segunda-feira, 17 de setembro de 2012

[leia] Carta aberta aos usuários do Facebook

Não tenho idade suficiente para lembrar, mas estudei História, e soube que há muitos anos, o nosso sistema eleitoral era bem diferente. Além de excluir mulheres por exemplo, esse sistema fazia com que o eleitor proferisse seus votos abertamente na presença de outras pessoas, para que os coronéis soubessem em quem o cidadão estava votando, e assim, poder agracia-lo ou persegui-lo posteriormente.

Embora sob algumas contestações, é possível afirmar: sim, ainda bem, de lá pra cá a humanidade evoluiu! Não só a humanidade, mas a forma de votar também. Se o direito ao voto já foi vetado a muitos, hoje ele é direito e dever de qualquer cidadão acima de 16 anos, e mais, é também SECRETO.

O famoso voto de cabresto foi abolido justamente para que você pudesse exercer a sua liberdade de escolha na hora da votação. Ou vocês acham que todo aquele processo de urna eletrônica e fiscais na sua seção são para que você grite o seu voto? Pelo contrário, são para que você, cidadão, se dirija caladinho até a urna e digite lá o número que bem lhe convir.

O voto é obrigatório, mas também sigiloso. É, ou pelo menos deveria ser um processo de formiguinha, aonde você vai lá e faz sua parte, digitando o número que melhor representa os seus interesses, sejam eles individuais ou coletivos, mas isso cabe a você decidir, por isso você se dirige sozinho ao aparelho eletrônico e não com o seu candidato, vizinho ou amigo.

Ou seja, você não precisa gritar, tão pouco poluir a página alheia com as suas intenções de voto, pois são pouquíssimas as postagens que vemos com algum conteúdo capaz de realmente persuadir algum eleitor a mudar sua inclinação a votar em A, B ou C. Em linhas gerais, são pessoas acusando candidato A ou candidato B, jurando que suas acusações surtirão algum efeito, esquecendo que podem até surtir sim, mas o efeito contrário, pois às vezes, amizades são rompidas em nome de um partido ou candidato que sequer vale o tempo que você perde digitando o número dele.

É por toda essa explicação dada anteriormente, que não vejo sentido algum nessa gritaria de alguns nas redes sociais. Eleição pode ser ganha com dinheiro, com fraude, com ameaças, mas em lugar nenhum tive notícias que um candidato ganhou porque seus eleitores gritaram mais alto.

Portanto, em nome de um facebook mais pacífico, sugiro que aos militantes que trabalhem de forma mais consistente e consciente em nome dos seus candidatos, e ainda, gritem menos, antes que o seu colega, que vota na mesma legenda que você, fique surdo e decida mudar de opinião.


Romine Marielle

1 Comentário:

Anônimo disse...

Excelente comentário.Concordo plenamente e assino embaixo.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO