sábado, 7 de janeiro de 2012

[leia] Mundo não vai acabar em 2012, descobrem arqueólogos

Os maias pré-hispânicos tinham uma obsessão pelo tempo. Com uma observação exaustiva dos astros, eles construíam calendários precisos e previam eventos que ditavam a vida de sua civilização.

Um registro em especial, no entanto, tem chamado a atenção nos últimos anos. Em um monumento no sítio arqueológico de Tortuguero, no estado de Tabasco, Sudeste do México, uma inscrição do século VII faz referência a uma data: 4 Ajaw 3 K’ank’in, ou, segundo correlações feitas por arqueólogos, 21 de dezembro de 2012. A menção a um dia tão distante da origem do monumento extrapolou o interesse acadêmico. Com a chegada de 2012, ganhou força a ideia de que os maias, com todo seu conhecimento sobre o tempo, teriam previsto uma catástrofe global nesta data.

Os especialistas na cultura, porém, asseguram que o fim não está próximo. Várias outras placas recém-descobertas na região revelam uma história sobre renovação de eras que nada tem a ver com um apocalipse.

- A associação do fim do mundo com as profecias maias partiu de grupos místicos que exploram concepções de tempo de culturas antigas para criar uma visão apocalíptica, critica Orlando Casares, arqueólogo do Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah) do México.

Fonte: Eu vi no Blog do Xerife.

1 Comentário:

Anônimo disse...

o mundo vai se acabar em 2012 para os eleitores do Brasil, principalmente os de APODI.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO