sábado, 20 de outubro de 2012

[leia] Ministro dos Portos prestigia comemorações dos 80 anos do Porto de Natal



A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que está comemorando o aniversário dos 80 anos do Porto de Natal, recebeu, na manhã desta sexta (19), o Ministro Chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Leônidas Cristino. Durante sua visita à Companhia, o Ministro, acompanhado pelo Presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo, e de engenheiros da Constremac, empresa responsável pela construção do Terminal Marítimo de Passageiros, caminhou por alguns minutos pelo canteiro de obras do Terminal e pelos berços 1, 2 e 3. Cristino observou também o local onde será construído o 4º berço de atracação do Porto de Natal, obra que está em fase de licitação e que possui cinco consórcios concorrendo para sua execução.

Na presença da imprensa, o Ministro falou sobre o andamento da obra do Terminal Marítimo, bem como sobre os diversos investimentos que o Governo Federal tem direcionado para o Porto de Natal e a importância destes para o desenvolvimento econômico e para o turismo do Estado. “Nós planejamos concluir essa obra do Terminal de passageiros aqui de Natal até o final de 2013, tudo indica que até agosto ou setembro. Isso é muito importante porque, ato contínuo, a gente poderá já autorizar a movimentação de passageiros desse terminal e cada vez mais incrementar e melhorar o turismo do Rio Grande do Norte e de todo o Nordeste”, observou.

Codern lança selo e entrega “Mérito Portuário” a personalidades

Após a visita ao Terminal, os convidados foram direcionados ao Iate Clube de Natal, onde participaram de um almoço e do lançamento do selo comemorativo dos 80 anos do Porto de Natal. Durante a ocasião, Pedro Terceiro de Melo e o Diretor Regional dos Correios, Francisco Gilberto, fizeram a obliteração das peças alusivas ao aniversário.

O almoço contou com as presenças da Governadora Rosalba Ciarlini, Ministro dos Portos, Leônidas Cristino; Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; as Deputadas Federais Sandra Rosado e Fátima Bezerra; Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Ricardo Motta e o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do RN (Fiern), Amaro Sales de Araújo. Todas essas personalidades foram homenageadas com a entrega do “Mérito Portuário”, como reconhecimento pelas suas ações realizadas para o desenvolvimento do setor portuário do Rio Grande do Norte.

Em seu discurso, Leônidas Cristino parabenizou o Presidente da Codern pelo “trabalho exemplar que vem realizando no Porto de Natal”. Pedro Terceiro, por sua vez, enalteceu a atenção do Ministro aos pleitos do RN em Brasília. Também foi homenageado com o “Mérito Portuário” o engenheiro aposentado da Codern, Augusto César Lemos, representado na ocasião por sua filha, Valéria Lemos.

Porto de Natal recebe primeira licença ambiental em 80 anos de atividade

Ainda durante a cerimônia, o Presidente da Codern, Pedro Terceiro, recebeu das mãos do Diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Gustavo Szilagyi, a Licença Ambiental e de Operações do Porto de Natal. “Agradeço ao ministro Leônidas Cristino pelo interesse em sempre atender às reivindicações do Porto, bem como às demais autoridades aqui presentes e diretores do Idema, pelo apoio na consecução dessas conquistas. Essa é uma nova fase de convivência com o meio ambiente e vale lembrar que essa é a primeira licença em 80 anos de existência do Porto de Natal”, afirmou Pedro Terceiro de Melo.

Por fim, o Presidente da Codern e a Secretária Municipal de Saúde, Maria Joilca, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica, relativo à execução de ações estratégicas de vigilância ambiental e epidemiológica no Porto de Natal. A intenção é iniciar o monitoramento de outros animais sinantrópicos (nocivos ao homem) na área portuária que representem risco de introdução de doenças emergentes.

ASSCOM/CODERN

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO