terça-feira, 10 de janeiro de 2012

[leia] Bispo emérito de Mossoró será sepultado hoje

O corpo do bispo emérito dom José Freire de Oliveira Neto foi recepcionado por uma salva de palmas ontem à tarde na Catedral de Santa Luzia. O religioso faleceu às 2h30 da madrugada de ontem, na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Wilson Rosado, onde estava internado desde o último dia 31 de dezembro, em decorrência de um AVC hemorrágico.

Dom José Freire tinha 83 anos e por quase sete décadas se dedicou à Igreja Católica, quando ingressou em 1944 no Seminário de Santa Teresinha. Quarenta anos depois, assumiu o bispado da Diocese de Santa Luzia, em substituição ao então bispo, dom Gentil Diniz Barreto (1910-1988). Antes de o corpo ser velado na catedral, seguiu em cortejo para a sua cidade natal, Apodi, da qual ele saiu cedo para ingressar na carreira sacerdotal no Seminário de Santa Teresinha.

O corpo está sendo velado até a manhã de hoje, quando será celebrada uma missa de corpo presente às 9h, antecedendo o sepultamento, e será enterrado na Catedral de Santa Luzia, à direita da imagem do Senhor Morto, ao lado de onde também está sepultado o corpo de dom Gentil. Familiares, amigos e católicos passaram durante à tarde de ontem pela Catedral para prestar a última homenagem.

Fiéis lembraram momentos de quando dom José esteve à frente da Diocese de Mossoró e salientaram sua rigidez e compromisso com a Igreja Católica. Padre Flávio Augusto Forte de Melo, vigário geral, ressaltou que "o maior compromisso de dom José foi sedimentar a catequese. Era um homem disciplinado e muito dedicado à Igreja".

Amigo de dom José Freire, o monsenhor Hamílcar Mota, 78 anos, era um dos mais emocionados nas primeiras horas de velório. Monsenhor Hamilcar foi colega de estudos do bispo emérito e chegaram a se encontrar por duas vezes, quando ambos partiram para Roma. "Era um homem de muita leitura. Acredito que o maior legado dele para a Igreja é a sua causa com os estudos e a oração", relembra o padre.

À frente da Diocese, dom José Freire assumiu várias funções de importância para Igreja na sua dimensão regional. Em Mossoró, ele foi ainda reitor do Seminário de Santa Teresinha, na mesma época em que o monsenhor Hamilcar dirigiu a instituição. "Ele foi quem me ordenou padre, e depois ainda fomos colegas no seminário, quando fui diretor de lá."

Dom José permaneceu à frente do bispado até o ano de 2004, quando foi substituído por dom Mariano Manzana, que fez a recepção do cortejo e destacou "a importância missionária de agregar junto à Igreja Católica em Mossoró".


Fonte: Tribuna do Norte

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO