHECIMENTO SEU IDIOTA ANONIMO

Anônimo disse...

Que vergonha.Isso deveria ser mostrado no JORNAL NACIONAL.Me responda uma coisa caro blogueiro, ou mesmo os comentaristas, havia SECRETÁRIO DE SAÚDE NA CIDADE DE APODI?Prq se existiu, com certeza era um péssimo gestor, não ter conhecimento da forma como se encontrava o abatedouro municipal, causando malefícios para toda população, inclusive ele que se não vegetariano, comeria carne.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO