sexta-feira, 25 de maio de 2012

[leia] Parecer de Ângelo opina pela inelegibilidade da prefeita por 8 anos

Ainda na entrevista concedida aos radialistas Jairo César e Fernando Magalhães, o vereador Ângelo só não teve firmeza ao responder o último questionamento feito por Jairo, quando em leitura de matéria publicada aqui mesmo no ApodiBaixo doPano, e que consta de parte do relatório lido e aprovado ontem na câmara de vereadores.

O texto, que você pode rever clicando aqui, diz: "[...] ratifico a opinião pela aplicação da LC 64/90 que foi alterada pela LC 135/2011, especialmente o disposto no art. 1° inciso I, “g”, deixando, por seu turno, a Senhora MARIA GORETI DA SILVEIRA PINTO inelegível para as eleições que se realizarem 8 (oito) anos seguintes.[...]".

Jairo César cometeu dois erros.

O primeiro, e mais grave de todos, foi não mencionar a fonte da matéria lida, algo tão corriqueiro nos meios de comunição.

O segundo, foi o que deixou o vereador Ângelo sem saber dar a resposta certa.

O radialista fez a leitura incompleta do relatório final, omitindo algumas palavras, lendo apenas a parte que dizia que deixava a prefeita Goreti inelegível por 8 anos, e questionou a Ângelo se os vereadores tinham o poder de impedir que ela fosse candidata.

"Os vereadores têm o poder de tornar Goreti inelegível por 8 anos?" - perguntou Jairo, que completou: "Não seria apenas a Justiça Eleitoral que detêm esse poder?".

O programa já estava no final e Ângelo não estava totalmente preparado para responder ao questionamento, até mesmo porque Jairo havia omitido, embora não intencionalmente, a palavra-chave da questão: "OPINA".

Ou seja, da mesma forma que o TCE não tem o poder de aprovar ou desaprovar as contas municipais, eles apenas OPINAM pela aprovação ou não das contas, os vereadores também não tem o poder de vetar ou não a candidatura dos prefeitos, eles apenas OPINAM pela aplicação da Lei, em conformidade com o tema que foi exposto.

Portanto, em tese, fica assim esclarecido:
- O TCE opiniou pela aprovação com ressalvas das contas da prefeitura de Apodi, mas os vereadores reprovaram as contas com maioria superior a 2/3 dos votos;

- Os vereadores reprovaram as contas (tem poder para isso) e opinaram pela aplicação da Lei Complementar que torna o político que teve as contas reprovadas pelas câmara municipais inelegíveis por 8 anos.

Esclarecidos os fatos, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

21 Comentários:

Anônimo disse...

Diassis..

O relatório tinha parecer opina pela desaprovação das contas, só que a CÂMARA MUNICIPAL DE APODI ratificou e aprovou o parecer.. que a partir de sua aprovação torna a NOSSA prefeita inelegível.. AINDA digo o TCE só pode emitir parecer PRÉVIO, onde Câmara analisando pode mudar o PARECER PRÉVIO EMITIDO PELO TCE,(²/³) digo ainda o PARECER DO TCE É OPINATIVO E O DA CÂMARA É TERMINATIVO.

Anônimo disse...

Vergonha este mesmo vereador foi a radio e não soube explicar e nem dizer coisa por coisa, uma vergonha...

Anônimo disse...

esse n tem nem o voto dele foi eleito graças aos bacuraus em consideração a mae dele, dona dagmar q deve estar decepcionada com o filho, porem voto de bacurau ele n tem mais. assim como evangelista, helio e paulo.

Anônimo disse...

VERGONHA É VOTAR EM GORETE OUTRA VEZ POOW!

Anônimo disse...

há pensamento errado esse de pensar que quem e bacurau não vota mais ,minha gente as pessoas mudam essa historia de dizer quem e não vota pronto eu que voto

Anônimo disse...

É muito poedr pra pouco conhecimento.
Quando o tribunal diz aprovado com resalvas ele estar querendo se referir a pequenos erros e foi justamente o que apareceu. uma diferença de 1.540,00 a prefeita de Apodi foi sacrificada por um bando de desconhecido que neste caso cabe multa e devoluçaõ e não a caçassão da prefeita.

É nisso que dar votar em vereadores sem estudo e conhecimento de causa para opiniar, é o mesmo que colocar um violão nas mãos de quem não sabe tocar.

Vão estudar vereadores, ainda existe o telecurso segundo grau...


valeu Goreti não ia mas votar em ninguem mas depois dessa tou com vc e não abro

Anônimo disse...

porque quando a pessoa e bacural fica cego?por que ta cara os abssurdos que essa mulher vem fasendo com nosso dinheiro e tem jente que acha que veriador tem que fechar os olhos e ficar calado;Nao eles tem e que abri bem os olhos e fiscalizar nosso dinheiro, foi pra isso que votamos neles parabens veriadores voces fizeram o seus papeis deram a cesar o que era de cesar

Anônimo disse...

eu mim entristeço quando mim lembro as besteira que fiz com lambada,bombas e meus filho sem nenhuma oportunidade nessa cidade,ate um ja se envolveu com o que não presta e cade os empregos com tantas riquezas no nosso municipio,duvido eu fazer mais besteirada para fazer pmdb ganhar,ja passou o tem e ser bacurau,meu partido,ei meu e o que ganhamos votando tanto tempo lá em casa nesse partido que nunca foi nosso e sim deles.dona gorete nunca mais twera os votos la de casa essa é a verdade,votarei no veinho ,e se desistir ou apoiar gorete votarei em flaviano,talvez vote ate logo em flaviano.

pessoa que mesmo votando nela acha o problema dela muito,muito serio. disse...

gente gorete está comemorando o que?aonde ela teve solução para o caso de improbidade administrativa que os vereadores a colocaram?aonde foi feito esse julgamento de madrugada no tribunal,olhem essas bombas e festinhas de quem é ligado ao poder é muito precipitado,ate porque mesmo que venha a conseguir registar a candidatura ,o que é dificil,ela poderá perder o mandato depois no supremo.quem viver verá.essa festa é só para despitar OS MAOS LENÇÔIES ONDE ELA ESTAÁ METIDA.

Anônimo disse...

Diassis e desde quando este vereador sabe o que é um parecer?

Anônimo disse...

É só ler o parecer e ver que este pseudo Vereador não escreveu nada.

É uma piada.

Vereadores traidores aguardem a resposta dos bacuraus...

Anônimo disse...

Ja era prefeitinha.

Anônimo disse...

esse jumento não sabe nem ler imagine dar um parecer.

j f d i u o disse...

na minha familia são 18 votos e vamos dividilos agora entre helio,paulo e angelo,pois eles respeitaram as leis e não os beneficios proprios .parabens a cama e a esses vereadores que agora terão os nossos votos e que tambem não serão mais da prefeita.

Anônimo disse...

improbidade administrativa de lula para cá ja tirou do poder quase 700 prefeitos e tres governadores È A FICIHA LIMPA SE TORNANDO FICHA SUJA,a boca é quente e no rio grande do norte o cnj está

irei a tudo e não votarei mais em pmdb,pois será derrota na certa. disse...

gente ontem lá na mansão do poder tinha só aqueles beneficiados do poder,teve mais bonba do que gente,muito mais foi uma vergonha,só quem foi foi que viu.

Luciana Morais disse...

Comentários e MAIS comentários, critiquei o governo de Goreti, mas, hoje vejo como fez por Apodi, na verdade essa desaprovação de suas contas tem um precedente IMPORTANTE: O repasse para o pagamento dos ônibus do Ensino Superior que se deslocam de Apodi, portanto ela apenas está ajudando e os vereados fizeram uma sacanagem com NÓS estudantes,é uma vergonha, mas dia 07 de Outubro vem aí .

Anônimo disse...

Com td isso serei ainda mais bacural, se não for gorete será outros, pois o PMDB não só tem ela. vamos lá bacuraus fazer uma gde força e em oração, leventar o alto astral da nossa prefeita, por enquanto, qd for em outubro jutos colocamos ela no poder novamante, e ver os bicudos derrotado de nv, de nv, de nv.

Anônimo disse...

ai como vai ser bom kkkk

Anônimo disse...

Esse babaca que tem 18 votos na familia vai procurar vender essa boiada ele pensa que a gente e otario.

Anônimo disse...

A prefeita Goreti já é a melhor de todos que passaram pelo cargo,com certeza vai ser reeleita para continuar o projeto de desenvolvimento para nosso município!

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO