sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

[leia] Equipe de transição do Professor Flaviano visita UBS de Apodi e se deparam com uma situação total de abandono


“Nós queremos humanizar o sistema de Unidades Básicas de Saúde do Município de Apodi, dar condições ao bom funcionamento, e fazer muitas parcerias nas comunidades onde funcionam essas unidades”

A equipe de transição da Secretaria Municipal de Saúde de Apodi composta por Dr. Paulo Viana (Odontólogo) nomeado Secretário de Saúde de Apodi pelo Prefeito Flaviano, Dra. Gilvaneide Holanda (Enfermeira), Dr. Ramonyer Morais (Enfermeiro), Dr. Leandro Maia (Farmacêutico) e Professor Roberto Heliks (Educador Físico), realizaram nos últimos 15 dias uma maratona de visitas nas comunidades onde existem postos de atendimento do Programa Saúde da Família, como também regiões onde funcionam a Unidade Básica de Saúde.

As visitas resultaram em um relatório que mostra a real situação da saúde básica do município de Apodi, que está em num verdadeiro estado de abandono. As visitas foram realizadas nas comunidades de Córrego, Melancias, Santa Rosa e Bamburral. Segundo o relatório, muitos dos prédios onde funcionam as UBS não estão em condições adequadas para o funcionamento de uma unidade básica para atendimento as famílias.

Ainda segundo o relatório, existe uma deficiência acentuada no quesito de infraestrutura adequada ao funcionamento do programa, pois conforme dados apresentados pela equipe, muitas UBS estão funcionando em casas alugadas como exemplo a UBS de Melancias, ou em prédios cedidos tais como Córrego, Santa Cruz, onde não apresentam condições mínimas para organizar uma Atenção Básica de Saúde de qualidade. As imagens feitas pela equipe dão conta de infraestruturas totalmente comprometidas. Paredes com rachaduras, infiltrações, salinização, falta de água e etc, além de mostrar a inexistência de muitos equipamentos primordiais para atenção a saúde de adultos, crianças e gestantes. Em algumas comunidades a situação de macas e equipamentos oxidados, muitos aparelhos quebrados e abandonados.

“Após essas visitas concluímos que os ambientes físicos das UBS em quase sua totalidade precisam ser aprimorados para melhorar o acesso e acolhimento da população. As UBS precisam oferecer espaços humanizados, amplos, arejados e personalizados. Além do mais, há necessidade de oferecer um local seguro, isento de acidentes ou outros riscos a morbidade”, afirma Dr. Paulo Viana, secretário de Saúde de Apodi.

O estado das UBS pode ser considerado caótico, misturando ineficiência, dificuldade de acesso e pouca resolubilidade. As UBS não apresentam conforto, ou qualquer tipo de qualidade a comunidade assistida. Não há sinalização externa (identificação), deixam desejar na ambiência, no acolhimento dos usuários (falta sala de espera e recepção), organização dos consultórios e prontuários de saúde. Não obstante, concomitante a isso, a flexibilização da carga horária dos profissionais de saúde acontece em uma proporção inaceitável.

“É uma situação constrangedora, os dados são alarmantes, verifica-se que as mudanças infraestruturais, mobiliária e de equipamentos são necessidades de caráter de urgência para iniciarmos os trabalhos com a dignidade a qual a população apodiense merece”, finaliza a enfermeira Gilvaneide Holanda.

Veja fotos:
Armário de medicamentos com vidros quebrados e em péssimo estado de conservação
Arquivos
Berços e Mesa abandonados na UBS de Bamburral
Cadeira Odontológica quebrada e abandonada na UBS de Bamburral 
Fossa a céu aberto
Caixa d'água com inflitrações
Mesa genecológica com oxidação 
Consultório de Enfermagem
Obs.: Mesas, macas e cadeiras oxidadas
Armário de medicamentos com vidros quebrados e em péssimo estado de conservação
Vista posterior da UBS com apresentação de rachaduras e exteriorização de infiltrações e problemas elétricos
Visão Frontal da UBS Córrego
Visão da frente da UBS Melancias: Sem condições para acesso à cadeirantes
Visão de frente da UBS de Santa Rosa: Sem identificação apropriada para ESF. Acesso prejudicado por rachaduras na calçada.

Fonte: Marmota Apodiense.

5 Comentários:

st banburral disse...

vcs deixaram de falar,sobre a falta de medico e medicamento,pois se tivesse isso ate embaixo de um pé de juazeiro éra bom amigo,agora nem isso tem corretamente.

Anônimo disse...

Mesa "ginecológica"

Anônimo disse...

essa situação é de onde????areia????

Anônimo disse...

terça o galego de ouro conserta tudo

Anônimo disse...

MEU DEUS ABANDONARAM TUDO MESMO, uma vergonha apodi, uma divulgaçao dessa imagem para representar nosso povo, gorete vc se escondeu depois da derrota, nem mensagem de natal, nem de ano novo, nem radio... o que houve::?? apagou-se de vez, O MUNDO DÁ MUITAS CURVAS MESMO!!! HOJE prefeita, amanhã uma pessoa qualquer como nós...logo não deixaram amulher trabalhar, só o homi é quem mandava, olhai o resultado,,,

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO